Normal até parar de vazar, pois se parar o óleo acabou. :concordo:Citação:
Câmbio de 4 marchas vazando óleo - Até que ponto é "normal"?
[]´s... colaborativos da 6ª sem lei.
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Normal até parar de vazar, pois se parar o óleo acabou. :concordo:Citação:
Câmbio de 4 marchas vazando óleo - Até que ponto é "normal"?
[]´s... colaborativos da 6ª sem lei.
Alexandre,Citação:
Postado originalmente por Alexandre Targino
Olhei as fotos mas o contraste da tinta com o óleo não permite identificar um ponto de vazamento já que parece que está tudo melado.
Para vc não ficar na mão, vou explicar então uma sequência do que pode ser:
:idea: A- Junção cambio/transferência - possibilidades:
- Foi usado o modelo de rolamento entre as caixas que pode ter sido instalado com o anel elástico externo: não é comum acontecer isso mas é possível. O rolamento certo não tem anel elástico na capa externa. É diferente do rolamento do eixo piloto. Assim, as caixas não se juntam e vaza óleo pelo espaço entre as duas.
Solução: desmontar, remover o anel elástico e montar de tudo novo .... nova junta .... nova colagem ..... etc .....
2- Na parte traseira da caixa de cambio, entre ela e a transferência há 2 eixos que são travados com uma pequena chapa metálica. Essa chapa metálica pode ter sido montada fora da posição ideal e ao juntar as 2 caixas, há interferência, portanto não juntam como deve.
Solução: desmontar, reposicionar a chapinha e montar tudo de novo .... nova junta .... nova colagem ..... etc .....
3- Por causa de montagens deficientes anteriores, devido a essa chapinha ter ficado forçada entre as carcaças, a carcaça da transferência rachou naquela parte de baixo onde só há um parafuso solitário para juntar as 2 carcaças. A trinca é visível a olho nú e acompanha o raio do arredondamento.
Solução: Uma vez detectada a trinca, é possível recuperar a carcaça demontando tudo e fazendo uma solda com eletrodos de níquel com a carcaça pré-aquecida em forno para não trincar na solda. Serviço profissional.
depois é só montar tudo de novo .... nova junta .... nova colagem ..... etc .....
:idea: B - junta da tampa do carter da transferência - possibilidades:
1- mau assentamento da tampa pois estava empenada nos furos e ninguém viu.
Solução: remover a tampinha e numa bigorna, acerte a planicidade da mesma. Depois é só montar tudo de novo .... nova junta .... nova colagem ..... etc .....
2- Parafusos mais compridos que o normal. Ao apertar, parece que apertou mas a junta não ficou pressionada.
Solução: corte os parafusos um pouco mais curtos ou use combinação de arruela lisa grossa e a de pressão.
Depois é só montar tudo de novo .... nova junta .... nova colagem ..... etc .....
3- o bujão do carter espanou ou a rosca da tampa trincou:
Solução: Troque a tampa e/ou o bujão.
comentário adicional: se o vazamento vem da junta e/ou dos parafusos da tampa da overdrive/PTO, remova, limpe, troque a junta e use cola de silicone vermelho não acetico.
As roscas dos parafusos podem ser vedados com teflon
:idea: C - Porca da flange da cruzeta montada sem a arruela lisa:
O óleo migra pelo entalhado e vaza pela ponta do eixo - na rosca . Típico de orelhada de motagem.
Solução: Remova a cruzeta, remova a porca, coloque a arruela e re-aperte de novo.
Só isso ?????
Não
O aperto dessa porca é feito com a chave parada enquanto vira-se a chave de flange para não dar carga sobre o rolamento parado.
exige técnica de montagem.
leia o tópico:
ajustando os rolamentos de munhão e cubo
para entender do que estou falando.
:idea: D - Não foi feito o ajuste da pré-carga dos rolamentos cônicos do eixo primário, ele trabalha com folga e já comeu o retentor na flange que eu falei acima.
Como pode ser visto isso?
Deite em baixo do jeep com ele numa posição plana, com o freio de mão solto. Pegue a flange com as 2 mãos e force para cima-para baixo. Sentiu um movimento de folga? DANOU.
Solução: entre a carcaça da saida da flange e a carcaça da transferência tem uma série de calços de ajuste. Não estão lá de enfeite.
Veja o manual de manutenção do jeep e como ajustar essa folga, combinado com as técnicas do tópico acima.
serviço complicado !!!!!!
:idea: E - esqueceram de colocar os retentores nas hastes das alavancas.
Solução: coloque os retentores, com a molinha para o lado da carcaça. Se o retentor tiver molinha dos 2 lados, qualquer um seve.
:idea: F - Vazamento pelo respiro:
possível mas improvável.
comentário adicional: para vazar pelo respiro, ou a transferência está de óleo até a goela ...... ou o feltro não está dentro do tubo - se for o respiro largo - ou a tampinha do respiro fino está esquecida em alguma mesa ou gaveta
:idea: G - vazamento pelo cabo do velocímetro:
Solução: remover o cabo, o pinhão do velocímero e trocar o O'ring.
:idea: H - Apertaram os parafusos das carcaças como se fosse tampa de mamadeira:
Solução: re-apertar tudo !
comentário adicional: é um caso a ser estudado com carinho pois parafusos soltos querem dizer: ou o aperto foi insuficiente ou eles soltaram sózinhos, o que quer dizer que valeria a pena tirar a caixa, limpar tudo, re-apertar os parafusos mas colocando trava química, pois vão soltar de novo.....e bem lembrado.....trocar as juntas e colocar o silicone NÃO acetico nos 2 lados, deixar curar e montar. Existem outras variações de montagem.....
:idea: I - O colo da flange de saida da cx de transferência tem um calo e o retentor não assenta mais.
troque a flange e ponha um retentor novo.
casos C D & I: não esquecer de collcar o feltro no anel interno da luva !
MINHA OPINIÃO : ITEM + PROVÁVEL : D
O Meu estava melejando, e com tinha aberto o cambio a uns 6 meses, fui confrerir o aperto,
vários parafusos deram apertos...
apertei e parou de vez.
Outra coisa que vaza é aquela cebolinha da luz de ré q pode ser colocado na caixa.
Se a rosca não estiver bem feita e ali td vedado vaza td pra baixo.
+1 antes meus diferenciais melejavam bastate(nao chegava ao ponto de vazar). Os respiros estavam entupidos.
Quando tirei eles e fiz com snorkel, resolveu td problema, agora tá td sequinho.
Abraços
A marca dos retentores tbm influencia :pensativo:
Tem algumas marcas por aí beeem vagabundas, se possível $$$ sempre coloque da Sabó ou da Eureka, o resto é porcaria :parede: :parede: Da Eureka não cheguei a usar ainda, mas me pareceu tão boa qto a Sabó.
Nas juntas, meu meca deu uma dica de além da junta, usar o silicone, ajuda e muito a eliminar os vazamentos. Mas o silicone tem q ser passado dos 2 lados da junta :concordo:
[s]
leopoldo, que aula hein amigo!!! Show de bola! :palmas:
Levei o Jeep no mecânico neste sábado, e ele constatou queCitação:
O óleo migra pelo entalhado e vaza pela ponta do eixo
conforme muito bem identificado pelo leopoldo (D)!, desconectamos as cruzetas da transmissão, retiramos as porcas e colocamos UM RETENTOR e cola para juntas e completamos o nível da cx! :dance:Citação:
rolamentos cônicos do eixo primário, ele trabalha com folga e já comeu o retentor na flange que eu falei acima.
Serviço: 10 latinhas = r$ 20,00
Graças a Deus até agora o VAZAMENTO parou!!! 8)
Resta saber quanto tempo vai durar sem vazamento :pensativo: , visto os procedimentos indicados pelo leopoldo (itens C e D) não terem sido aplicados na integra (só vi a resposta hj.... :putz: )
:pensativo: :pensativo:
Mas agradeço a todos as orientações e a ajuda!! :concordo:
Pelo menos por enquanto estou livre do incomodo que é o vazamento de óleo!!! :dance:
Meu jeep está equipado com motor de maverick 4cc com caixa de cambio 4m e estou com vazamento que começou a algum tempo e até então era pouco, mas agora está uma poça imensa em baixo do jeep e acho que seja da caixa de cambio, pois ele saiu da oficina a 4 dias para fazer uma geral no motor e troca de óleo do motor e até agora não baixou, por isso acho que deva ser do cambio e é bem escuro o que está pingando. Como meu mecânico não tem tempo para duas semanas, como faço para ver como está o nivel do óleo da caixa e como faço para repor este óleo e qual usar.