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Convex Datacenter
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  • #13
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
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    Câmbio de 4 marchas vazando óleo - Até que ponto é "normal"?
    Normal até parar de vazar, pois se parar o óleo acabou.

    []´s... colaborativos da 6ª sem lei.

  • #14
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por Alexandre Targino
    ....vc identificou mais algum local que possa estar acarretando este vazamento?
    Alexandre,

    Olhei as fotos mas o contraste da tinta com o óleo não permite identificar um ponto de vazamento já que parece que está tudo melado.

    Para vc não ficar na mão, vou explicar então uma sequência do que pode ser:


    A- Junção cambio/transferência - possibilidades:

    - Foi usado o modelo de rolamento entre as caixas que pode ter sido instalado com o anel elástico externo: não é comum acontecer isso mas é possível. O rolamento certo não tem anel elástico na capa externa. É diferente do rolamento do eixo piloto. Assim, as caixas não se juntam e vaza óleo pelo espaço entre as duas.

    Solução: desmontar, remover o anel elástico e montar de tudo novo .... nova junta .... nova colagem ..... etc .....


    2- Na parte traseira da caixa de cambio, entre ela e a transferência há 2 eixos que são travados com uma pequena chapa metálica. Essa chapa metálica pode ter sido montada fora da posição ideal e ao juntar as 2 caixas, há interferência, portanto não juntam como deve.

    Solução: desmontar, reposicionar a chapinha e montar tudo de novo .... nova junta .... nova colagem ..... etc .....


    3- Por causa de montagens deficientes anteriores, devido a essa chapinha ter ficado forçada entre as carcaças, a carcaça da transferência rachou naquela parte de baixo onde só há um parafuso solitário para juntar as 2 carcaças. A trinca é visível a olho nú e acompanha o raio do arredondamento.

    Solução: Uma vez detectada a trinca, é possível recuperar a carcaça demontando tudo e fazendo uma solda com eletrodos de níquel com a carcaça pré-aquecida em forno para não trincar na solda. Serviço profissional.

    depois é só montar tudo de novo .... nova junta .... nova colagem ..... etc .....



    B - junta da tampa do carter da transferência - possibilidades:

    1- mau assentamento da tampa pois estava empenada nos furos e ninguém viu.

    Solução: remover a tampinha e numa bigorna, acerte a planicidade da mesma. Depois é só montar tudo de novo .... nova junta .... nova colagem ..... etc .....

    2- Parafusos mais compridos que o normal. Ao apertar, parece que apertou mas a junta não ficou pressionada.

    Solução: corte os parafusos um pouco mais curtos ou use combinação de arruela lisa grossa e a de pressão.

    Depois é só montar tudo de novo .... nova junta .... nova colagem ..... etc .....

    3- o bujão do carter espanou ou a rosca da tampa trincou:

    Solução: Troque a tampa e/ou o bujão.

    comentário adicional: se o vazamento vem da junta e/ou dos parafusos da tampa da overdrive/PTO, remova, limpe, troque a junta e use cola de silicone vermelho não acetico.

    As roscas dos parafusos podem ser vedados com teflon




    C - Porca da flange da cruzeta montada sem a arruela lisa:

    O óleo migra pelo entalhado e vaza pela ponta do eixo - na rosca . Típico de orelhada de motagem.

    Solução: Remova a cruzeta, remova a porca, coloque a arruela e re-aperte de novo.

    Só isso ?????

    Não

    O aperto dessa porca é feito com a chave parada enquanto vira-se a chave de flange para não dar carga sobre o rolamento parado.

    exige técnica de montagem.

    leia o tópico:

    ajustando os rolamentos de munhão e cubo

    para entender do que estou falando.



    D - Não foi feito o ajuste da pré-carga dos rolamentos cônicos do eixo primário, ele trabalha com folga e já comeu o retentor na flange que eu falei acima.

    Como pode ser visto isso?

    Deite em baixo do jeep com ele numa posição plana, com o freio de mão solto. Pegue a flange com as 2 mãos e force para cima-para baixo. Sentiu um movimento de folga? DANOU.

    Solução: entre a carcaça da saida da flange e a carcaça da transferência tem uma série de calços de ajuste. Não estão lá de enfeite.

    Veja o manual de manutenção do jeep e como ajustar essa folga, combinado com as técnicas do tópico acima.

    serviço complicado !!!!!!



    E - esqueceram de colocar os retentores nas hastes das alavancas.

    Solução: coloque os retentores, com a molinha para o lado da carcaça. Se o retentor tiver molinha dos 2 lados, qualquer um seve.



    F - Vazamento pelo respiro:

    possível mas improvável.

    comentário adicional: para vazar pelo respiro, ou a transferência está de óleo até a goela ...... ou o feltro não está dentro do tubo - se for o respiro largo - ou a tampinha do respiro fino está esquecida em alguma mesa ou gaveta



    G - vazamento pelo cabo do velocímetro:

    Solução: remover o cabo, o pinhão do velocímero e trocar o O'ring.



    H - Apertaram os parafusos das carcaças como se fosse tampa de mamadeira:

    Solução: re-apertar tudo !

    comentário adicional: é um caso a ser estudado com carinho pois parafusos soltos querem dizer: ou o aperto foi insuficiente ou eles soltaram sózinhos, o que quer dizer que valeria a pena tirar a caixa, limpar tudo, re-apertar os parafusos mas colocando trava química, pois vão soltar de novo.....e bem lembrado.....trocar as juntas e colocar o silicone NÃO acetico nos 2 lados, deixar curar e montar. Existem outras variações de montagem.....


    I - O colo da flange de saida da cx de transferência tem um calo e o retentor não assenta mais.

    troque a flange e ponha um retentor novo.


    casos C D & I: não esquecer de collcar o feltro no anel interno da luva !


    MINHA OPINIÃO : ITEM + PROVÁVEL : D
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #15
    O Meu estava melejando, e com tinha aberto o cambio a uns 6 meses, fui confrerir o aperto,
    vários parafusos deram apertos...
    apertei e parou de vez.
    Outra coisa que vaza é aquela cebolinha da luz de ré q pode ser colocado na caixa.
    Se a rosca não estiver bem feita e ali td vedado vaza td pra baixo.
    +1 antes meus diferenciais melejavam bastate(nao chegava ao ponto de vazar). Os respiros estavam entupidos.
    Quando tirei eles e fiz com snorkel, resolveu td problema, agora tá td sequinho.

    Abraços
    Otavio Godoy
    ---------------------------
    TAM - Toyota Amarela

  • #16
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
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    A marca dos retentores tbm influencia

    Tem algumas marcas por aí beeem vagabundas, se possível $$$ sempre coloque da Sabó ou da Eureka, o resto é porcaria Da Eureka não cheguei a usar ainda, mas me pareceu tão boa qto a Sabó.

    Nas juntas, meu meca deu uma dica de além da junta, usar o silicone, ajuda e muito a eliminar os vazamentos. Mas o silicone tem q ser passado dos 2 lados da junta

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #17
    leopoldo, que aula hein amigo!!! Show de bola!

    Levei o Jeep no mecânico neste sábado, e ele constatou que
    O óleo migra pelo entalhado e vaza pela ponta do eixo
    rolamentos cônicos do eixo primário, ele trabalha com folga e já comeu o retentor na flange que eu falei acima.
    conforme muito bem identificado pelo leopoldo (D)!, desconectamos as cruzetas da transmissão, retiramos as porcas e colocamos UM RETENTOR e cola para juntas e completamos o nível da cx!
    Serviço: 10 latinhas = r$ 20,00
    Graças a Deus até agora o VAZAMENTO parou!!! 8)

    Resta saber quanto tempo vai durar sem vazamento , visto os procedimentos indicados pelo leopoldo (itens C e D) não terem sido aplicados na integra (só vi a resposta hj.... )


    Mas agradeço a todos as orientações e a ajuda!!

    Pelo menos por enquanto estou livre do incomodo que é o vazamento de óleo!!!

  • #18
    Usuário
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    Meu jeep está equipado com motor de maverick 4cc com caixa de cambio 4m e estou com vazamento que começou a algum tempo e até então era pouco, mas agora está uma poça imensa em baixo do jeep e acho que seja da caixa de cambio, pois ele saiu da oficina a 4 dias para fazer uma geral no motor e troca de óleo do motor e até agora não baixou, por isso acho que deva ser do cambio e é bem escuro o que está pingando. Como meu mecânico não tem tempo para duas semanas, como faço para ver como está o nivel do óleo da caixa e como faço para repor este óleo e qual usar.

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