Sempre ouvi dizer que carros como esses discutidos aqui no fórum (Jeep, Vitara, etc) são carros que não dão dor de cabeça, pois não quebram.
Gostaria de perguntar-lhes. Quero um carro pra uso cotidiano mesmo, nada de trilhas e aventuras, mas tenho o intuito de não ter gastos frequentes com manutenção, etc, pois compraria um "velho" (95, por aí...).
Sei que, por exemplo, a manutenção do Vitara não é barata, mas pergunto, uma vez comprando um carro desse (no caso, tenho um Vitara a meu dispor ano 95) terei dores de cabeça? Ou procede a informação de que esses carro, embora tenha a manutenção de custo alto, raramente gera problemas, ou seja, dificilmente arcarei com essa manutenção de custo elevado?
Tenham em mente que tudo que digo é traçando um paralelo com os carros "normais". Celtas, Palios, Fiats Uno, etc.
Utilitários e 4x4 em sua maioria são caros, tem manutenção cara, consumo elevado, quando importados tem dificuldade de encontrar peças e mecânicos competentes prá mexer, alguns são mais resistentes que outros mas todos um dia quebram isso é certeza, ainda mais se for um carro velho com quase 20 anos de uso.
Resumindo, utilitário e 4x4 é prá quem gosta como um hobby, na minha opinião não é prá ser usado única e exclusivamente como carro do dia a dia prá quem não tem real necessidade de um 4x4, não raramente quando quebrar vai ficar mais tempo parado na oficina por falta de peças que um carro normal.
Desculpa ai se fui sincero demais, mas o fórum tá cheio de casos como esse e perguntas como a sua, e na grande maioria dos casos o final é sempre o mesmo, é só pesquisar um pouco que vc vai encontrar varios exemplos.