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  • #1
    Usuário Avatar de Edison - Mp3
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    Como tirar este tambor de freios?




    Boa noite pessoal. Surgiu uma grande dúvida na hora da manutenção das sapatas de freio do Skoll: como sacar este tambor (campana) de freios. Me parece que ela sai sem retirar o cubo, mas não saiu mesmo. Outra coisa, parece que os prisioneiros da roda são no tambor. Agradeço a ajuda dos mestes.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Como tirar este tambor de freios?-tambor.jpg  
    Troller TGV, 2014, MUD 37, susp trab 4", Bloq 75%/75%, Kindão.
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  • #2
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Esta campana (tambor de freio), é do modelo que tem que sacar o cubo para poder dar manutenção no sistema de freios.
    O modelo que sai sem tirar o cubo é os fabricados a partir de 1965.
    Ok. um abraço.

    antonio umino

  • #3
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro Edison!

    01 - retirar a tampa do centro do cubo (copinho)
    02 - retirar cupilha
    03 - soltar a porca (não retirar)
    04 - com duas alavancas, calçadas entre a campana e o espelho, forçar, e bater levemente na ponta do eixo para descolar/destravar o cubo do eixo.
    05 - não conseguiu, normal, muitas vezes cola.
    06 - ir na oficina e pegar um saca cubo

    pronto!

    Abraços.

    Kim.

  • #4
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    O meu é 63 e não foi necessário retirar os cubos.

    Será que o eixo já foi trocado por algum dono anterior?

    Daniel

    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    Esta campana (tambor de freio), é do modelo que tem que sacar o cubo para poder dar manutenção no sistema de freios.
    O modelo que sai sem tirar o cubo é os fabricados a partir de 1965.
    Ok. um abraço.

    antonio umino

  • #5
    Usuário Avatar de Edison - Mp3
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    Pessoal, depois de muita luta e uma trilha entre o serviço, consegui sacar o cubo com um saca cubo de respeito. Aproveitei pra revisar a outra roda e pra minha surpresa saiu sem fazer força alguma. Ficou apenas uma dúvida na montagem: a chaveta estava cada uma em uma posição, uma com o chanfro pra dentro e outra com o chanfro para fora. Tem influencia a posição? Qual a correta?
    Alguem já passou por isso?
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  • #6
    Usuário Avatar de chinelao4x4
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    Citação Postado originalmente por Edison - Mp3 Ver Post
    Pessoal, depois de muita luta e uma trilha entre o serviço, consegui sacar o cubo com um saca cubo de respeito. Aproveitei pra revisar a outra roda e pra minha surpresa saiu sem fazer força alguma. Ficou apenas uma dúvida na montagem: a chaveta estava cada uma em uma posição, uma com o chanfro pra dentro e outra com o chanfro para fora. Tem influencia a posição? Qual a correta?
    Alguem já passou por isso?
    sim, passei e montei errado, conclusão, trinca no cubo ! a posiçao é parte reta pra baixo o chanfro, que é a parte mais baixa, é pra traz , por isso não saia a sua roda ! aconteceu a mesma coisa, a outra roda estava certa , por isso saio facil, apesar de algumas colarem mesmo assim, porém um marreta e agua, tira com muita paciencia e tempo caso não tenha sacador...
    ....
    Willys 51 OHC motor preparado !

  • #7
    Usuário Avatar de Leonardo Raffi
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    Tive uma Rural que só saiu com este saca tudo (extrator) mas quando partiu ao meio...he..he..he......acontece...

  • #8
    Usuário Avatar de Edison - Mp3
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    06/10/2008
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    Ok pessoal, como sempre pronta ajuda e respostas diretas. Vou tentar, depois reporto se consgui sozinho.
    Obrigado e Abrs
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  • #9

    saca cubo

    Citação Postado originalmente por Edison - Mp3 Ver Post
    Ok pessoal, como sempre pronta ajuda e respostas diretas. Vou tentar, depois reporto se consgui sozinho.
    Obrigado e Abrs
    Fala Edison, eu tenho um sacador vou tirar uma foto e posto hoje pra voce, dá pra voce mandar fazer isso usando aço 1045.

  • #10
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    19/11/2010
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    Saudações Edson, vou relatar como removi: primeiro o tambor girava livre, mas não saia de forma alguma. Tentei aquecer com maçarico, serrei a extremidade do cubo para remover a chaveta (fizeram-na muito justa e praticamente ela engripou o cubo). Depois usei um saca-polia de 12", coloquei de uma forma que as garras puxariam o tambor com cubo e tudo, resultado quebrei parte da borda do tambor. Só consegui, graça a Deus, quando comprei um saca-polia hidraúlico de 3 garras. Encaixei as pontas das garras nas frestas do tambor, meu irmão foi acionando a alavanca e... POW! O cubo voou, quase atingindo a perna direita dele. Agora comprei dois cubos novos, mas que ficarão por dentro dos tambores, ou seja, quando precisar novamente de inspecionar ou até conserta os elementos dos freios, bastará remover somente os tambores.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Como tirar este tambor de freios?-foto-0077.jpg   Como tirar este tambor de freios?-foto-0057.jpg   Como tirar este tambor de freios?-foto-0065.jpg   Como tirar este tambor de freios?-foto-0066.jpg  

  • #11
    Usuário Avatar de edgar
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    21/03/2005
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    curitiba/PR
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    bão, eu tinha um sacador, que ja vendi, que era uma coisa fundamentada no desenho do sacador que tem no manual do mecanico. A ideia é puxar pelos parafusos e não pelas bordas ! Minha impressão era que puxando pelas bordas, o cubo torce todo e espreme a ponta de eixo e gruda cada vez mais.
    Realmente este sistema é muuuito ruim, só para revisar o freio dá um trabalho desgraçado, muita chance de dar alguma desgraça, cada vez que desmonta, sempre corre-se o risco de acabar com a rosca da ponta de eixo.
    Uma solução de cara é usar uma pasta anti-emperrante a base de cobre que evita que o cubo cole desta maneira na ponta de eixo.
    Outra solução é trocar o tipo de cubo e panela de freio como o vladimir falou.

  • #12
    Usuário Avatar de Kim
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    A ferramenta correta, é um saca cubo, que é fixado nos parafusos de roda.
    Coloca as hastes nos parafusos, aperta as porcas, encaixa a ferramenta e traciona.

    É específica para esse serviço.

    Abraços.

    Kim.

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