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  • #1
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    Alô Ian!!

    Abri meu câmbio para trocar um rolamento que tá fazendo barulho...
    Vou tirar umas fotos da alavanca da D20 com a adaptação feita pelo mecânico e postar aqui no grupo.

    Att.
    Willys 63, Preto, BF 161, clark 5m, Direção Vw, Discos dianteiros F1000/S10 Rodas diamantadas Fortwheel, Pneus Bridgestone 265/70-16 - BODE PRETO

  • #2
    Usuário Avatar de antonio umino
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    os cambios do OHC. 4 marchas é tudo igual aos do 6 ciindros, muda a quantidade de dentes...

    Mas cuidado o de 6 cil. não intercambia as engrenagens com a do OHC.

    Tentei colocar a caixa do maverick, na reduzida willys.... (não dá acoplamento)...
    O parafuso de baixo não dá certo no furo da caixa de reduzida......
    e mais outra a caixa do maverick não tem os furos para prender o coxim trazeiro (coxim do cambio) na travessa do cambio.
    O da F 100 também não deve ter os furos do suporte do coxim...
    grande abraço.
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #3
    Usuário Avatar de Sydney66
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    Grande Umino, obrigado pelas dicas. Então significa que posso utilizar todos os componentes internos da caixa, menos claro o eixo secundário que é mais longo por não ter a caixa de transferencia. As relações de marcha são as mesmas?
    Grande abraço
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #4
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Sydney.
    Então. a caixa de cambio do maverick.. se o seu motor for o OHC. vc aproveita tudo..... menos o eixo entalhado.
    Mas se o seu motor for o BF. vc vai ter que trocar o eixo piloto, que no caso é o do cambio ohc para o de motor bf.
    Quanto à caixa de cambio. no meu caso tentei até colocar com a caixa do ohc. na reduzida willys, não deu acoplamento.
    Pois os furos desta parte da caixa tem os furos maiores. 1/2 e a caixa de reduzida tem os furos de 3/8 até andei refurando a caixa de reduzida. mas ao acoplar como o parafuso de baixo não pega rosca..... fiz até um prisioneiro, mas os furos não casam.

    Tem mais um porém. se vc for montar o cambio do OHC na caixa de 6 cil.

    Vc vai ter que desbastar o encaixe do pino da ré, pois o trem de engrenagens não desce até o fundo para fazer a montagem.
    Pois esta engrenagem tem mais dentes (maior). e não cabe nesta parte..
    Conjunto de engrenagens.
    OHC Bf.
    35 33 quarta marcha
    30 29 terceira marcha
    23 23 segunda marcha
    15 15 marcha a ré
    19 19. Primeira marcha............
    As engrenagens do eixo entalhado. a primeira marcha e a segunda marcha são iguais nos dois cambios inclusive a marcha a ré.

    Ok.

    abraços.
    4X4 Brasil
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #5
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    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    Sydney.
    Então. a caixa de cambio do maverick.. se o seu motor for o OHC. vc aproveita tudo..... menos o eixo entalhado.
    Mas se o seu motor for o BF. vc vai ter que trocar o eixo piloto, que no caso é o do cambio ohc para o de motor bf.
    Quanto à caixa de cambio. no meu caso tentei até colocar com a caixa do ohc. na reduzida willys, não deu acoplamento.
    Pois os furos desta parte da caixa tem os furos maiores. 1/2 e a caixa de reduzida tem os furos de 3/8 até andei refurando a caixa de reduzida. mas ao acoplar como o parafuso de baixo não pega rosca..... fiz até um prisioneiro, mas os furos não casam.

    Tem mais um porém. se vc for montar o cambio do OHC na caixa de 6 cil.

    Vc vai ter que desbastar o encaixe do pino da ré, pois o trem de engrenagens não desce até o fundo para fazer a montagem.
    Pois esta engrenagem tem mais dentes (maior). e não cabe nesta parte..
    Conjunto de engrenagens.
    OHC Bf.
    35 33 quarta marcha
    30 29 terceira marcha
    23 23 segunda marcha
    15 15 marcha a ré
    19 19. Primeira marcha............
    As engrenagens do eixo entalhado. a primeira marcha e a segunda marcha são iguais nos dois cambios inclusive a marcha a ré.

    Ok.

    abraços.
    Amigos,

    Desculpe pegar carona neste tópico mas estou com um pequeno grande problema e não sei como proceder....

    Ontem o câmbio da minha F75 deu problema, se foi o eixo piloto e o carretel ( quebrou os dentes da 4 marcha) .... o estranho é que fui comprar o carretel novo e para minha surpresa o carretel que estava montado era de 35/30... dentes, ou seja, o carretel do OHC, mas a minha usa o motor BF161... O eixo piloto que estava montado é o certo, o do 6cc com 16 dentes, mas o carretel do OHC... Meu mecânico deu o palpite de que o antigo dono comprou uma caixa do OHC e trocou o eixo piloto para poder usar no BF.... Isso é possível? E se tivesse montado o carretel errado, teria como ter dado certo a montagem? Eu usei ela cerca de 7 meses até dar este problema.... Compensa eu arrumar ela ou trocar por outra? Como identificar se ela é original do 6cc ou OHC?

    Obrigado...

    Abraços
    Neuto Maschio
    F75 - Cheirosa
    BF-161/4M/4x4

  • #6
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    Citação Postado originalmente por neutofm Ver Post
    Amigos,

    Desculpe pegar carona neste tópico mas estou com um pequeno grande problema e não sei como proceder....

    Ontem o câmbio da minha F75 deu problema, se foi o eixo piloto e o carretel ( quebrou os dentes da 4 marcha) .... o estranho é que fui comprar o carretel novo e para minha surpresa o carretel que estava montado era de 35/30... dentes, ou seja, o carretel do OHC, mas a minha usa o motor BF161... O eixo piloto que estava montado é o certo, o do 6cc com 16 dentes, mas o carretel do OHC... Meu mecânico deu o palpite de que o antigo dono comprou uma caixa do OHC e trocou o eixo piloto para poder usar no BF.... Isso é possível? E se tivesse montado o carretel errado, teria como ter dado certo a montagem? Eu usei ela cerca de 7 meses até dar este problema.... Compensa eu arrumar ela ou trocar por outra? Como identificar se ela é original do 6cc ou OHC?

    Obrigado...

    Abraços

    se o piloto é de 16 dentes e no carretel 35 dentes. está correto.. é uma caixa de cambio do 4 cilindros... pode ser da f 100. e do maverick. como o do jeep .....com o motor OHC...... se quebro o dente do carretel da 4 marchas. (maior)... tem que comprar o carretel do OHC..... Ok... o do 6 cilindros motor BF tem o carretel de 33 dentes e o eixo piloto de 18 dentes. Ok.
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #7
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    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    se o piloto é de 16 dentes e no carretel 35 dentes. está correto.. é uma caixa de cambio do 4 cilindros... pode ser da f 100. e do maverick. como o do jeep .....com o motor OHC...... se quebro o dente do carretel da 4 marchas. (maior)... tem que comprar o carretel do OHC..... Ok... o do 6 cilindros motor BF tem o carretel de 33 dentes e o eixo piloto de 18 dentes. Ok.
    Umino, por gentileza qual sua opinião?

    Está correto usar a caixa OHC num BF? E se eu colocar um eixo piloto 18 dentes e carretel 33 daria certo? Essa quebra pode ter ocorrido pelo fato de ter usado uma caixa teoricamente mais fraca num motor maior? O que faria no meu lugar, arrumaria esta caixa ou comprava uma outra (original ou adaptada)?

    Obrigado!

    Abraços
    Neuto Maschio
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por neutofm Ver Post
    Umino, por gentileza qual sua opinião?

    Está correto usar a caixa OHC num BF? E se eu colocar um eixo piloto 18 dentes e carretel 33 daria certo? Essa quebra pode ter ocorrido pelo fato de ter usado uma caixa teoricamente mais fraca num motor maior? O que faria no meu lugar, arrumaria esta caixa ou comprava uma outra (original ou adaptada)?

    Obrigado!

    Abraços
    Seguinte...
    Acontece que o cambio do OHC tem a primeira marcha mais reduzida. do que a do Bf....cambio que
    por exemplo tenho motor Bf de cambio do OHC... fica melhor que o original do Bf em diferencial 11x47.....o original é 9x44...Isto ao sair.
    na original 9x44 o cambio original é muito bom..mas com diferencial 11x47 a caixa do ohc fica melhor (arranca mais).. e com cambio normal, força um pouco a embreagem (patina e queima o disco)....

    Atente que o piloto de 18 dentes com a de 33 é do BF... como também muda as outras engrenagens.
    o de 16 dentes do OHC. casa com o de 35 dentes.. mudando as outras marchas.

    Ok.. Hoje tem muita caixa de cambio à venda.... a melhor opção hoje é achar uma caixa original .revisar e colocar..... tem também peças novas em lojas de 4x4.. Josewal. Zezo, Jipebras, Agromotor e outras....é substituir as peças danificadas e curtir.....
    Grande abraço...
    4X4 Brasil
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

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  • #9
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    Não entendi.

    Existem quantos câmbios 4 marchas?
    Um que é apropriado pro BF-161, e outro que precisa de adaptação, é isso?
    Ford CJ-5 1973 - Trovão Azul
    - "Eu vejo Jeeps..." - "Com que frequência?" - "O tempo todo..."

  • #10
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Elias.
    Tem dois tipos de cambio de 4 marchas nas viaturas Willys.
    Até o ano de 1964 em que tinha o motor de 6 ciindros o cambio era de 3 marchas com a primeira marcha seca.
    Após o ano de 1965 vieram os cambios de 3 com a primeira sincronizada e a de 4 marchas.
    Quando colocaram o motor OHC de 4 ciindros. mudaram a relação e fizeram um cambio com relação diferente o ano 1975.
    Este cambio também usado nos maverick de 4 cilindros... motor ohc.
    O que muda é a relação da primeira marcha. em que é mais reduzido para facilitar a saida. bem como a segunda marcha.
    Sendo que a terceira e quarta marcha ficam iguais no de 4 e 6 cilindros.

    abçs
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #11
    Usuário Avatar de eliasFerreira
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    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    Elias.
    Tem dois tipos de cambio de 4 marchas nas viaturas Willys.
    Até o ano de 1964 em que tinha o motor de 6 ciindros o cambio era de 3 marchas com a primeira marcha seca.
    Após o ano de 1965 vieram os cambios de 3 com a primeira sincronizada e a de 4 marchas.
    Quando colocaram o motor OHC de 4 ciindros. mudaram a relação e fizeram um cambio com relação diferente o ano 1975.
    Este cambio também usado nos maverick de 4 cilindros... motor ohc.
    O que muda é a relação da primeira marcha. em que é mais reduzido para facilitar a saida. bem como a segunda marcha.
    Sendo que a terceira e quarta marcha ficam iguais no de 4 e 6 cilindros.

    abçs
    Entendi, Antônio.
    Só não ficou claro pra mim qual tem a primeira mais reduzida.

    Muito obrigado.
    Ford CJ-5 1973 - Trovão Azul
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  • #12
    Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
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    A primeira mais reduzida é do câmbio 4 M do OHC . O 4M para o BF não saiu no Jeep ,só na Rural e F75 . Recentemente um primo meu queria me dar um câmbio 4 M de uma F75 (BF 161)para eu colocar no Jeep ,não quis porque a 1ª é bem próxima da 1ª do 3M ,não iria mudar quase nada .
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

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