Postado originalmente por
Pablo.pinto2007
OPA!!! fui chamado? Presente professor Georgevale!!!
Amigo Leonardo... tem um grupo daqui que está indo em 2016, fui convidado... e tal... TRANSAMAZÔNICA 2016!!!
Rapaz, eu só posso te dizer uma coisa, na verdade perguntar, vai dar tempo? digo isso porque o meu já tá pronto, com quae tudo isso que vc citou que quer no seu... e eu já pensei e repensei... eu já tô pensando é em ir de zequinha... porque de jeep 51 vai ficar difícil... ainda por cima se for no grupo que o Victor tá organizando, que inclusive vai o Luizinho como apoio mecânico... enfim... balela a parte...
Primeira pergunta: onde está seu jeep? (oficina ou casa)
Segunda pergunta: tem alguma experiência em LAMA? caso não tenha seria muito interessante ter essa experiência antes de ir... porque o negócio lá é phoda pra cawaca!!! semana passada estivemos na trilha da chesf (que seria um tipo de micro estágio para a Transamazônica)... e o negócio tava osso, fomos em tres carros um quebrou, chamamos um colega que inclsuive fez a Trans esse ano, todo equipado e vi o sofrimento que eles usaram de recurso na trans, semi eixo de caminhão como âncora para ser puxado pelo próprio guincho...
Terceiro: jeep para andar na trans tem que ser equipado e muito... então conto o porque que desisti de ir no meu humilde CJ-3A.
Primeiro ele não tem capota de fibra ou metal, é lona, e isso dificulta o abrigo dos equipamentos, acessórios e até do acampamento... no meu caso que meu motor é a álcool eu teria que trasnformar ele pra gasolina, na AM não tem álcool, a autonomia seria infinitamente menor que os outros carros, então seria eu um peso para os outros, atrasando saídas e/ou parando em todo lugar que vendesse gasolina. Teria que levar combustível no carro, com galões, ou tro problema, onde colocar se minha capota é de lona? no teto, como todos fazem? não dá... enfim, teria que colocar um outro tanque, o meu já é de 60 litros (é pouco, aliás pouquíssimo) a autonomia na AM deve ser de no mínimo 600 km. Teria que comprar guincho e acessórios, pneus maiores cobertos (no mínimo 2.000,00), outra bateria com sistema paralelo ao do veículo, teria que modificar minha capota d elona, fazer portas e janelas com zíper (pois as minhas não dariam certo, apesar de estarem em boas condções), levar dois conjuntos de coroa e pinhão reserva, pois os meus são raros e se quebrar acabaria com a viagem (só aí já me seriam quase 3.000,00), semi-eixos reservas, no mínimo um dianteiro e um traseiro... rolamentos de roda, terminais de direção extras (não acharia por lá, só tem peças de mit e toy), além de pastilhas de freio, cabos de acelerador e embreagem, além de outros pequenos detalhes, para acampamento... as ferramentas eu já tenho e o mecânico nem precisaria ir junto, pois fui eu quem montei meu próprio jeep... sem falar da parte elétrica que teria que reforçar com faróis auxiliares... muitos que vão levam dois jogos de pneus, um pra estrada e outro pra aventura mesmo, mas no jeep não daria certo... e quem aguenta a andar na estrada com biscoitos?
Quando vc fala que tem motor ap 2.0 injetado, isso já é o cúmulo da economia no jeep... e essa caixa de chevette já é o ideal para um jeep do tamanho do nosso... se eu fosse vc não trocaria o câmbio, levaria outro câmbio se fosse à trans, caso um quebre, não perderia tempo, colocaria o outro no lugar, plug-in play... eixos originais do CJ-3A (no meu caso) não são indicados, mas se seu CJ-3A já tiver o eixo traseiro dana 44 e o dianteiro dana 25, eu aconselharia só a trocar o dianteiro por outro dana 44, assim fica fácil achar (pois são aplicados nas outras linhas willys, CJ-5 e F-75 e rural)... eixos de F-75 só vão te dar largura e estabilidade, pra que vc quer isso? vai correr indoor?... uma suspensão original bem equilibrada e montada também não perde tanto para a susp da toyota... pincipalmente no quesito altura maciêz... e muito cuidado com a montagem da susp da toy, muitos aqui não sabem fazer e podem fazer cagada... flutuante na traseira é o ideal realmente... e os pneus devem ter altura e grandes biscoitos e não largura e pneu de nome, por exemplo pneus 33" MUD da BFGoondrich, são excelentes pneus, mas pra Trans não serve... é melhor uma cobertura (traga do Sul ou SP) com bastante altura, a mais alta do mercado, se a mais alta indicar a mais larga, corre dentro... mas o ideal para LAMA não é pneu largo, ams sim alto... meu sonho quanto a isso é um pneu militar que se usa em caminhões mlitares antigos, é lógico que só usaria a carcaça, o 900R20 (o aro teria que adaptar mesmo e as caixas de rodas, já viu ficariam abertas), mas é só um sonho... bons pneus ignorantes dão conta do recado.
Já chega de escrever... mais dúvidas e detalhes vamos nos falando!!!
Pablo