
Postado originalmente por
Robertux
Olá EDAPO, bem vindo ao Forum,
Tem alguma coisa estranha nesse Jeep, o 82 tem câmbio de 4 marchas.
O motor original do Jeep 82 é o Ford OHC (o mesmo usado no Maverick). Se for a gasolina ele deverá ser azul, se for a álcool cinza. (isso se estiver original).
Os Jeep mais novos não são mais baratos que os antigos, nem têm nenhum problema, alias o que manda no preço do Jeep é o estado dele e não o ano.
Alguns modelos são mais procurados do que outros, por exemplo, os CJ2 e CJ3A (conhecido como 51) são unanimidade, nunca ouvi ninguém dizer que não gosta deles. É aquele famoso jipinho da guerra. Foram fabricados de 1942 a 1953. (a diferença visual deles é mínima e frequentemente são confundidos).
O CJ3B, conhecido como cara de cavalo é o mais polêmico, muitos o acham o Jeep mais feio que já foi feito, outros são apaixonados por ele e o acham maravilhoso. Basicamente ele foi fabricado de 1954 a 1957. São mais raros. Houve uma versão militar dele fabricado pela Kaiser nos anos 60.
O mais comum é o CJ5 que teve sua produção iniciada em 1955 e, no Brasil, foi fabricado até 1983.
O motor do CJ3A era o Continental Go Devil, de 4 cilindros, que tenha as válvulas de admissão e escape no bloco e as velas ficavam em cima do cabeçote, na posição vertical.
O CJ3B e o CJ5 até 1958 vinham com o motor Hurricane, de 4 cilindros, era uma versão melhorada do Go Devil, que já tinha as válvulas de admissão no cabeçote (as de escapamento permaneceram no bloco) e as velas passaram a ficar inclinadas, como nos motores modernos.
A partir de 1959 o Jeep passou a ser produzido no Brasil, com os motores BF 161 (Brasilian Fabrication) de 161 polegadas cúbicas (2600 cm³) e seis cilindros (basicamente era um Hurricane com 2 cilindros a mais). O câmbio, desde o CJ2 era de 3 marchas.
Em 1976 a Ford, que havia comprado a Willys em 1968, substituiu o velho motor BF 161, para o então moderno OHC, que já tinha o comando de válvulas no cabeçote, com correia dentada e fluxo cruzado, o mesmo que equipou o Maverick e a F100 4 cilindros. O câmbio passou a ser de 4 marchas.
Embora muitos digam que o motor AP e o Opala sejam mais modernos, isso não é verdade, o OHC é da mesma geração do AP, ambos têm comando de válvulas no cabeçote com correia dentada e são da mesma época, aqui no Brasil o AP saiu inicialmente no Passat em 1974 e o OHC em 1976, a diferença é que o OHC parou logo (1983) de ser fabricado no Brasil e o AP continuou evoluindo, recebendo injeção eletrônica e outros aperfeiçoamentos. Uma versão atualizada do OHC com injeção eletrônica e duas velas por cilindro voltou ao Brasil equipando, até recentemente, a Ranger.
O motor do Opala é de projeto muito antigo, com comando de válvulas lateral, varetas e balancins no cabeçote, embora seja um excelente motor. Apesar de atualizado ele tem sua origem nos motores que equiparam as famosas Chevrolet Ramonas da década de 20.
Das versões originais o Jeep, a que alcança melhor velocidade e anda "mais suave" no asfalto é o com motor OHC, a partir de 1976.
Até 1968 o Jeep usava o diferencial mais curto (43/8 - 43 dentes na corôa e 8 no pinhão) e era muito amarrado (melhor para trilhas pesadas). A partir de 1969 a Ford adotou um diferencial um pouco mais longo (44/9) que melhorou o desempenho no asfalto, sem prejudicar muito na trilha.
Acho que passei o mínimo de informação sobre as versões do Jeep, necessárias para um iniciante.
Ah, estava me esquecendo do CJ6, que basicamente é um CJ5 mais comprido, tendo versões de duas e 4 portas.
Se precisar de mais alguma coisa é só perguntar.
Abraço
Roberto