Eu sei que vou levar um monte de pedradas, mas é a minha opinião. Eu acho o OHC um bom motor, mas se der problema a pronto de ter que abrir e fazer retífica, assim como o BF161, nem vale a pena se dar ao trabalho. Tem muita lenda quanto a valores de adaptações, mas o que eu posso te dizer é que quem quer pagar com banana só vai contratar macaco, então muito cuidado na hora de levar o seu CJ para fazer qualquer adaptação ou manutenção no motor, câmbio ou diferenciais, dê sempre preferência por levar em mecânico que realmente entende de 4x4, e principalmente que entenda de CJ. As peças para motores BF161 e OHC são caras, mas o maior problema nem é tanto o preço, mas sim a qualidade, você gasta e continua tendo problemas.
Quando montei meu CJ, optei por trocar o motor BF161 que já estava meio cansado por um GM151 original à álcool, veja bem, original não é pegar um motor a gasolina e fazer um monte de gambiarras, gastar $$$ e depois ficar com um motor meia boca na mão, também troquei o câmbio 3 marchas que já apresentava sinais da idade por um câmbio do Maverick 4 cil. que igual ao do CJ, com poucas mudanças você tem um câmbio inteiro, com peças originais e que não vão te pedir mais de R$1.000,00 a base de troca e te dar um lixo todo remendado, poderia ter colocado um 4.1 com câmbio Clark etc.etc.. mas esse conjunto que coloquei tem um excelente custo x benefício.
A adaptação de qualquer motor tem que ser muito bem feita, senão com o tempo começam a surgir os problemas, vale a pena pagar um pouco mais e fazer com alguém que conhece e de confiança para depois não se arrepender.
Quanto ao tipo do motor, aí é questão de quanto você está disposto a gastar, o GM151 a álcool e na cidade faz uma média de 5 km/l, não é um motor muito caro e a manutenção é barata além de ser confiável, robusto e já ser uma adapatação consagrada para CJ. Eu não colocaria um motor diesel por dois motivos, o valor que você vai gastar com a compra,adaptação e documentação e o receio de ter o CJ roubado por causa do motor. Se você vai usar o CJ como seu único carro, eu acho que o AP e o GM151, seriam boas alternativas levando-se em consideração o custo x benefício, mas pesquise bem antes de comprar o motor para saber ao certo quanto vai gastar com a adaptação, porque não é raro no meio da execução do trabalho surgirem gastos inesperados, a menos que seja você mesmo que vá fazer todo o serviço.
[]´s