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Convex Datacenter
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  • #1

    Aumentando HPs do BF161




    Cabras,

    Ouvi dizer que no caso do motor OHC, ele pode ter o cabeçote rebaixado sem prejuízo de superutilização do motor, pois ele foi projetado para mais cavalos, mas devido a uma classificação de motores x impostos manteve-se a "cavalaria" mais baixa ... dimunindo o custo.

    Alguém sabe sobre essa história ? Talvez Ronaldo B? Walnei?

    Quero entender para saber se rola com o BF161. Pois obviamente queria aumentar a potência mas somente se não há sobrecarga e o motor diminuir o tempo de vida...

    Abraço. Bob.

  • #2
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
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    Bob,

    Essa estória eu conheço do GM151, mas do OHC nunca ouvi nada sobre isso.

    Essa informação sobre o GM151 eu achei no site www.amigosdoopala.com.br , seria bom procurar algum site específico sobre outros carros que também usaram o motor OHC prá ver se tem alguma informação parecida. Sobre o BF161 também nunca ví nada.

    []´s

  • #3
    Belez Ronaldão, já estou contando o pessoal para saber dessa histórioa...

    Enquanto isso: Alguém já rebaixou o cabeçote do BF161?

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Bob
    Belez Ronaldão, já estou contando o pessoal para saber dessa histórioa...

    Enquanto isso: Alguém já rebaixou o cabeçote do BF161?
    Fala Bob,

    Eu rebaixei e o que percebi foi que a temperatura subia com mais facilidade.

    O rezultado foi bom, porém recomendo utilizar ventuinha elétrica, pq no meu caso acabei me f#@D3]nd0, torrei ele, super aquecimento.

    Já vi inclusive uma galera usar velas especiais, velas mais frias.

    []s

    Peleje

  • #5
    Usuário Avatar de Zepi
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    ...aumento de pressão,de potência resulta em maior aquecimento...faz sentido...e compreensível que essa alteração gere outras reações
    Quando vc fala de ventuinha elétrica se refere a uma adicional à original???Pergunto porque a original ventila o tempo todo,e a életrica só na temperatura estipulada do sensor(No sistema original sem chave de acionamento).Acho que um up grade no sistema de hidro-arrefecimento também irira bem!
    Abraços.

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Zepi
    ...aumento de pressão,de potência resulta em maior aquecimento...faz sentido...e compreensível que essa alteração gere outras reações
    Quando vc fala de ventuinha elétrica se refere a uma adicional à original???Pergunto porque a original ventila o tempo todo,e a életrica só na temperatura estipulada do sensor(No sistema original sem chave de acionamento).Acho que um up grade no sistema de hidro-arrefecimento também irira bem!
    Abraços.
    Sim deixe o motor como está, sem tirar a hélice dele.
    Ligue a ventuinha extra através da cebolinha. Este esquema já foi discutido aqui no forum. Eu ñ fiz isso e me estrepei. Perdi meu motor que estava zerado.

    []s

    Peleje

  • #7
    Citação Postado originalmente por p.peleje
    Eu rebaixei e o que percebi foi que a temperatura subia com mais facilidade.
    Peleje, vc tem medidor de temperatura, chegou a verificar até quanto foi a torradeira?

    Você lembra quantos milímetros rebaixo o cabeçote naquela época?

    Abraço. Bob.

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Bob
    Citação Postado originalmente por p.peleje
    Eu rebaixei e o que percebi foi que a temperatura subia com mais facilidade.
    Peleje, vc tem medidor de temperatura, chegou a verificar até quanto foi a torradeira?

    Você lembra quantos milímetros rebaixo o cabeçote naquela época?

    Abraço. Bob.
    Na época tinha o marcador original do BF161, que é elétrico. NÃO PRESTA! O ideal é colocar aquela que é de mercurio (os entendidos me corrijam se estiver errado se realmente é de mercúrio), estou providenciando isso agora com o AP. Pq na época o ponteiro do marcador original estava no meio qdo aconteceu o fato , estava numa trilha, no começo dela, e ainda tive que voltar rebocado pra casa, todo o percurso por um trolha que nem sentiu o peso do meu cj.

    Bob eu ñ lembro o qto foi rebaixado, pq na verdade ele tinho sido recém retificado, comprei de um cara que colocou motor de sprinter no cj. O motor tinha poucos meses que tinha saído da retifica, o cara mandou retificar e logo em seguida meteu o motor MB Sprinter.

    Mas se realemnte quiser rebaixar....faça sem medo, porém melhore o sistema de arrefecimento, seria legal um radiador de óleo tb.

    []s


    Peleje

  • #9
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
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    Bob,

    Tenta dar uma olhada do Fórum Nacional de Veículos Antigos:

    http://forum.topmark.com.br/

    []´s

  • #10
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    Eu já ouvi essa historia do ohc... na epoca, parecia que motores que tivessem mais de 100 hp a tributacao era maior... isso ocorreu por causa da crise do petroleo dos anos 70... mas se procede ou se é mais uma "lenda urbana" nao sei...
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

  • #11

    Motor

    É isso mesmo. Parece que essa história bate com outros sites e grupos de preparação de motores etc.

    Estou pesquisando material para decidir o que vou fazer no meu BF161. A idéia e documentar, medir e depois publicar aqui no forum uma sugestão de de preparo completa.

    Quem tiver mais info manda aí que depois posto tudo.. Abraço. Bob.

  • #12
    Me parece que para o Jeep e Rural o motor tinha 91 cv @ 5000rpm e 17 mkgf @ 3000 RPM, enquanto para o Maverick, o mesmo tinha originalmente 99cv @ 5400 RPM e 16,9 mkgf @ 3200 RPM.
    Essa redução possibilitou uma curva de torque mais plana, mais adequada ao perfil de utilítário.

    Não sei se no Mustang-4 esse motor era muito mais forte.

    []'s
    1941 - Willys MB Slat Grill / 1942 - Dodge wc57 Command Car / 1951 - Willys M38 / 1955 - Willys M38A1

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