Olá amigos, recentemente instalei o filtro de ar da kombi no meu CJ de forma provisória, pensando em fazer o respiro para o lado de fora do jeep, como não me agrada cortar a lata dele, estou pensando em utilizar aquele alçapão da ventilação da cabine para a tomada de ar, assim tive algumas idéias de como adaptá-la a primeira foi semplesmente furar a tampa original, soldar um cano e colocar um chapeuzinho, a outra (mais interessante) seria fazer algo parecido com os esboços abaixo (a escala não está respeitada)
Modelo dele pronto:

Corte com esquema do funcionamento:

Corte diagonal:

Instalação:

A idéia consiste basicamente em fazer uma caixa fechada, com uma grelha na parte de cima, uma tampa para evitar a entrada de água da chuva e uma canaleta para escoamento da água que entrar. A ligação com o filtro de ar seria feito através de um cano flexível passando pela parede corta fogo (o unico furo a ser feito na lata).
Minhas dúvidas são, em que tipo de material/profissional eu poderia levar as medidas para confeccioná-la e qual o espaço que deveriá ter as paredes internas para evitar estrangular muito a passagem de ar?
Aguardo comentários/sugestões.