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  • #1
    Usuário Avatar de Viniciusaol
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    2ª e 3ª Marchas grimpando...




    Pessoal, pesquisei bastante aqui no fórum, mas não encontrei nada específico sobre isto. O fato é que tenho um CJ5 74 (há 2 meses), motor original BF161 6cc e caixa 3 marchas tbm original. e agora que estou rodando mais no jeep, quando rodo por mais tempo consecutivo, a alavanca tá grimpando (emperrando/ travando) na terceira ou às vezes na segunda e não solta por nada. Tenho q reduzir pra conseguir ir embora. Só que do mesmo jeito sem dar nenhum sinal, destrava e volta ao normal. já aconteceu umas 4 vezes.
    Algumas informações:
    *não sei nada se é 1ª seca ou outra coisa...
    *ao reduzir marcha quase sempre arranha a nao ser que diminua muito a velocidade compativel com a marcha
    *as mudanças de marchas pra cima são normais redondinhas
    *tração e reduzida funcionando perfeitas
    *não escapa marchas
    *em altas velocidade (acima de 35/40 km/h) hehehe faz um barulho na caixa tipo metal com metal que aumenta conforme a rotação do motor
    *Parece que a caixa tá muito pra trás porque o buraco pras alavancas na tampa no assoalho teve de ser aumentado pras alavancas trabalharem livres. Ou pode ser problema na carroceria ou assoalho mesmo né?
    * oléo de caixa OK

    Agradeço se puderem me orientar no problema com informações experiencias e dicas pois por aqui é difícil mecânico entendido na coisa e queria já levar o jeep com idéia pra orientar o mexanico.
    E de repente dá pra mexer em casa mesmo né?

    Valeu!!!!
    CJ5 1974 - Itaguara/MG

  • #2
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
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    Macaquinhos, eu tive esse problema com um 74 também, tirei a tampa do câmbio e arranquei fora os macaquinhos da terceira (o meu só encavalava 3a.) ficou bom só que tinha que te a "manha"pra engatar sem respar...

    []'s
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

  • #3
    Usuário Avatar de Ricardo MG
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    Citação Postado originalmente por Viniciusaol Ver Post
    Pessoal, pesquisei bastante aqui no fórum, mas não encontrei nada específico sobre isto. O fato é que tenho um CJ5 74 (há 2 meses), motor original BF161 6cc e caixa 3 marchas tbm original. e agora que estou rodando mais no jeep, quando rodo por mais tempo consecutivo, a alavanca tá grimpando (emperrando/ travando) na terceira ou às vezes na segunda e não solta por nada. Tenho q reduzir pra conseguir ir embora. Só que do mesmo jeito sem dar nenhum sinal, destrava e volta ao normal. já aconteceu umas 4 vezes.
    Algumas informações:
    *não sei nada se é 1ª seca ou outra coisa...
    *ao reduzir marcha quase sempre arranha a nao ser que diminua muito a velocidade compativel com a marcha
    *as mudanças de marchas pra cima são normais redondinhas
    *tração e reduzida funcionando perfeitas
    *não escapa marchas
    *em altas velocidade (acima de 35/40 km/h) hehehe faz um barulho na caixa tipo metal com metal que aumenta conforme a rotação do motor
    *Parece que a caixa tá muito pra trás porque o buraco pras alavancas na tampa no assoalho teve de ser aumentado pras alavancas trabalharem livres. Ou pode ser problema na carroceria ou assoalho mesmo né?
    * oléo de caixa OK

    Agradeço se puderem me orientar no problema com informações experiencias e dicas pois por aqui é difícil mecânico entendido na coisa e queria já levar o jeep com idéia pra orientar o mexanico.
    E de repente dá pra mexer em casa mesmo né?

    Valeu!!!!
    Vinicius,

    Pelo ano do seu Willys, se o cambio for original, é a 1ª sincronizada, e o problema de "encavalamento", provavelmente são os retens(macaquinhos, cachorrinhos, etc), ou vc troca(necessário o desmonte da caixa) ou vc retira eles. Tive problemas contantes com a minha caixa de 3 e 4 marchas originais, ora com os reténs, ora com os sincronizadores, ora com as arruelas espaçadores.

    abs
    Ricardo - "Paulistano e Mineiro de coração"
    Toyota Bandeirante Curta - 1979 OM 314 Turbo/intercooler, disco 5, Work 12000, Hi-Lift 1.20

  • #4
    Usuário Avatar de william_1966
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    São os macaquinhos, pode retirar que fica filé... O meu já esteve assim, depois que retirei ficou 0 (bem, 0 já estava, pq tinha acabado de trocar TUDO nele ehehehe)
    1966 - Jeep Willys
    2008 - S10
    2015 - Trailblazer

  • #5
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    ola galera vou aproveitar o topico tenho um problema ao contrario no meu OBRA DE ARTE (cj5) 1969 cambio original motor bf 161 o meu problema ée q a segunda solta qdo retiro a aceleração se estou em segunda acelerando ok mas assim q alivio o pé se eu quiser retomar a aceleração tenho q engatar a marcha de novo pois a mesma solta suavement sem nenhum barulha arranhar ou qualquer coisa alguem pode me ajudar
    DENIS

  • #6
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    07/03/2011
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    Denis, tira a tampa do cambio e dá uma olhada. No meu acontecia assim e era umas molinhas e bolinhas do trambulador que se soltaram, assim não retinham a alavanca quando engatado. Abri o cambio para ver se não haviam comido alguma engrenagem, mas por sorte estas bolinhas ficaram presas no fundo da caixa.

  • #7
    Usuário Avatar de RodrigoPD
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    Se aceita uma sugestão de amigo... se tiver de gastar 500 contos que seja nesse câmbio, arranque ele fora e troque por outro. Tive o desprazer de gastar uma verdadeira fábula no meu câmbio (câmbio, caixa de transferência, reduzida) e o resultado final não ficou o esperado. As peças novas vendidas para estes câmbios não possuem a qualidade da original. Sem dúvida, se fosse hoje, teria gastado com outro câmbio... provavelmente teria gasto menos com algo que melhoraria o jipe!
    Rodrigo Domingos
    "Barrinho" - Fusca 1.600 (1974) / "Tropeço" - Jeep Willys CJ-5 (1961) / "Camburão"- Explorer XLT (1997)

  • #8
    Usuário Avatar de Viniciusaol
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    Fala pessoal... retirei a tampa da caixa e pude ver que uma arruela de encosto na terceira marcha tava meio comida e esses pedaços que se soltaram tavam soltos pela caixa toda. mas nada de problema com as engrenagens, apenas os aneis sincronizadores da 2a e 3a marchas (a primeira é seca) estão com folgas e não consegui retirar os macaquinhos. drenei o óleo que tava um pouco baixo, lavei tudo com oleo diesel e retirei uma grande quentidade de limagem dessa arruela que tava comida. segundo o mecanico que chemei em casa pra me dar uma opinião não compensava mecher na caixa so por isso pelo famoso Jaque. Então coloquei óleo novo (140) seguindo orientação do meca, mesmo achando um óleo grosso demais... e melhorou bstante a barulheira na caixa.
    Então vou rodando até travar de novo, então vou abrir pre tirar o macaquinho que estará visível(penso) e se tiver que gstar no futuro, acho que já troco a caixa por uma do chevete ou C10 ou C20 concordam???
    Opiniões sempre bem vindas.
    Grato
    Vinicius
    CJ5 1974 - Itaguara/MG

  • #9
    Usuário Avatar de RodrigoPD
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    Vinicius;

    Troque sim! Essas caixas originais, com a atual péssima qualidade das peças originais, não retornam o investimento sobre elas. Abs.
    Rodrigo Domingos
    "Barrinho" - Fusca 1.600 (1974) / "Tropeço" - Jeep Willys CJ-5 (1961) / "Camburão"- Explorer XLT (1997)

  • #10
    Usuário Avatar de Viniciusaol
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    Pessoal, olha eu aqui de novo com pobrema na caixa... até usei um tópico sobre engrenagem da tração, mas levei o mecanico onde o jeep ficou e tiramos a caixa. O problema foi com os macaquinhos que soltaram e roletes q ficaram em pedaços travando tudo e danificando o carretel por dentro e o eixo.
    Segundo o mecânico, pode ter sido montado sem todos os roletes ficando com folga e assim encavalando-os.
    O fato é que quase desisti do meu jeep, mas primeiro vou desistir apenas da caixa.
    Olhei uma caixa de c10 mas ainda nao encontrei em bom estado que compense.
    Então pra nao ficar com o jeep parado vou dar uma guaribada ne caixa e rodar um pouco até arranjar a caixa da C10
    Mas voltando ao assunto, levei o carretel no torneiro pra ver se ele me dava uma solução e ele me disse pra fazer um embuchamento de bronze por dentro do carretel, nas duas extremidades e eliminar os roletes.
    Pergunto: Alguém aí ja viu isso??? hehehe to achando que nao vai aguentá mas ele me disse que tem caixas de mercedes que usam esse sistema então nem sei...
    Grato pelas opiniões.
    segue umas fotos. o tal embuchamento é aí dentro...

    obs.: só disse que desistia desse jeep pra partir pra outro rsrs
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -foto0258-1-.jpg   -foto0260-1-.jpg  
    CJ5 1974 - Itaguara/MG

  • #11
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    O meu Jipe é 4 marchas original; em terceira e quarta marcha, em média aceleração, costuma-se emitir um pequeno ruído metálico típico de peça solta. O engraçado é que durante à aceleração o barulho desaparece, e ao retirar o pé, É o ruído que aparece! Pergunto aos senhores: isso é normal?

    Obs: Tenho o hábito de dirigir com o método de aceleração interina, e ao reduzir em curvas o ''Punta Tacco'', pois pela posição dos pedais, é perfeitamente possível realizar tal operação..

    Valeu!

  • #12
    Usuário Avatar de Viniciusaol
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    levei o carretel no torneiro pra ver se ele me dava uma solução e ele me disse pra fazer um embuchamento de bronze por dentro do carretel, nas duas extremidades e eliminar os roletes.
    Pergunto: Alguém aí ja viu isso??? hehehe to achando que nao vai aguentá mas ele me disse que tem caixas de mercedes que usam esse sistema então nem sei...


    Alguém aí já viu essa adaptação? será q aguenta????
    CJ5 1974 - Itaguara/MG

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