Saudações caros amigos Willymaníacos;
Venho acompanhando o fórum já há algum tempo, mas sempre na posição de visitante e anônimo; conspurcando e chafurdando em tópicos variados, procurando alimentar meus escassos conhecimentos em ''Jeepologia'', ciência esta que, para melhor conhecimento e aprofundamento, venho a esta casa! aprender com os senhores docentes.
Bom dia prezado e seja bem vindo ! desculpe escrever em vermelho mas é para não confundir com o seu texto, vou tentar responder o que acho próximo ao que escreveu para não ficar nada esquecido . . .
Pois bem senhores,
Estou negociando a comprar de um Jeep Willys modelo 1980 Motor 6 cilindros em linha (BF161) Sem preparações, toda a sua configuração é original - Foi aberto e feito por completo (troca do virabrequim, anéis, bronzinas etc - Com notas fiscais de todos os serviços realizados) O Câmbio é original 4 marchas, freio a disco nas 4 rodas, ignição eletrônica, caixa de direção do Maverick, Jogo de Rodas nas medidas 10'' com Pneus 33 saveiro.
O motor 6 cilindros, mais conhecido como BF161 ( 2600cm³ ), foi usado no Jeep até 74, a partir de 75 passou a ser o Geórgia de 2300cm³ também usado na F100 e Maverick, em algum momento o dono optou por colocar o BF161, tenho um Jeep assim BF161 + câmbio 4 marchas e é um ótimo conjunto, a ignição eletrônica é uma boa melhoria, principalmente se foi instalada uma que tenha avanço à vácuo que funcione, muitos adaptam a ignição do Opala e o avanço não funciona . . . direção do Maverick é uma melhoria em relação a original, meu CJ58 era com direção original e era um pesadelo ! hoje em dia se usa mais a direção, mecânica ou hidráulica do Gol/Santana, mais moderna e não precisa ficar do lado de fora da lataria . . .
Possivelmente esta será minha primeira viatura! (Dependendo das respostas as minhas inúmeras dúvidas) Pretendo usá-la diariamente. Mas desde já eu vos digo!, não será destinada a trilhas!
Minha exposa usou o CJ58 durante 12 anos como carro diário, para o trabalho de 2ª a 6ª e para o sítio nos fins de semana, o consumo é razoável e apesar de ser um carro que não fecha nunca teve problema, mesmo porque não é um carro visado ( aqui ) e poucos sabem até como abrir o Jeep, minha namorada não aprendeu até hoje. . .
Bem, o que me chamou a atenção senhores, é quando o veículo foi posto em movimento...
Nota-se alguns ruídos na parte traseira, uma batida seca (Nota: a suspensão é original) - Quais os problemas mais comuns encontrados na suspensão desse modelo? Que serviços podem ser feitos para melhorá-la?
A suspensão é muito simples, revisão dos feixes se necessário e troca dos jumelos e/ou buchas . . .
A direção é relativamente leve ( vinda do Maverick), esta apresenta uma pequena folga ( Entre o aceitável e o inaceitável, tratando-se de veículo antigo, é algo realmente problemático? )
A folga na direção e suspensão pode provocar shimmy, que é uma vibração perigosa da direção, meu CJ64 nunca teve, já o 58 é muito propenso, me parece ser problema de jumelo . . .
O ''Coração Valente'' O 6 cilindros em linha BF161 como dito anteriormente senhores, foi feito algumas coisas; Quando foi posto em movimento, apareceram pequenas falhas de alimentação! Alí, diante dos problemas inciais, já desânimo apareceu. O proprietário logo interpelou dizendo que a gasolina que estava usando naquele momento, não era a habitual (Vpower Shell ou Podium BR), e por isso a ocorrência de pequenas falhas.
Nunca percebi diferença de desempenho/funcionamento por usar essa ou aquela gasolina, faria diferença se fosse um carro injetado, no seu caso pode ser mais uma questão de ponto ou giclagem . . . só uso gasolina aditivada, a diferença de preço é pequena e dizem que é mais difícil de adulterar, não sei se é verdade, mas passo 2 a 3 anos sem precisar revisar os carburadores da "frota" . . .
No tira-teima do combustível não habitual, completamos o tanque com ''Vpower'', e dentro de pouco tempo o desempenho melhorou muito, mostrando disposição!, uma mudança de temperamento agradável que revitalizou em sintonia com o JEEP o meu ânimo outrora afetado pelas falhas iniciais. Depois de 30 min de passeio, chegou o momento de fazer a temida medição de consumo...Amargos foram os resultados!, 3 Km por Litro! Que golpe duríssimo! Claro senhores, pois sendo noviço isso têm um impacto inicial profundo, e inúmeras dúvidas me apareceram...
30 minutos ? é pouco para avalição de consumo ! se rodou na média de 30Km/h rodou apenas 15Km, a diferença nos abastecimentos pode ser grande e influenciar muito na média, o ideal seria rodar um tanque, de fantásticos 30 litros, e depois completar, a média de consumo seria mais precisa . . .
Por quê o consumo está tão elevado?, É normal tamanho consumo? Onde pode estar as causas deste?, Existe algum meio para tentar melhorar tamanha sede, sem a necessidade de trocar o motor?
O trajeto e forma de dirigir influenciam muito no consumo, mas 3 Km por litro realmente está acima do normal, volto a apostar na questão do ponto/giclagem além do fato que seu motor pode não estar amaciado ainda e a questão do abastecimento, e uma última coisa, esses pneus 33 podem atrapalhar o consumo, a suspensão e a direção, no meu CJ58 que tem conjunto mecânico similar ao seu faz 6,5Km/l e o considero econômico, uso pneus 255/75/15 mas vou migrar para 235, não quero dar chance para o shimmy . . . mas que um pneu grande fica bonito, fica !
Desde já, agradeço a atenção de todos! E se algum dos inúmeros mestres que aqui residem estiverem dispostos a me ajudar; ficarei muito agradecido! Obs: Perdoe-me caso tenha cometido falhas técnicas na hora de descrever algo! Podem me ofender, caçoar, desferir calúnias, injúrias etc ( Mas por favor, poupem à minha mãe!)
Um grande abraço a todos!
H.Martins
Venho acompanhando o fórum já há algum tempo, mas sempre na posição de visitante e anônimo; conspurcando e chafurdando em tópicos variados, procurando alimentar meus escassos conhecimentos em ''Jeepologia'', ciência esta que, para melhor conhecimento e aprofundamento, venho a esta casa! aprender com os senhores docentes.
Bom dia prezado e seja bem vindo ! desculpe escrever em vermelho mas é para não confundir com o seu texto, vou tentar responder o que acho próximo ao que escreveu para não ficar nada esquecido . . .
Pois bem senhores,
Estou negociando a comprar de um Jeep Willys modelo 1980 Motor 6 cilindros em linha (BF161) Sem preparações, toda a sua configuração é original - Foi aberto e feito por completo (troca do virabrequim, anéis, bronzinas etc - Com notas fiscais de todos os serviços realizados) O Câmbio é original 4 marchas, freio a disco nas 4 rodas, ignição eletrônica, caixa de direção do Maverick, Jogo de Rodas nas medidas 10'' com Pneus 33 saveiro.
O motor 6 cilindros, mais conhecido como BF161 ( 2600cm³ ), foi usado no Jeep até 74, a partir de 75 passou a ser o Geórgia de 2300cm³ também usado na F100 e Maverick, em algum momento o dono optou por colocar o BF161, tenho um Jeep assim BF161 + câmbio 4 marchas e é um ótimo conjunto, a ignição eletrônica é uma boa melhoria, principalmente se foi instalada uma que tenha avanço à vácuo que funcione, muitos adaptam a ignição do Opala e o avanço não funciona . . . direção do Maverick é uma melhoria em relação a original, meu CJ58 era com direção original e era um pesadelo ! hoje em dia se usa mais a direção, mecânica ou hidráulica do Gol/Santana, mais moderna e não precisa ficar do lado de fora da lataria . . .
Possivelmente esta será minha primeira viatura! (Dependendo das respostas as minhas inúmeras dúvidas) Pretendo usá-la diariamente. Mas desde já eu vos digo!, não será destinada a trilhas!
Minha exposa usou o CJ58 durante 12 anos como carro diário, para o trabalho de 2ª a 6ª e para o sítio nos fins de semana, o consumo é razoável e apesar de ser um carro que não fecha nunca teve problema, mesmo porque não é um carro visado ( aqui ) e poucos sabem até como abrir o Jeep, minha namorada não aprendeu até hoje. . .
Bem, o que me chamou a atenção senhores, é quando o veículo foi posto em movimento...
Nota-se alguns ruídos na parte traseira, uma batida seca (Nota: a suspensão é original) - Quais os problemas mais comuns encontrados na suspensão desse modelo? Que serviços podem ser feitos para melhorá-la?
A suspensão é muito simples, revisão dos feixes se necessário e troca dos jumelos e/ou buchas . . .
A direção é relativamente leve ( vinda do Maverick), esta apresenta uma pequena folga ( Entre o aceitável e o inaceitável, tratando-se de veículo antigo, é algo realmente problemático? )
A folga na direção e suspensão pode provocar shimmy, que é uma vibração perigosa da direção, meu CJ64 nunca teve, já o 58 é muito propenso, me parece ser problema de jumelo . . .
O ''Coração Valente'' O 6 cilindros em linha BF161 como dito anteriormente senhores, foi feito algumas coisas; Quando foi posto em movimento, apareceram pequenas falhas de alimentação! Alí, diante dos problemas inciais, já desânimo apareceu. O proprietário logo interpelou dizendo que a gasolina que estava usando naquele momento, não era a habitual (Vpower Shell ou Podium BR), e por isso a ocorrência de pequenas falhas.
Nunca percebi diferença de desempenho/funcionamento por usar essa ou aquela gasolina, faria diferença se fosse um carro injetado, no seu caso pode ser mais uma questão de ponto ou giclagem . . . só uso gasolina aditivada, a diferença de preço é pequena e dizem que é mais difícil de adulterar, não sei se é verdade, mas passo 2 a 3 anos sem precisar revisar os carburadores da "frota" . . .
No tira-teima do combustível não habitual, completamos o tanque com ''Vpower'', e dentro de pouco tempo o desempenho melhorou muito, mostrando disposição!, uma mudança de temperamento agradável que revitalizou em sintonia com o JEEP o meu ânimo outrora afetado pelas falhas iniciais. Depois de 30 min de passeio, chegou o momento de fazer a temida medição de consumo...Amargos foram os resultados!, 3 Km por Litro! Que golpe duríssimo! Claro senhores, pois sendo noviço isso têm um impacto inicial profundo, e inúmeras dúvidas me apareceram...
30 minutos ? é pouco para avalição de consumo ! se rodou na média de 30Km/h rodou apenas 15Km, a diferença nos abastecimentos pode ser grande e influenciar muito na média, o ideal seria rodar um tanque, de fantásticos 30 litros, e depois completar, a média de consumo seria mais precisa . . .
Por quê o consumo está tão elevado?, É normal tamanho consumo? Onde pode estar as causas deste?, Existe algum meio para tentar melhorar tamanha sede, sem a necessidade de trocar o motor?
O trajeto e forma de dirigir influenciam muito no consumo, mas 3 Km por litro realmente está acima do normal, volto a apostar na questão do ponto/giclagem além do fato que seu motor pode não estar amaciado ainda e a questão do abastecimento, e uma última coisa, esses pneus 33 podem atrapalhar o consumo, a suspensão e a direção, no meu CJ58 que tem conjunto mecânico similar ao seu faz 6,5Km/l e o considero econômico, uso pneus 255/75/15 mas vou migrar para 235, não quero dar chance para o shimmy . . . mas que um pneu grande fica bonito, fica !
Desde já, agradeço a atenção de todos! E se algum dos inúmeros mestres que aqui residem estiverem dispostos a me ajudar; ficarei muito agradecido! Obs: Perdoe-me caso tenha cometido falhas técnicas na hora de descrever algo! Podem me ofender, caçoar, desferir calúnias, injúrias etc ( Mas por favor, poupem à minha mãe!)
Um grande abraço a todos!
H.Martins
Outras opiniões virão, é normal e saudável ! se o Jeep estiver em boas condições, documentos em dia ou fáceis de arrumar e preço bom é um excelente carro e fonte de aprendizado, além do mais que outro carro com 34 anos de idade ( no seu caso ) ou 50 e 54 ( no meu caso ) ainda estão rodando ? digo rodando mesmo ! não carro de coleção que só sai para ir em encontros de antigos ? sem falar nos carros de plástico de hoje em dia . . .