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  • #1
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    30/05/2014
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    Question Dúvidas de um Neófito em ''Jeepologia Willysiana'' (Ajuda)




    Saudações caros amigos Willymaníacos;

    Venho acompanhando o fórum já há algum tempo, mas sempre na posição de visitante e anônimo; conspurcando e chafurdando em tópicos variados, procurando alimentar meus escassos conhecimentos em ''Jeepologia'', ciência esta que, para melhor conhecimento e aprofundamento, venho a esta casa! aprender com os senhores docentes.

    Pois bem senhores,

    Estou negociando a comprar de um Jeep Willys modelo 1980 Motor 6 cilindros em linha (BF161) Sem preparações, toda a sua configuração é original - Foi aberto e feito por completo (troca do virabrequim, anéis, bronzinas etc - Com notas fiscais de todos os serviços realizados) O Câmbio é original 4 marchas, freio a disco nas 4 rodas, ignição eletrônica, caixa de direção do Maverick, Jogo de Rodas nas medidas 10'' com Pneus 33 saveiro.

    Possivelmente esta será minha primeira viatura! (Dependendo das respostas as minhas inúmeras dúvidas) Pretendo usá-la diariamente. Mas desde já eu vos digo!, não será destinada a trilhas!

    Bem, o que me chamou a atenção senhores, é quando o veículo foi posto em movimento...

    Nota-se alguns ruídos na parte traseira, uma batida seca (Nota: a suspensão é original) - Quais os problemas mais comuns encontrados na suspensão desse modelo? Que serviços podem ser feitos para melhorá-la?

    A direção é relativamente leve ( vinda do Maverick), esta apresenta uma pequena folga ( Entre o aceitável e o inaceitável, tratando-se de veículo antigo, é algo realmente problemático? )

    O ''Coração Valente'' O 6 cilindros em linha BF161 como dito anteriormente senhores, foi feito algumas coisas; Quando foi posto em movimento, apareceram pequenas falhas de alimentação! Alí, diante dos problemas inciais, já desânimo apareceu. O proprietário logo interpelou dizendo que a gasolina que estava usando naquele momento, não era a habitual (Vpower Shell ou Podium BR), e por isso a ocorrência de pequenas falhas.

    No tira-teima do combustível não habitual, completamos o tanque com ''Vpower'', e dentro de pouco tempo o desempenho melhorou muito, mostrando disposição!, uma mudança de temperamento agradável que revitalizou em sintonia com o JEEP o meu ânimo outrora afetado pelas falhas iniciais. Depois de 30 min de passeio, chegou o momento de fazer a temida medição de consumo...Amargos foram os resultados!, 3 Km por Litro! Que golpe duríssimo! Claro senhores, pois sendo noviço isso têm um impacto inicial profundo, e inúmeras dúvidas me apareceram...

    Por quê o consumo está tão elevado?, É normal tamanho consumo? Onde pode estar as causas deste?, Existe algum meio para tentar melhorar tamanha sede, sem a necessidade de trocar o motor?

    Desde já, agradeço a atenção de todos! E se algum dos inúmeros mestres que aqui residem estiverem dispostos a me ajudar; ficarei muito agradecido! Obs: Perdoe-me caso tenha cometido falhas técnicas na hora de descrever algo! Podem me ofender, caçoar, desferir calúnias, injúrias etc ( Mas por favor, poupem à minha mãe!)

    Um grande abraço a todos!

    H.Martins

  • #2
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    Citação Postado originalmente por H.Martins Ver Post
    Saudações caros amigos Willymaníacos;

    Venho acompanhando o fórum já há algum tempo, mas sempre na posição de visitante e anônimo; conspurcando e chafurdando em tópicos variados, procurando alimentar meus escassos conhecimentos em ''Jeepologia'', ciência esta que, para melhor conhecimento e aprofundamento, venho a esta casa! aprender com os senhores docentes.

    Bom dia prezado e seja bem vindo ! desculpe escrever em vermelho mas é para não confundir com o seu texto, vou tentar responder o que acho próximo ao que escreveu para não ficar nada esquecido . . .

    Pois bem senhores,

    Estou negociando a comprar de um Jeep Willys modelo 1980 Motor 6 cilindros em linha (BF161) Sem preparações, toda a sua configuração é original - Foi aberto e feito por completo (troca do virabrequim, anéis, bronzinas etc - Com notas fiscais de todos os serviços realizados) O Câmbio é original 4 marchas, freio a disco nas 4 rodas, ignição eletrônica, caixa de direção do Maverick, Jogo de Rodas nas medidas 10'' com Pneus 33 saveiro.

    O motor 6 cilindros, mais conhecido como BF161 ( 2600cm³ ), foi usado no Jeep até 74, a partir de 75 passou a ser o Geórgia de 2300cm³ também usado na F100 e Maverick, em algum momento o dono optou por colocar o BF161, tenho um Jeep assim BF161 + câmbio 4 marchas e é um ótimo conjunto, a ignição eletrônica é uma boa melhoria, principalmente se foi instalada uma que tenha avanço à vácuo que funcione, muitos adaptam a ignição do Opala e o avanço não funciona . . . direção do Maverick é uma melhoria em relação a original, meu CJ58 era com direção original e era um pesadelo ! hoje em dia se usa mais a direção, mecânica ou hidráulica do Gol/Santana, mais moderna e não precisa ficar do lado de fora da lataria . . .

    Possivelmente esta será minha primeira viatura! (Dependendo das respostas as minhas inúmeras dúvidas) Pretendo usá-la diariamente. Mas desde já eu vos digo!, não será destinada a trilhas!

    Minha exposa usou o CJ58 durante 12 anos como carro diário, para o trabalho de 2ª a 6ª e para o sítio nos fins de semana, o consumo é razoável e apesar de ser um carro que não fecha nunca teve problema, mesmo porque não é um carro visado ( aqui ) e poucos sabem até como abrir o Jeep, minha namorada não aprendeu até hoje. . .


    Bem, o que me chamou a atenção senhores, é quando o veículo foi posto em movimento...

    Nota-se alguns ruídos na parte traseira, uma batida seca (Nota: a suspensão é original) - Quais os problemas mais comuns encontrados na suspensão desse modelo? Que serviços podem ser feitos para melhorá-la?

    A suspensão é muito simples, revisão dos feixes se necessário e troca dos jumelos e/ou buchas . . .

    A direção é relativamente leve ( vinda do Maverick), esta apresenta uma pequena folga ( Entre o aceitável e o inaceitável, tratando-se de veículo antigo, é algo realmente problemático? )

    A folga na direção e suspensão pode provocar shimmy, que é uma vibração perigosa da direção, meu CJ64 nunca teve, já o 58 é muito propenso, me parece ser problema de jumelo . . .

    O ''Coração Valente'' O 6 cilindros em linha BF161 como dito anteriormente senhores, foi feito algumas coisas; Quando foi posto em movimento, apareceram pequenas falhas de alimentação! Alí, diante dos problemas inciais, já desânimo apareceu. O proprietário logo interpelou dizendo que a gasolina que estava usando naquele momento, não era a habitual (Vpower Shell ou Podium BR), e por isso a ocorrência de pequenas falhas.

    Nunca percebi diferença de desempenho/funcionamento por usar essa ou aquela gasolina, faria diferença se fosse um carro injetado, no seu caso pode ser mais uma questão de ponto ou giclagem . . . só uso gasolina aditivada, a diferença de preço é pequena e dizem que é mais difícil de adulterar, não sei se é verdade, mas passo 2 a 3 anos sem precisar revisar os carburadores da "frota" . . .

    No tira-teima do combustível não habitual, completamos o tanque com ''Vpower'', e dentro de pouco tempo o desempenho melhorou muito, mostrando disposição!, uma mudança de temperamento agradável que revitalizou em sintonia com o JEEP o meu ânimo outrora afetado pelas falhas iniciais. Depois de 30 min de passeio, chegou o momento de fazer a temida medição de consumo...Amargos foram os resultados!, 3 Km por Litro! Que golpe duríssimo! Claro senhores, pois sendo noviço isso têm um impacto inicial profundo, e inúmeras dúvidas me apareceram...

    30 minutos ? é pouco para avalição de consumo ! se rodou na média de 30Km/h rodou apenas 15Km, a diferença nos abastecimentos pode ser grande e influenciar muito na média, o ideal seria rodar um tanque, de fantásticos 30 litros, e depois completar, a média de consumo seria mais precisa . . .

    Por quê o consumo está tão elevado?, É normal tamanho consumo? Onde pode estar as causas deste?, Existe algum meio para tentar melhorar tamanha sede, sem a necessidade de trocar o motor?

    O trajeto e forma de dirigir influenciam muito no consumo, mas 3 Km por litro realmente está acima do normal, volto a apostar na questão do ponto/giclagem além do fato que seu motor pode não estar amaciado ainda e a questão do abastecimento, e uma última coisa, esses pneus 33 podem atrapalhar o consumo, a suspensão e a direção, no meu CJ58 que tem conjunto mecânico similar ao seu faz 6,5Km/l e o considero econômico, uso pneus 255/75/15 mas vou migrar para 235, não quero dar chance para o shimmy . . . mas que um pneu grande fica bonito, fica !

    Desde já, agradeço a atenção de todos! E se algum dos inúmeros mestres que aqui residem estiverem dispostos a me ajudar; ficarei muito agradecido! Obs: Perdoe-me caso tenha cometido falhas técnicas na hora de descrever algo! Podem me ofender, caçoar, desferir calúnias, injúrias etc ( Mas por favor, poupem à minha mãe!)

    Um grande abraço a todos!

    H.Martins

    Outras opiniões virão, é normal e saudável ! se o Jeep estiver em boas condições, documentos em dia ou fáceis de arrumar e preço bom é um excelente carro e fonte de aprendizado, além do mais que outro carro com 34 anos de idade ( no seu caso ) ou 50 e 54 ( no meu caso ) ainda estão rodando ? digo rodando mesmo ! não carro de coleção que só sai para ir em encontros de antigos ? sem falar nos carros de plástico de hoje em dia . . .
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #3
    Usuário Avatar de Edison - Mp3
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    06/10/2008
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    Buenas Martins.

    Tenho uma viatura bem semelhante a tua, motor, caixa, direção, etc...
    Foi feito o motor a menos de 500km. Seu consumo médio na cidade 4,5 km/l. Na estrada em velocidade de cruzeiro Willys (70km/h) em torno de 6 km/l. Quanto ao tipo de gasolina, bem????? Em 1964 quando o meu CJ5 foi construido não tinha nem gasolina aditivada. Porque hoje ele precisaria de "Vpower"??? Não coloco nem óleo semi sintético, imagina "Vpower". Talvez depois da 3ªviagem ele fique justo e perfeito.... Abrs
    Troller TGV, 2014, MUD 37, susp trab 4", Bloq 75%/75%, Kindão.
    PU3MKT

  • #4
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    30/05/2014
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    Jacimar e Edison,

    Muito obrigado pelas preciosas informações!, Todo conhecimento adquirido por aqueles com mais experiência é muito importante. Estarei aberto a dicas, opiniões e ideias para aos poucos ir melhorando à máquina caso adquiri-la. Sobre documentações, tudo esta em ordem! O Veículo está íntegro, chassi em perfeito estado, O interior imaculado, painel, assoalho e forração muito bem restauradas - os bancos são em couro vindos de um mercedes classe A. A lataria sem pontos de ferrugem, podres, ou marcas de solda; tração, diferencias e reduzida funcionando perfeitamente, o Guincho é elétrico e está ótimo; Capota pissoletro nova. Uma coisa que importantíssima que esqueci de informar é o preço: Estão pedindo 28.000,00!!!!! pelo jeep - Eu não tenho uma base exata para avaliar os preços, pois a variedade de opções existentes são inumeráveis. Eu estou buscando um veículo já pronto. E justamente por isso, encontro no mercado aqueles que lançam valores altos, pois buscam recuperar os valores investidos em seus projetos - Aí se torna algo relativo ou inexato; a base para avaliação dos preços de mercado tornou-se subjetiva. Entre os que resgatam a originalidade, procurando reconstrui-la do zero, e aqueles que constroem seus jeeps ao gosto pessoal mesclando o ''clássico ao moderno'', eu me encontraria na lista dos ''jeeps já prontos''.

    Este que estou avaliando, o antigo proprietário me contava que, a próxima melhoria a ser feita no jeep seria à substituição da suspensão original por uma da Toyota (Não sei, mas lanço aos senhores mais entendidos - É uma adaptação válida? )

    Agradeço desde já a opinião e auxílio de todos!

    obrigado.

  • #5
    Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
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    18/11/2008
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    Martins, preço de jeep é coisa complicada, varia de região para região ,do interesse de quem está comprando ,do amor que o dono tem pelo jeep ,da necessidade financeira do dono ,etc ,etc ,ou seja ,não tem muita logica não .Mas se vale de comparação ,pelo seu relato esse jeep está melhor do que o meu ,e à uns 6 meses recusei 25 mil no meu ,se algum dia eu tiver real necessidade de vender ,não vou achar quem dê 23 mil . Mas já te adianto uma coisa ,vale mais a pena comprar esse de 28 mil do que pegar um de 15 mil e ter que fazer lataria ,interior ,mexer em motor ,elétrica ,pneus etc ,etc ,sem contar o tempo que ele vai ficar parado .Ainda mais que vc já descartou a possibilidade de ficar montando um jeep.
    Suspensão de Toyota eu coloquei ,e te falo ,se comprar esse jeep ,ande bastante com ele antes de resolver mudar a suspensão. Abraços e estamos a disposição , ,em tempo ,até hoje não vi aqui no fórum ninguém xingando a mãe do outro ,as vezes um dedo no olho ,um soco no fígado ,alguns ficam de mal com o fórum ,mas xingar mãe acho que não é permitido rsrsrsrs
    PS. se tivesse umas fotos desse jeep seria bom para a rapaziada dar uma opnião melhor ,fotos do interior ,motor ,suspensão ,frente ,trazeira ,etc.
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

  • #6
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    Olá H.Martins , o motor não pode ser original, se for ano 80 tem que ser o OHC 4cc.Fica aí a dica..

  • #7
    Usuário Avatar de Leonardo Raffi
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    tenho conhecido q comprou zero com ohc e mandou trocar na concessionaria por um bf 6... cada um...

  • #8
    Usuário Avatar de Emerson Daniel Pena ITA
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    03/05/2014
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    Ola boa noite, também sou totalmente cru no assunto e sempre quis ter um jeep, ate que me sobrou um $$tempinho e arrumei um cj3a 1951, gostaria de colocar nele um motor de opala 4cc e rodas de F1000 com pneus Wrangler, qual espaçador devo colocar nas rodas e a adaptação do motor e cambio do opala ira desativar o 4x4 e a reduzida, fico no aguardo, desde ja conto com a atenção de vcs.

  • #9
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    Boa noite e seja bem vindo ! já pensou no motor AP ? o CJ3A é "leve" e deve ficar muito bom . . .
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #10
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    30/05/2014
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    Citação Postado originalmente por Willian Del Piero Rocha Ver Post
    Martins, preço de jeep é coisa complicada, varia de região para região ,do interesse de quem está comprando ,do amor que o dono tem pelo jeep ,da necessidade financeira do dono ,etc ,etc ,ou seja ,não tem muita logica não .Mas se vale de comparação ,pelo seu relato esse jeep está melhor do que o meu ,e à uns 6 meses recusei 25 mil no meu ,se algum dia eu tiver real necessidade de vender ,não vou achar quem dê 23 mil . Mas já te adianto uma coisa ,vale mais a pena comprar esse de 28 mil do que pegar um de 15 mil e ter que fazer lataria ,interior ,mexer em motor ,elétrica ,pneus etc ,etc ,sem contar o tempo que ele vai ficar parado .Ainda mais que vc já descartou a possibilidade de ficar montando um jeep.
    Suspensão de Toyota eu coloquei ,e te falo ,se comprar esse jeep ,ande bastante com ele antes de resolver mudar a suspensão. Abraços e estamos a disposição , ,em tempo ,até hoje não vi aqui no fórum ninguém xingando a mãe do outro ,as vezes um dedo no olho ,um soco no fígado ,alguns ficam de mal com o fórum ,mas xingar mãe acho que não é permitido rsrsrsrs
    PS. se tivesse umas fotos desse jeep seria bom para a rapaziada dar uma opnião melhor ,fotos do interior ,motor ,suspensão ,frente ,trazeira ,etc.
    Fala Willian!

    Então, seguindo o raciocínio do gastar algo a mais do que enfrentar uma construção partindo da estaca zero, penso muito em adquirir o veículo já feito. Em breve vou colocar algumas fotos do Jeep, vou entrar em contato com o proprietário novamente amanhã, feito isso, coloco algumas fotos para uma análise mais detalhada.

  • #11
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    30/05/2014
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    Citação Postado originalmente por Paulo Leit Ver Post
    Olá H.Martins , o motor não pode ser original, se for ano 80 tem que ser o OHC 4cc.Fica aí a dica..
    Paulo Leit

    Valeu pela dica!, Eu estava mesmo buscando mais informações sobre as motorizações do jeep, e as mudanças no passar dos anos. O Amigo Jacimar, no texto-resposta fez questão de adicionar os dados complementares sobre os motores, modelo/ano

    Valeu pela força!

  • #12
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    30/05/2014
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    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Outras opiniões virão, é normal e saudável ! se o Jeep estiver em boas condições, documentos em dia ou fáceis de arrumar e preço bom é um excelente carro e fonte de aprendizado, além do mais que outro carro com 34 anos de idade ( no seu caso ) ou 50 e 54 ( no meu caso ) ainda estão rodando ? digo rodando mesmo ! não carro de coleção que só sai para ir em encontros de antigos ? sem falar nos carros de plástico de hoje em dia . . .
    Fala Jacimar!,

    Muito obrigado pelas preciosas dicas, as respostas à cada uma das dúvidas descritas foram muito válidas. É do conhecimento fruto das vivências e experiências de quem já está no ramo, que chego a certeza de estar no lugar certo, com as pessoas qualificadas para ensinar algo! Muito obrigado!. Se tiver algo a mais para acrescentar, é só dizer!

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