Boa tarde à todos.
Procurei em todos os tópicos do OHC e como não descobri nada ainda que se encaixe no meu problema, portanto, criei este tópico.
...
Seguinte: o OHC do meu CJ sempre foi 100%, ainda mais depois da troca do carburador, por um original. Partida de primeira (frio ou quente), funcionamento redondinho, velocidade máxima 100 km/h (Minitrip), não baixava óleo nen nada.
Certa vez, ele começou a rajar bem de leve nas partidas a frio. Mandei no mecânico que certamente mexeu no ponto de ignição e ai dançou deveiz.
Uns meses atras aumentei a folga das velas para 0,8mm e ele deu uma melhorada boa, mas nada do que era antes e continuou rajando quando submetido a muita força.
Enfim, até semana passada ele estava assim: nas partidas, ele rajava durante uns 10 segundos, período no qual a lampada da pressão de oleo ficava acesa. A velocidade máxima não passava de 60 km/h, não mantinha velocidade de quarta marcha nen fudendo e, quando quente, se acelerasse demais, ele estralava tudo! Mas não estava consumindo oleo, o que era uma boa notícia.
Sábado decidi arriscar em mexer no ponto (manualmente e olhoamente) e parece que deu uma melhorada: nas partidas, ele ainda da uma breve rajada, a lampada de óleo apaga e a velocidade máxima voltou a ficar na casa dos 90 km/h e ganhar velocidade em quarta marcha. Ainda da para escutar uns estralos quando forço um pouco mais o acelerador, mas é muito baixo.
Ai esta a questão: dia 25 de maio terá um rally de regularidade aqui na região e estou querendo participar novamente. Se trata de uma prova de 250 km em trechos de terra batida mas, por se tratar de um jeep, o esforço será de 500 km de prova.
O que pretendo é levar o Cj em uma oficina aqui da cidade para conferir o ponto direitinho, medir a compressão dos cilindros e a pressão de óleo. Se ele parar de estralar e as medições estiverem ok, vou me inscrever na prova. Mas após a prova, o OHC será desmontado e refeito.
Fica a minha pergunta: será que pode ser somente um acerto mais apurado? Tem algum outro teste que posso fazer?
Para quem tiver interesse em participar da prova, joga no Google: Rally Eco Goiás.
Att. e desculpe pelo tópico repetido, se for o caso!