x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 32

Hybrid View

Usuário Avatar de DCD
    Entrada
    11/01/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Proporção ideal

Queria saber qual melhor combinação motor diferenciais eixos cambio poderia ser feita ja pensei em fazer o bf 161 alterado ou original mas trocar a relação do cambio por uma mais longa e manter 3 marchas não sei se os diferencias aceitariam ou se teria outra complicação por parte de eixo ou qualquer outra coisa e tbm poderia ser outra motorização e outras combinações alguem tem alguma ? A minha é possivel ? TENHO POR IDEIA USAR O "OBRA DE ARTE" COMO CARRO E EVENTUALMENTE UMA PRAIA DE DIFICIL ACESO UM FORA DE ESTRADA
    4X4 Brasil Razão: ACRESCENTAR O USO
    DENIS

Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    É muito dificil se chegar à configuração ideal, depende muito do tipo de uso, tamanho dos pneus, e principalmente do gosto do proprietário.
    Eu, por exemplo, tenho um jeep com motor BF 161, câmbio 4 marchas do OHC, diferencial 4.89X1 (44/9) e pneus 7.50X16. Para o meu gosto ele tem a relação muito curta, uso a 1ª e 2ª marchas apenas para sair, no restante do trajeto, no trânsito urbano, uso apenas a 3ª e 4ª marchas. Nas trilhas uso sempre 2ª e 3ª reduzidas nunca encontrei uma subida que faltasse força na 2ª reduzida, a 1ª reduzida uso somente como freio motor em descidas muito íngremes e lisas, mesmo as rampas que uso a 1ª reduzida para descer subo em 2ª reduzida com sobra de motor. Em rodovias acho a velocidade de cruzeiro muito baixa, por volta de 60 a 70 km/h eu gostaria de trocar a relação do diferencial para 4,27X1 (47/11), mas como não tenho certeza se funcionará a contento, alem de ser caro o custo do casal coroa/pinhão e muito trabalhosa a substituição, o projeto vai ficando para mais tarde.
    Fiz algumas contas e cheguei à conclusão que substituindo a relação 4.89 para 4.27 teria uma aumento na velocidade final/cruzeiro em aproximadamente 10 km/h, mas já coloquei o assunto em discussão aqui no forum e a maioria do pessoal acha que o BF 161 não teria força para levar o Jeep em 4ª marcha com a relação 4.27. Veja no tópico "Discutindo a Relação"

Tenho um amigo que tem um Jeep com motor AP 2.0 Injetado, turbinado, com câmbio de Chevette 1.6., diferencial 4.89 e pneus 7.50X16. O Jeep anda muito bem em rodovias e nas trilhas usando a reduzida, mas no trânsito urbano, sem o uso da reduzida, ele queima um pouco de embreagem para arrancar em 1ª marcha nas subidas, acho que se ele colocasse o câmbio do Chevette 1.0 que tem a 1ª mais curta ficaria melhor. Outro problema com o câmbio do Chevette é que depois de algum tempo ele começa escapar a 3ª por causa de um problema no sistema usado para acoplar a caixa de tração, a desse meu amigo já está escapando e olha que ele usa a flange da Deep-Tec para conectar a caixa de câmbio à caixa de tração.
    4X4 Brasil
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

Usuário Avatar de DCD
    Entrada
    11/01/2009
    Local
    São Paulo/SP

tipo de uso

bom com disse quero usa lo como um carro normal sendo q de vez em qdo ir a uma praia de dificil acesso fazer uma o outra trilha e em numeros eu diria q existe uma configuração (relação motor cambio diferenciais etc) que fique no meio por exemplo vc dise q seu jeep é forte mas tem velocidade baixa é isso q eu quero um jeep com a melhor proporção força velçocidade eu pensei em apenas aumentar as marchas do cmabio tres marchas para melhorar acha q resulta?
    DENIS

Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Mexer no câmbio não adianta, porque tanto o câmbio 3 ou 4 marchas têm a última marcha, a 3ª no caso do 3 marchas e a 4ª no caso do 4 marchas com a relação 1:1, isto significa que para cada volta que o motor dá, o eixo cardã também dará uma volta, então em termos de velocidade final não fará diferença.
    O problema é que o motor BF 161 é um motor de baixa rotação, a potência máxima dele é em 4000 RPM. A velocidade de cruzeiro de um veículo, isto é aquela que você roda ma rodovia com conforto e economia, sem esgoelar o motor, é por volta da metade da rotação de potência máxima, então no caso do BF seria 2000 RPM, que num câmbio com relação 1:1, com diferencial 4,89:1 e pneus 7.50X16 daria por volta de 60 km/h, a meu ver muito baixa.
    Existem 3 soluções para isso.
    1ª - trocar o motor por um de rotação maior, tipo Opala 4cc, Ford OHC ou VW AP 2.0
    2ª - Trocar a relação do diferencial para uma mais longa, como expliquei no post anterior.
    3ª - trocar o câmbio por um de 5 marchas que tenha a 5ª over drive, ou seja, a relação seja inferior a 1:1, tipo o câmbio do Chevette que tem a 5ª em 0,8:1 ou seja, para cada volta do motor o cardã vai dar 1,25 voltas.

A adptação mais simples de se fazer, mais barata e que tem dado um resultado satisfatório para a maioria do pessoal seria o motor do Opala 4cc com o câmbio 5 marchas do Chevette, pode ser o do 1.6 que é mais fácil de achar, ou o motor AP 2.0 com o câmbio 5 marchas do Chevette Jr. (1.0). Com o câmbio do Chevette 1.6 a primeira simples fica fraca para esse motor.
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

Usuário
    Entrada
    19/06/2006
    Local
    Itajaí/SC
    Dá uma olhada no tópico que ta 2 abaixo desse: Qual o melhor conjunto para o Jeep??

acho que fala da mesma coisa.

abraço

Usuário Avatar de DCD
    Entrada
    11/01/2009
    Local
    São Paulo/SP

olhei

Sim rossirr eu vi o topico mas la a configuração é geral tem freios etc etc vai alem da q eu preciso q é so motor cambio diferenciais exatamente pra achar o equilibrio perfeito de força velocidade economia e até autonomia essa é a proporção q procuro entendeu robertux c pq as outras partes eu ja tenho em mente rossirr obrigado oas dois
    DENIS

Usuário Avatar de DCD
    Entrada
    11/01/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Aleco eu sou leigo para isso rsrsr mas acho q o cambio cinco marchas tem a relação muito longa e pelo q li aqui do robertux no topico o seu jeep ja tem 8/43 então acho q se vc falar com ele ele pode te ajudar melhor abraços
    DENIS

Tabela de relação (relação x tamanho pneu)

Amigos, esta reportagem é bem esclarecedora sobre qual a relação ideal para o seu veículo, esta tabelinha da DANA tb dá a exata noção de qual relação devemos usar. Suspension Tech: What Size Tires?, Tire Size Chart
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -gear-chart.gif  
    2.3 OHC, XRC 8 Comp, Maxxis Bighorn's 32", Tuareg Snorkel, DIS, Breve Susp Lift 4"...

Caro Alecolussi:
    tem alguma coisa alem da redução do cambio e do diferencial, pois vendo aqui nas minhas tabelas, a 1ª do chevette 1,6 é 3,746:1, se for o Chevete junior ela é 4,283:1, a caixa de 3 marchas do jeep é 2,798:1 e a de 4 marchas é 3,569:1, muita gente coloca até o motor AP 1.8 e nunca vi dizer que ficou fraco, estou mais achando que tem sim um problema no motor.

Para se ter uma ideia, o meu jeep é um 61, com diferencial 8/43 e cambio Willys de 4 marchas, como estou usando um pneu 30 x 9,5 R15, ele ficou mais curto que o 600x16 original, que dava 23 km/ por h a cada 1000 giros, hoje ele da só 20 km/h, (medido no GPS), ele tem um conta giro, + curto que isso só o "lula".
    Um dia desses eu peguei 100 por hora por uns 15 segundos numa descida, chegou a estourar o bocal que liga a mangueira do radiador ao motor, ja estava meio corroída é verdade, tanto que foi o giro, 5000 para atingir 100 por hora, pense nisso.

Usuário
    Entrada
    08/11/2009
    Local
    Lajeado/RS
    Gente sei que o topico anda parado! Mas gostaria de uma opinião dos mais experientes!! Tenho um 61 com opala 4 cc cambio chevette 1.6 e coroa pinhao 9/44 pneus 7.50 16! Queridos..... meu jeep nao anda ( velocidade ) e não tem lá muita força tb! Mas a questão é que eu uso o jeep como carro, e o bichão nao passa do 60 e parece que o motor fica em alta a ponto de ficar sem folego...e não passa dos 60...e quando subo em uma ladeira tenho que baixar de marcha! Ja me disseram pra por coroa e pinha mais curta, que o problema que é muito longa a relação e o pneu tb influencia...mas tenho receio de ele ficar mais amarado ainda!!!!!! Da uma força aí galera!!!!!!???

Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
    Entrada
    18/11/2008
    Local
    Serra/ES
    Aproveitando o topico...a configuração externa da cx de 4 marchas do jeep é a mesma da 3 marchas,pergunto isso porque queria trocar a cx do meu jeep( 3 marchas) pela de 4 marchas,para aproveitar a primeira mais reduzida.Então queria saber se é só tirar uma e colocar a outra,ou tem que modificar algo???? Meu diferencial é 9/44.
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Agradecimentos: 66
    Citação Postado originalmente por Willian Del Piero Rocha Ver Post
    Aproveitando o topico...a configuração externa da cx de 4 marchas do jeep é a mesma da 3 marchas,pergunto isso porque queria trocar a cx do meu jeep( 3 marchas) pela de 4 marchas,para aproveitar a primeira mais reduzida.Então queria saber se é só tirar uma e colocar a outra,ou tem que modificar algo???? Meu diferencial é 9/44.
    Sim, externamente a configuração das flanges são, você deve ter cuidado apenas que a caixa de 3 marchas era dos jeeps mais antigos com motor BF e a de 4 marchas foi colocada nos jeeps com motor OHC, o que isso tem de diferente? O eixo primário do cambio de 3 marchas é em estria grossa e o eixo primário do de 4 marchas é estria fina, isso significa que você terá que trocar o disco de embreagem.
    O conjunto platô-disco dos modelos de 6cc e 4cc são diferentes mas não vejo a necessidade de troca do conjunto todo, apenas do disco.
    Abs

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem