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Resultados 1 a 10 de 10
  • #1

    Coluna de direção rangendo




    Olás,

    A coluna de direção (original) do meu CJ 82 começou a fazer um nheco-nheco insuportável com o Jeep em movimento. Parece ferro raspando em ferro. Não consegui remover o volante (não tenho canhão 24 e nem vou tentar usar o alicatão...), mas acredito que lá dentro exista alguma bucha, rolamento ou algo assim. Seja lá o que for, quebrou.

    A saber: ja verifiquei todos os parafusos, de todos os pontos de fixação, sustentação, etc. O ruído é mesmo dentro do canudo

    Alguma dica dos colegas?


    Abraços grunhidos,
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #2
    Usuário Avatar de Fabiano-SL
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    Nesse cano tem um rolamento com uma mola, que fica precionada contra o volante... pode ter estourando o rolamento ou essa mola.

    Para tirar a direção precisa um extrator, a minha só saiu com isso...
    Imagens Anexas -imagem.jpg 

  • #3
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Atenção porque nhec-nhec pode também ser ruído de metal trincado esfregando uma aresta noutra.

    Se não for o rolamento da coluna, veja na coluna onde vai presa ao painel, se no painel ou a capa preta da coluna não está trincada ou mesmo fraturada.

    e por fim

    desça do lado do motorista, olhe em baixo do jeep, olhe no espaço entre a longarina e a carroceria, logo acima do chassis, na carcaça da caixa de direção, um pouco acima do cilindro mestre. de trás para frente, na carcaça da caixa tem uma curvatura em forma de nervura. É possível trincar a carcaça da caixa e a trinca é visível justamente lá. Se estiver trincada é possível recuperar a carcaça.

    Outra possibilidade é trinca no chassis, na parte da longarina, aba menor, veja em cima e em baixo. Na região da caixa e furo passante do jumelo
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
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  • #4
    Olá, Fabiano, olá Leopoldo.

    Existe uma abraçadeira no pé da capa da coluna, ela estava frouxa, apertei-a e o barulho melhorou. Não encontrei trincas na carcaça nem nos suportes do jumelo. Quais são as possibilidades deste ruído estar relacionado à acomodação da carroceria devido à troca dos calços feita recentemente? Se for esse um dos motivos, talvez um ajuste na inclinação da coluna resolva, não? Ela deve estar a 90° exatos em relação à caixa?


    Abraços, bom fim de semana a vcs.
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #5
    O meu também "sofre" desse mau, vou verificar o rolamento e a mola acho que é isso!
    []´s.

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
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    muitas vêzes, a troca de calços obriga ao reajuste do ângulo da coluna da caixa.

    a caixa tem 3 parafusos ..... e 2 orbitam em volta de um deles.

    a função é ajustar o ângulo da coluna em relação ao chassis.

    MAs antes, alivie o torque nos 2 parafusos da capa da coluna junto ao painel (altura do joelho).

    agora, desça do jeep e alivie a carga de torque dos 3 parafusos da caixa (lá no chassis), calçando as porcas que ficam para o lado do motor.

    Não remova os parafusos, só deixe soltos.

    Com a coluna solta, está ponta para o reajuste.

    reaperte os 2 parafusos no painel.

    reaperte os parafusos da caixa.

    reaperte o parafuso passante no pé da coluna
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #7
    Olá, Leopoldo,
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Com a coluna solta, está pronta para o reajuste.
    reaperte os 2 parafusos no painel.
    reaperte os parafusos da caixa.
    reaperte o parafuso passante no pé da coluna
    Obrigado pela aula. Reportarei o resultado amanhã.

    Bom finds, abraços procê.

    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #8
    Não sei o que seria deste fórum se não fosse o Leopoldo!!!!!

  • #9
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    muitas vêzes, a troca de calços obriga ao reajuste do ângulo da coluna da caixa.
    a caixa tem 3 parafusos ..... e 2 orbitam em volta de um deles.
    a função é ajustar o ângulo da coluna em relação ao chassis.
    MAs antes, alivie o torque nos 2 parafusos da capa da coluna junto ao painel (altura do joelho).
    agora, desça do jeep e alivie a carga de torque dos 3 parafusos da caixa (lá no chassis), calçando as porcas que ficam para o lado do motor.
    Não remova os parafusos, só deixe soltos.
    Com a coluna solta, está ponta para o reajuste.
    reaperte os 2 parafusos no painel.
    reaperte os parafusos da caixa.
    reaperte o parafuso passante no pé da coluna
    Oi, Leopoldo.
    Fiz a lição de casa. Problema resolvido

    Muitíssimo obrigado,


    [s],
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #10
    Usuário Avatar de CJ 60
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    Pra enriquecer o post segue a foto..
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -cx-direcao.jpg  
    =======
    Wilson

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