Saudações caros amigos Willymaníacos;
Venho acompanhando o fórum já há algum tempo, mas sempre na posição de visitante e anônimo; conspurcando e chafurdando em tópicos variados, procurando alimentar meus escassos conhecimentos em ''Jeepologia'', ciência esta que, para melhor conhecimento e aprofundamento, venho a esta casa! aprender com os senhores docentes.
Pois bem senhores,
Estou negociando a comprar de um Jeep Willys modelo 1980 Motor 6 cilindros em linha (BF161) Sem preparações, toda a sua configuração é original - Foi aberto e feito por completo (troca do virabrequim, anéis, bronzinas etc - Com notas fiscais de todos os serviços realizados) O Câmbio é original 4 marchas, freio a disco nas 4 rodas, ignição eletrônica, caixa de direção do Maverick, Jogo de Rodas nas medidas 10'' com Pneus 33 saveiro.
Possivelmente esta será minha primeira viatura! (Dependendo das respostas as minhas inúmeras dúvidas) Pretendo usá-la diariamente. Mas desde já eu vos digo!, não será destinada a trilhas!
Bem, o que me chamou a atenção senhores, é quando o veículo foi posto em movimento...
Nota-se alguns ruídos na parte traseira, uma batida seca (Nota: a suspensão é original) - Quais os problemas mais comuns encontrados na suspensão desse modelo? Que serviços podem ser feitos para melhorá-la?
A direção é relativamente leve ( vinda do Maverick), esta apresenta uma pequena folga ( Entre o aceitável e o inaceitável, tratando-se de veículo antigo, é algo realmente problemático? )
O ''Coração Valente'' O 6 cilindros em linha BF161 como dito anteriormente senhores, foi feito algumas coisas; Quando foi posto em movimento, apareceram pequenas falhas de alimentação! Alí, diante dos problemas inciais, já desânimo apareceu. O proprietário logo interpelou dizendo que a gasolina que estava usando naquele momento, não era a habitual (Vpower Shell ou Podium BR), e por isso a ocorrência de pequenas falhas.
No tira-teima do combustível não habitual, completamos o tanque com ''Vpower'', e dentro de pouco tempo o desempenho melhorou muito, mostrando disposição!, uma mudança de temperamento agradável que revitalizou em sintonia com o JEEP o meu ânimo outrora afetado pelas falhas iniciais. Depois de 30 min de passeio, chegou o momento de fazer a temida medição de consumo...Amargos foram os resultados!, 3 Km por Litro! Que golpe duríssimo! Claro senhores, pois sendo noviço isso têm um impacto inicial profundo, e inúmeras dúvidas me apareceram...
Por quê o consumo está tão elevado?, É normal tamanho consumo? Onde pode estar as causas deste?, Existe algum meio para tentar melhorar tamanha sede, sem a necessidade de trocar o motor?
Desde já, agradeço a atenção de todos! E se algum dos inúmeros mestres que aqui residem estiverem dispostos a me ajudar; ficarei muito agradecido! Obs: Perdoe-me caso tenha cometido falhas técnicas na hora de descrever algo! Podem me ofender, caçoar, desferir calúnias, injúrias etc ( Mas por favor, poupem à minha mãe!)
Um grande abraço a todos!
H.Martins