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Tópico: Fazendo o motor

  • #1

    Fazendo o motor




    Amigos eu de novo enchendo o saco,
    mas é o seguinte tive mesmo de fazer o motor da viatura,ai fiz uma parte,não satisfeito mandei fazer a outra agora,ai é que fedeu,o mecanico abriu e disse o seguinte tem que comprar pistões novos pois os que tão lá estão todos arranhados, ai fui lá ver na jpa, e quase morri R$750,00 o jogo....será mesmo isso?alguem conhece outro local que possa ter um preço menos amargo?será que vale a pena com esse dinheiro comprar um motor de outro carro e colocar?esse motor é o original do cj3 1950.

  • #2
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    Re: Fazendo o motor

    Citação Postado originalmente por ihaido
    Amigos eu de novo enchendo o saco,
    mas é o seguinte tive mesmo de fazer o motor da viatura,ai fiz uma parte,não satisfeito mandei fazer a outra agora,ai é que fedeu,o mecanico abriu e disse o seguinte tem que comprar pistões novos pois os que tão lá estão todos arranhados, ai fui lá ver na jpa, e quase morri R$750,00 o jogo....será mesmo isso?alguem conhece outro local que possa ter um preço menos amargo?será que vale a pena com esse dinheiro comprar um motor de outro carro e colocar?esse motor é o original do cj3 1950.
    O preço exato ñ sei te dizer....mas se prepara....pq fazer esses motores antigos é cumplicado, só pra vc ter uma idéia pra fazer um BF161 completo fica R$3.000. POr isso que tem gente que prefere trocar o motor do que ficar recondicionando.

    []s

    Peleje

  • #3

  • #4
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
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    será que vale a pena com esse dinheiro comprar um motor de outro carro e colocar?
    Com R$ 750,00 e um pouco de sorte você encontra um GM151, com um pouco mais emcontra um AP, daí vai bem mais que isso prá fazer a adaptação, no final acaba gastando por volta de R$ 3.000,00, incluindo motor, flanges, suportes, coxins, mão de obra, etc.. a vantagem é que daí prá frente o custo de manutenção será bem menor, compensando o investimento.

    Na minha opinião, qualquer motor é melhor que o original do CJ, principalmente que o BF161, o único que ainda dá prá quebrar o galho é o OHC original a álcool que saiu nos últimos anos de fabricação do CJ.

    []´s

  • #5
    Usuário Avatar de Zepi
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    Na minha opinião, qualquer motor é melhor que o original do CJ, principalmente que o BF161, o único que ainda dá prá quebrar o galho é o OHC original a álcool que saiu nos últimos anos de fabricação do CJ.
    Como assim?E os willys 3000?É um motor muito bom,e anda muito!
    140 cv contra...uns 93 cv do OHC?Não estou falando mal do OHC,até jã cogitei esse motor antes de fazer o meu 3.0,mas vc simplesmente passou por cima do 184!
    Abraços!

  • #6
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
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    Como assim?E os willys 3000?É um motor muito bom,e anda muito!
    140 cv contra...uns 93 cv do OHC?Não estou falando mal do OHC,até jã cogitei esse motor antes de fazer o meu 3.0,mas vc simplesmente passou por cima do 184!
    Você já ouviu falar de custo x benefício ???

    A vantagem em trocar um BF161 por um BF184 é que não precisa gastar com adaptações e ter mais de potência, mas continua sendo um motor antigo, dificil de achar peças, com um custo de manutenção alto e que ao meu ver no final não compensa, mesmo se for levado em conta apenas potência e quanto se investe para para obtê-la.

    Se o motor está ruim e não quer ter custo alto com o reparo, troca por outro igual ou opta por trocar por um com custo x benefício que compense, mas isso depende do que cada um espera do seu 4x4 e aí pode se preparar para gastar com uma adaptção bem feita ou então com o custo de ter que ficar remendando o que foi mau feito, em muitos casos, a economia é a base da porcaria.

    E eu estava falando de motores que normalmente são originais do CJ.

    []´s

  • #7
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    Beleza caro jipeiro!Acabei de fazer meu motor e espero que não me dê problemas internos tão cedo...agora bombas de óleo,gasolina,água e outros periféricos externos aqui na região é até facil de encontrar!Mas o que vc quis dizer com manutenção cara??Tenho um bf-161 que guardo para um dia retirar peças,já que ele é o irmão menor do 3.0.E demais a mais vou instalar gás GNV e espero aumentar ainda mais sua vida!

    Abraço

  • #8
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
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    Mas o que vc quis dizer com manutenção cara??
    Quanto custa um jogo de pistões e anéis do BF ???? Ou de um OHC ??? Do GM151, eu paguei R$ 250,00 o jogo de pistões com anéis novos fazem 6 meses.

    Uma bomba de combustível de um OHC custa em média R$ 120,00, de um GM151 custa R$ 65.00 em média.

    Um jogo de velas para OHC a álcool custa R$ 80,00, do GM151 R$ 25,00.

    O que eu mais vejo aqui no fórum são proprietários de CJ reclamando de gastos com consumo, manutenção, tentando economizar nas adaptações, etc.. então se vai retificar ou trocar um motor, porque não pensar também na hora da escolha, quanto será depois o custo da manutenção para manter esse motor funcionando.

    Tem pessoas que gostam do motor original do CJ, seja BF 161 ou OHC, até aí tudo bem, não estou criticando ninguém por isso, só penso que se tiver que fazer uma retifica completa de um motor desses, não vale a pena, o custo é muito alto e a qualidade das peças de reposição nem sempre é das melhores.

    Tenho um bf-161 que guardo para um dia retirar peças,já que ele é o irmão menor do 3.0.
    Concordo com você, é muito melhor pegar as peças de um motor usado, se forem originais e estiverm em bom estado, que comprar essas "novas" que encontramos por aí.

    E demais a mais vou instalar gás GNV e espero aumentar ainda mais sua vida!
    Tá aí mais um exemplo de cada um tem uma opinião, eu não colocaria GNV num CJ, a única vantagem que eu vejo no GNV é custo por km rodado, ou seja economia e quanto tempo leva para recuperar o valor investido no kit ?? Colocar um motor mais potente prá depois perder potência rodando no GNV, prá mim não faz sentido.

    Falar sobre motores é complicado, cada um tem uma opinião e um gosto, tem que ame o AP no CJ e tem quem odeie, a mesma coisa com o GM 151, com BF 161, com o OHC, com GM 4.1 e por aí vai... e o conceito de caro ou barato também é muito relativo, provavelmente nunca irei usar o meu CJ no dia a dia, então para mim se ele faz 5 ou 10 km/l, se a manutenção é cara ou barata não faz muita diferença, mas para as pessoas que usam o CJ como carro do dia a dia, tenho certeza que custo de manutenção e consumo fazem muita diferença.

    []´s

  • #9
    Usuário Avatar de victorleyton
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    O BF 161

    Pessoal, estou seguindo a conversa sobre o BF 161 e outros motores e será que alguem pode me dar uma luz? Tenho um BF 161 que anda bem mas consome muito, o carburador é um Solex H 40, se trocar o carburador pelo original DFV 228 será que melhora o consumo? Estive fazendo calculos avaliando a possibilidade de trocar o gicleur de 25 para 30 conforme tenho lido e utilizar alcol mas o desempenho cai, o consumo aumenta e o custo do alcol não é tão atrativo como era. Hoje o bichinho esta fazendo 4,6 km/lt. Como uso todo dia estou pensando colocar GNV, alguem tem alguma dica, principalmente sobre a colocação dos cilindros de gnv, debaixo da carroceria ou embaixo do banco de tras??

    Obrigado

    Victor

  • #10
    Fala Victor, bem vindo ao forum
    cara adorei o "gicleur" eu nem sonhava que isso escrevia assim
    vou te dar um toque sobre os cilindros de GNV: tá rolando um tópico sobre este assunto no forum desde novembro eu acho
    clica neste link aqui em baixo que vc vai aprender bastante
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=15525
    boa sorte

  • #11
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Nem sabia?

    então veja isso:

    INJETOR(port) = NOZZLE (ingles)= DUESE (alemão) = GICLEUR (frances, claro ) = TOBERA (espanhol) = UGELLO (italiano) = MUNSTYCKE (suiço) = .............. (japonês, xí, não achei as letrinhas no teclado ! )
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #12
    Usuário Avatar de victorleyton
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    BF 161

    Pessoal, obrigado pelas dicas. Como já tenho ignição eletronica, vou iniciar aumenando o espaço nas velas e monitorar. Estou a ponto de colocar un GNV, o unico problema é o cilindro, o jeito é colocar na parte de tras mas ai o banco fica tão alto que a cabeça do cristão bate na capota, por outro lado como a unica pessoa que anda nesse lugar é minha filha cho que como mais baixinha nem vai sentir. Não querendo polemizar, mas, eu sou gringo e essa tal de "tobera" não se usa não. Em espanhol se espanholizou a palavra francesa e se usa "chiclé", não confundir com "chicle" que é para mastigar e quem fabrica é a "Adams".

    Victor

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