x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 24

O que eu faço com meu OHC???????

Pessoal, já postei uma vez um tópico sobre meu jeep estar fumando na partida(somente nesta hora) e o Jipeiro_RR mais Leopoldo e outras pessoas me ajudaram e chegamos a conclusão que seria óleo descendo pela válvula.
    Bom, o que acontece agora é que as velas estão imundas de óleo, o jeep tá falhando, tá fraco(lógico) e com barulho de biela(acho que é isso pq vem de baixo do motor)
    Em março de 2005 eu fiz ele inteiro, troquei pistão, anel, reitifquei cabeçote virabrequim enfim. o que o mexanico disse que precisava ser feito, fiz.
    No momento que peguei o jeep, naquela época notei a tal fumaça na partida mas aí o cara disse que poderia ser assentamento de anel. Deixe quieto e fui levando... aumentou o consumo dele e comecou a andar menos.
    Pois bem na retífica não foram trocadas as válvulas, mas eu lembro que o termo foi que elas foram esmirilhadas.
    Outra coisa que eu noto é que de vez em quando na partida ele vira um pouco seco, com barulhos de ferro mesmo!
    Penso que seja a bomba de óleo-eu pesquisei e ela custa 450,00. mais as outras coisas que vai precisar trocar, podendo ser válvulas, biela, bronzina... um orçamento feito pelo novo mecânico(que avaliou isso) estimou em 2.000 para arrumar isso se tiver que fazer tudo de novo...
    e já gastei essa grana da primeira vez então agora bateu um desespero!
    Ok, o motor está na garantia, posso levar no cara que fez e mandar ele refazer, mas não me dá segurança. Ainda mais que ele veio com um papinho que me viu entrando num rio e que isso pode dar choque termico no motor e dar problema.. e etc... parece que quer jogar o corpo fora.
    Agora não sei se abro esse bicho(no mecanico de confiança) e vejo o estrado, avalio se dá para continuar ou não ou levo no cara que fez.
    E tem mais uma estou pensando na possibilidade de trocar o motor.
    Algo que a manutenção seja mais barata e que seja um bom motor.
    O OHC eu acho ele bom na estrada e para trilhas leves. Nunca faltou motor(com reduzida) que não me permitisse passar algum obstáculo.
    Mas gostaria de ter um motor um pouco mais forte, de preferência a alcool.
    Agora não tenho grana pra gastar com câmbio, t-case e etc..

O Jeep está prestes a virar carro de dia a dia(por um tempo) pois vou vender o meu , para comprar um casa e casar( as vezes nem eu acredito) então precisaria dele em ótimo estado e do jeito que está acho que não vai dar pra ficar.

Antes de postar aqui conversei com o Elcio sobre o 4.9, ví vários relatos de AP(que dúvida cruel ), do maveco 6, Opala até diesel.
    Na verdade se eu encontrasse um diesel com preço bom acho que poderia até segurar um pouco mais e andar de busão e ir fazendo o bicho a diesel(o que a gente não faz por um jeep, fico impressionado com isso)
    o problema é que os preços que eu achei que utilizaram aqui no fórum estão desatualizados vi alguns 4.1 powertch por 1000. isso hoje é lenda né!?
    só se meu pai tivesse um desse sobrando, nesse valor.

Pessoal vendo esta triste história que vcs me sugerem,
    gasto de novo com esse OHC ou parto para outra??
    Se for para partir para outra, qual motor seria legal por e quanto gastaria???
    Quem fez recentemente adaptações de motores poderiam me passsar o custo que tiveram na compra/adaptação???
    Se for diesel(outra novela mexicana) alguma sugestão!?

O meu é o OHC 2.3 , cj5 ano 1978 com pedaleira suspensa, feixes novos, pneus 265/75/16, UBD simples encomendado, direção original.

Valeu pessoal.
    Otavio Godoy
    ---------------------------
    TAM - Toyota Amarela

Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Agradecimentos: 0
    Otavio,

Eu sei que vou levar um monte de pedradas, mas é a minha opinião. Eu acho o OHC um bom motor, mas se der problema a pronto de ter que abrir e fazer retífica, assim como o BF161, nem vale a pena se dar ao trabalho. Tem muita lenda quanto a valores de adaptações, mas o que eu posso te dizer é que quem quer pagar com banana só vai contratar macaco, então muito cuidado na hora de levar o seu CJ para fazer qualquer adaptação ou manutenção no motor, câmbio ou diferenciais, dê sempre preferência por levar em mecânico que realmente entende de 4x4, e principalmente que entenda de CJ. As peças para motores BF161 e OHC são caras, mas o maior problema nem é tanto o preço, mas sim a qualidade, você gasta e continua tendo problemas.

Quando montei meu CJ, optei por trocar o motor BF161 que já estava meio cansado por um GM151 original à álcool, veja bem, original não é pegar um motor a gasolina e fazer um monte de gambiarras, gastar $$$ e depois ficar com um motor meia boca na mão, também troquei o câmbio 3 marchas que já apresentava sinais da idade por um câmbio do Maverick 4 cil. que igual ao do CJ, com poucas mudanças você tem um câmbio inteiro, com peças originais e que não vão te pedir mais de R$1.000,00 a base de troca e te dar um lixo todo remendado, poderia ter colocado um 4.1 com câmbio Clark etc.etc.. mas esse conjunto que coloquei tem um excelente custo x benefício.

A adaptação de qualquer motor tem que ser muito bem feita, senão com o tempo começam a surgir os problemas, vale a pena pagar um pouco mais e fazer com alguém que conhece e de confiança para depois não se arrepender.

Quanto ao tipo do motor, aí é questão de quanto você está disposto a gastar, o GM151 a álcool e na cidade faz uma média de 5 km/l, não é um motor muito caro e a manutenção é barata além de ser confiável, robusto e já ser uma adapatação consagrada para CJ. Eu não colocaria um motor diesel por dois motivos, o valor que você vai gastar com a compra,adaptação e documentação e o receio de ter o CJ roubado por causa do motor. Se você vai usar o CJ como seu único carro, eu acho que o AP e o GM151, seriam boas alternativas levando-se em consideração o custo x benefício, mas pesquise bem antes de comprar o motor para saber ao certo quanto vai gastar com a adaptação, porque não é raro no meio da execução do trabalho surgirem gastos inesperados, a menos que seja você mesmo que vá fazer todo o serviço.

[]´s

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    De março para cá?

Nunca poderia dar esse(s) tipo(s) de problema(s), com um motor bem feito e bem cuidado.

Não suponha coisa alguma.

É caso de voltar no seu mecanico e ver o que esse(s) "orelhaseca(s)" fez.

Deveria rodar 5 anos, pelo menos, sem problema algum.

Tá me parecendo sacanagem.

Volta lá e exija resolver o problema.

Sair à cata de outras modificações/adaptações não é o certo nesse ponto da história. Só vai tirar mais dinheio do bolso.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    tavio_g, respondi teu email mas voltou pra mim.

Então cara, o negócio aí tá complicado. Aqui na empresa já recondicionei muitos motores de jeep que rodam pelo interior do estado e alguns outros de amigos do jeep clube local.

Como disse o mestre Leopoldo, um motor retificado deve durar no mínimo 5 anos.

Já tive problemas aqui de mau uso do motor e outros que não respeitaram o período de amaciamento.
    Motor é uma caixinha de surpresas, por ex: a retifica pode errar, peças podem apresentar defeito, o mecânico pode fazer cagada e o proprietário do carro também...

To pensando aqui numa forma de tentar te ajudar vendo pelos dois lados, o de cliente e o de mecânico.

Tenta negociar com o cara se propondo pagar 50% da mão de obra dele mesmo q vc não tenha culpa no cartório, daí ele aproveita pra observar se fez alguma "orelhada"(ele nunca vai admitir) durante a primeira montagem e caso alguma peça tenha se desgastado(virabrequim/bielas) torça pra que ainda sirva pra ser recondicionada.

Se o motor estiver mesmo "batendo biela" pode se preparar pra um novo jogo de bronzinas e uma nova bomba de óleo pois esses componentes já perderam a vida útil pois o óleo deve estar circulando cheio de partículas metalicas(abrasivas).

Aí entra mais um jogo de juntas, oleo, filtro, silicone...

É difícil te falar assim à distância, já é complicado descobrir problemas quando trazem motor q não foi feito aqui, nesse caso então...

Como também o Ronaldo falou, infelizmente na maioria das vezes agente precisa desembolsar um pouco mais por um serviço de qualidade.

Outro detalhe, seria o caso até de mandar pro outro mecanico que te cobrou 2 mil, se com 2 mil vc resolver o problema cara seria bem melhor do q ficar gastando pouquinho e nao resolver nada além de ficar tendo dor de cabeça e ainda sem andar de jeep...

Espero ter ajudado.

abração

realmente é um caso critico, eu acho que se tu nao consegui que o kra arrume teu motor
    acho que é muito melhor tu parti pra outro motor
    abraço

putz retificou voltou a dar problema ...zica hein ... eu concodo com o que o leopoldo disse , mas sei que estamos no brasil e que o mané não vai arrumar a cagada que fez então lhe sugiro fuçar atraz de um motor gm 2.2 ou 2.4 (os 4 cil das s-10 ) ou até mesmo um 4cil de ranger (mais dificil e achar) ...
    os 4.9/4.1 são animais mas gasta-se muito mais p/ adpta-los ..um 4 cil desses num carro no estagio que ta o seu é só trocar o motor mesmo , no max um cambio clarck e pronto
    []`s

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Pelo jeito não trocaram as guias de válvulas e nem os retentores. Quando se faz o reassentaento das válvulas, essas peças precisam se trocadas pois com os anos criaram casas nas válvulas e no reassentamento as válvulas mudm de posição acabam surrando o que resta do retentor das válvulas.
    O barulho em baixo pode ser até um casquilho mal montado ou um mancal que está se afroxando. manda abrir o cárter e olhar. Pra finalizar, a bomba de óleo foi tracada? SEMPRE que se retifica um motor a bomba deve ser trocada por ene motivos, e entre eles a garantia que não vais jogar a retífica fora, pois o motor justo apresenta uma pressão maior de óleo, e a bomba antiga apresenta perdas e não garante a pressão necessária, o que causa inúmeras dores de cabeça futuras.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Edintruder, Nosso amigo já esclareceu o problema do retentor de válvula nesse tópico aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...light=retentor raramente um jogo de retentor de válvula é reaproveitado pois são descartáveis.

Sobre os guias de válvula o motor 2.3 OHC não possui guias postiços, são fundidos/moldados durante a fabricação do cabeçote, salvo as Retificadoras que tenham guias específicos p/ adaptação nesse modelo de motor.

O único ponto que ainda pode ser observado no cabeçote seria a haste das válvulas, normalmente tem muito mecânico que olha apenas a pista de assentamento e acha que válvula pega retífica, esquecendo da haste que também se desgasta e não tem como recondicionar aí não tem retentor novo que segure a passagem de óleo...

E sobre a batida de bielas só removendo o virabrequim mesmo pra conferir todas as bronzinas.

[]'s

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Os desgastes por atrito ocorrem mais nas guias das válvulas de escape. Não nas de admissão.

Quanto aos retentores, desgastam (+/-) por igual em todas as hastes.

Dependendo do uso, a guia da válvula de escape é a mais desgastada pois os produtos de combustão penetram na folga entre haste e guia e com o tempo a haste alarga o furo num formato cônico.......largo próximo à cabeça da válvula e na medida quse original na ponta da guia.

Você poderia alargar o furo guia e usar uma válvula com haste sobre-medida se é disponível.

De qualquer forma, o serviço de reparo da guia requer remoção do cabeçote.

O serviço de troca de retentor não. Dá para trocar no local e sem maiores preocupações.

Se não fosse o problema do ruído que indica indícios de problemas mecanicos, o problema desse motor seria fácilmente resolvido.

Poderia ser tuchos batendo, bielas batendo, rolamento da correia do comando, rolamento do alternador, rolamento de bomba dágua, Polia dianteira solta, came do rotor do distribuidor sem lubrificação, batimento de eixo da bomba de gasolina ........
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

OLá pessoal,
    bom, ainda não tenho novidades sobre o ocorrido, mas o cabeçote foi ontem para a retífica ver o que será feito...
    vou passar lá amanha pra ver como está o jeep.
    e falo pra vcs o que está acontecendo...
    vamos ver no que vai dar...

valeu pela força de todos.
    abraços
    Otavio Godoy
    TAM - Toyota Amarela

Se a utilização vai ser diária, não tenha dúvidas: AP nele!
    Rapaz, o meu jeep está com um OHC Merda,... Ôh merdinha de motor, desculpe os amantes do Ford GEORGIA OHC.
    Jogue essa porcaria no lixo; venda ao mexanico que fez a cagada; enterre bem longe de casa para não dar azar...mas se livre dele rápido.
    Quando for trocar o meu, não tenho dúvidas: AP 2.0.

Bom, acabei de voltar do mexânico.
    O cara da retífica disse que a guia das válvulas estão ruins.
    Vai precisar refazer, embuchar, não sei.. acho que deve ser o mesmo processo de fazer a camisa do pistão né!?
    Falando com o cara ele disse que tinha uns retentores de válvulas lá...
    mas vai que seja aquelas 1/2 boca...
    queria perguntar para vocês se existe alguma marca boa desse retentor para eu trocar.
    A Sabó fabrica esse tipo!???

valeu pessoal!
    Otavio Godoy
    TAM - Toyota Amarela

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem