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Convex Datacenter
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    Talking A Reforma de um CJ5: Alegria, desespero, falta de dinheiro e boas lembranças – AJUDA!




    Boa tarde, amigos,

    Em 2003 com 23 anos de idade comprei um CJ5 e inicio-se a realização de um sonho, possuir um Jeep que desde criança eu admirava e ficava maravilhado com essas viaturas, quando meu pai me levava para ver a parada militar de 7 de setembro.

    Descobrir este fórum e passei a ler vários posts, sempre que eu voltava do trabalho, estão finalmente comprei o CJ após passar meses procurando pelas ruas e em anúncios de jornais. Em minha região esses veículos fantásticos não são tão comuns e fáceis de achar, como em algumas cidades do nosso amado Brasil.

    Na época o CJ não foi escolhido pelo estado de conservação e sim pelo custo de aquisição compatível com minhas economias, como todo estudante eu tinha o dinheiro contado, aliais não tinha o montante suficiente foi necessário negociar com o antigo proprietário, para que chegássemos a um acordo e nesta oportunidade contei com a ajuda do meu Pai que me auxilio na negociação.

    De início meu Pai não concordou com a compra, alegando que eu precisava de um "carro popular normal" e que aquele veículo iria me “deixar na mão” e consumiria cada centavo que eu tivesse no bolso, mas mesmo assim me ajudou baste durante a fase inicial. E como sempre ele estava certíssimo, comprei o carro e não fui capaz de finalizar a reforma geral, necessária para ressuscitar o velho guerreiro.

    Desse tempo em diante, curiosamente minhas prioridades mudaram radicalmente e CJ rodou pouquíssimas vezes na rua, visto que para torna-se um veiculo seguro, eram necessárias varias modificações incluindo itens mínimos de segurança, para que eu não arriscasse a mim mesmo e principalmente aos outros.

    Mas o pouco tempo que o Jeep rodou foi suficiente, para que eu tivesse certeza absoluta da paixão que eu tinha pela aquela viatura!

    Acredito que muitos companheiros desse fórum, sabem exatamente do que estou falando. È engraçado como as “pessoas normais”, não são capazes de entender o prazer que temos por estes incríveis veículos antigos.

    Para evitar que essa narrativa torne-se demasiadamente longa, essa saga resultou na viatura ter ficado parada em minha garagem por 7 longos anos. Cheguei a ponto mudar de apartamento diversas vezes, onde precisei da ajuda de bons amigos para empurrar o velho guerreiro de uma vaga de apartamento para outra (por falta de dinherio para reboca-lo), mas nunca desisti.

    Hoje com 31 anos e com muita alegria, retomei a reforma geral do CJ e gostaria de receber um importante auxilio dos companheiros do fórum mais experientes. Possuo conhecimento mecânico limitado, mas tenho me esforçado bastante para aprender lendo o rico material disponível neste fórum.

    Dentro do meu conhecimento limitado, estou tentando organizar um checklist para conduzir a reformal geral, pois infelizmente em minha região existem poucos profissionais especializados em Jeep e temo que meu mecânico não esteja preparado para conduzir tamanho desafio.

    Agradeço pelo interesse de todos aqueles que leram meu longo relato e os convido a acompanharem o avanço da reforma geral e peço, por favor, ajuda dos companheiros do fórum mais experientes, que possam me auxiliar nessa aventura e na conclusão de um sonho.

    Abraços,
    Rene

  • #2
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    Olá amigos,

    Em sequência ao post anterior segue o checklist dos reparos e o histórico do projeto de reforma geral do Jeep.

    Para organizar e posterior talvez servir de guia para outras pessoas que estejam em processo de revisão geral, decidir dividir e organizar o avanço projeto da seguinte maneira:

    - Revisões e peças que foram trocadas
    - Revisões e itens que estão em andamento
    - Revisões que acredito que precisam ser realizadas e que estão em processo de pesquisa


    Checklist:

    Revisões e peças que foram trocadas:

    • O motor foi aberto e foi realizada uma retifica geral
    - Motor Opala 4 cil gasolina

    Peças novas que foram substituídas na retifica:

    1. Bomba d’água
    2. Óleo Motor SJ 20W50
    3. Filtro óleo 4 cil TDS
    4. Jogo de pistões do motor (metal leve)
    5. Bronze da Biela
    6. Bronze Central
    7. Bomba de óleo
    8. Eixo do comando
    9. Adesivos motor (alta temperatura)
    10. Jogo de junta do motor
    11. Bucha do eixo do comando

    Revisões e itens que estão em andamento
    :

    • Radiador
    - Meu mecânico retirou o radiador e mandou que eu ele fosse “varetado”, levei o radiador em uma casa especializada, que informou que o estado geral era ruim e recomendou que eu trocasse a comeia por uma comeia da marca visconde de cobre com 4 dutos com sistema de aletas OB.

    • Carburador
    - Meu mecânico retirou o carburador que estava cheio de folgas e precisava trocar os reparos. Estou em dúvida se mantenho o carburador que estava nele (Brosol Solex H40 / 44 EIS) ou se substituo por outro (gostaria de optar por um carburador de melhor consumo, com o objetivo de amenizar a sede por gasolina do CJ). Recentemente ganhei de presente do pai de um grande amigo meu, um carburador Brosol Pierburg 30/34-3E (52.253.440 GM 16A2), que não estou certo se ele é 4cil gasolina (vou levá-lo ao mecânico para ver se é compatível, pois imagino que no mínimo terei que trocar os coletores).

    Ouvi falar aqui no fórum, que tem um senhor na cidade de Ipatinga-MG que e conhecido como “Waderley o rei do carburador”, esse senhor possui varias peças e reparos originais, faz um serviço de boa qualidade, cobra um preço junto e envia o carburador reparado pelos correios (deixo aqui o contato do Waderley para ajudar outros companheiros do fórum, que possam estar com problemas semelhantes - Wanderley (31) 3821.3593).

    Revisões que acredito que precisam ser realizadas e que estão em processo de pesquisa (Por favor, me ajudem a organizar as necessidades):


    • Retirar carroceria, examinar o chassi em busca de trincas nas soldas e nas travessas.

    • Verificar o real estado das pontas de eixo, rolamentos, cardas, cruzetas e diferenciais coroa e pinhão (quando comprei o Jeep a caixa de redução/tração estava desinstalada) Parece em bom estado, mas acredito que revisa-la e insta-la no momento pode resultar em muitos custos, pois por enquanto pretendo usar o veiculo apenas na cidade.

    Ainda não faço ideia de quanto pode custar revisar todos esses itens, estou com um dinheirinho reservado para toda a revisão geral, mas nesta primeira fase gostaria de me focar em itens de segurança e itens necessários para o Jeep começar a rodar.

    • Instalação elétrica em geral, gostaria de revisar tudo que possa causar incêndio ou possa causar panes no veiculo que me deixem na rua com o carro quebrado com frequência.

    • Revisão geral do sistema de freio (lembro que o Jeep tinha uma enorme folga no pedal, que eu tinha que “bombar” várias vezes para ter freios). Gostaria de optar por um sistema mais seguro e não pretendo economizar em itens de segurança.

    Tenho receio do sistema de freio a tambor / lona original do Jeep, e por está razão estou pesquisando no fórum sobre a possibilidade de misturar os freios originais de lona com freios a disco. Pesquisei no fórum e vi que vários companheiros recomendam a substituição por um sistema formado pela pedaleira suspensas do opala + Servo freio do opala + cilindro mestre da D20 + utilização de válvula equalizadora na traseira (o Jeep já chegou adaptado pelo antigo dono com as pedaleiras suspensas e direção hidráulica do Opala).

    • Tirar os trilhos do banco do motorista e fixar o mais baixo possível. Cortar o para-lama traseiro em 8 ou 10 cm, permitindo o recuo do banco (tenho 1,87 e por isso tenho dificuldade de visibilidade).

    • Recuperar / Trocar o quadro do para-brisa (não possui esguicho de água e o único limpador disponível não funciona).

    • Substituição do tanque de combustível original que está todo deteriorado pela ação do tempo (localizado em baixo do banco do motorista), por um tanque de maior autonomia na traseira do Jeep (vi na internet em lojas virtuais como a Donatti4x4, tanques fabricados em inox ou plástico, ainda estou em dúvida de qual seria a melhor opção).

    No próximo post pretendo por fotos do Jeep no estado atual, fotos detalhadas de algumas peças e listar os matérias e os custos para a realização da reforma da lataria.

    Ainda estou um pouco confuso de como conduzir corretamente a reforma da lataria. E gostaria de receber dicas de quem já passou pelo processo.

    Desejo a todos um bom feriado, abraços,
    Rene

  • #3
    Usuário Avatar de Leonardo Raffi
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    fotos...fotos...fotos.... qual o uso ..passeio ..trilha...

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Leonardo Raffi Ver Post
    fotos...fotos...fotos.... qual o uso ..passeio ..trilha...
    Olá Leo,

    Pretendo usar o Jeep no dia-dia, moro muito próximo do trabalho (5 km) e não costumo rodar grandes distâncias em meu cotidiano. Contando o deslocamento ida e volta para o trabalho mais outras atividades, acredito que rodo no máximo 25 km/Dia.

    Falando em fotos pretendo tira-las nesta terça-feira, pois irei ao mecânico levar o radiador e o carburador e se tudo der certo vamos ligar o motor pela primeira vez após a finalização da retifica!

    Fotos:

    Que partes do Jeep eu devo fotografar, para que os companheiros do fórum possam me ajudar na avaliação do estado geral do CJ?

    Fico preocupado em especial com as adaptações que foram realizadas pelo antigo dono (pedaleira suspensa, direção hidráulica e hidrovacuo do opala). Não tenho nada contra adaptações, mas por questões de segurança tenho receio de adaptações realizadas por terceiros e sem procedência do serviço, se possível gostaria de me certificar que as mesmas foram feitas corretamente.

    Pensei em pedir ao mecânico para retirar os bancos, assim poderei fazer algumas fotos detalhadas do assoalho e outras partes críticas da lataria (alguma sugestão?). Acredito que o estado geral da lataria é bom, mas embaixo de toda aquela massa provavelmente encontrarei algumas surpresas.

    Um problema que já estou consciente que terei de enfrentar é a revisão geral da suspensão, mesmo com meu conhecimento limitado de mecânica, percebo que o CJ está “arriado” em um dos lados. Após uma examinada rápida por baixo Do Jeep, notei que estão faltando inclusive alguns feixes de mola em uns dos lados da roda dianteira. Alguma dica para avaliar a suspensão?

    Radiador:

    Quanto ao radiador estou indo pelo caminho certo?

    Meu mecânico retirou o radiador e mandou que eu ele fosse “varetado”, levei o radiador em uma casa especializada, que informou que o estado geral era ruim e recomendou que eu trocasse a comeia por uma comeia da marca visconde de cobre com 4 dutos e sistema de aletas OB.
    O profissional do radiador cobrou R$ 450,00, pelas peças e o serviço de troca da colmeia. O valor cobrado está justo ou abusivo?

    Ar condicionado:

    Aproveitando a oportunidade como pretendo utilizar o Jeep no dia-dia, andei avaliando a possibilidade de por um ar condicionado no CJ. Moro em Recife e por aqui o calor é infernal é quase insuportável andar pelas ruas em um veiculo sem ar condicionado.

    No caso do meu CJ tenho um pequeno agravante que resulta em ainda mais calor, sete anos atrás quando comecei a reforma geral, que foi interrompida por mudanças de prioridade e falta de latinha$. Comprei uma capota de fibra completa na www.offroadacessorios.com.br localizada em uma cidade chamada Camaquã.

    A capota é muito bonita e bem acabada, mas não possui qualquer “proteção” térmica e tornará o CJ um forno de micro ondas.

    Estou pesquisando aqui no fórum sobre materiais “termo acústicos”, e futuramente pretendo revestir o interior da capota e possivelmente a parede do “corta-fogo”.

    Por favor, alguém poderia dividir experiências comigo sobre adaptações de ar condicionado? Alguém tem alguma referencia sobre o “kit painel com ar condicionado para cj5 – IA06”, vendido no www.oliveira4x4.com.br ?

    Seguem algumas fotos da capota e do kit ar condicionado:

    -capota1.jpg-capota2.jpg-capota3.jpg-kit_ar.jpg

    Muito obrigado pela ajuda,
    Rene

  • #5
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Essa é a historia da maioria aqui.
    Nos apaixonamos pelo veículo, no meu caso o Toyota Bandeirante, e depois vamos dando asas ao sonho.
    Às custas de muito suor, lágrimas e explicações à patroa, o sonho toma forma e o jipe é admirado por onde passa (pelo menos é o que achamos).
    No fim, viramos pesquisadores amadores, mecânicos amadores, enfim, especialistas amadores.
    Compartilhamos trilhas, experiencias, companheirismo e amizade.
    Me digam, não vale a pena?
    Rene, é isso aí. Boa sorte na sua empreitada. Conte com a gente.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #6
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    Rene, é isso aí. Boa sorte na sua empreitada. Conte com a gente.
    Olá Hercilio,

    Muito obrigado pelo apoio e pelo estimulo! È muito bom ver que não sou o único que “sofre dessa doença a Febre da Ferrugem”.

    Hercílio, você tem experiência com reformas de lataria? Poderia me ajudar a esclarecer algumas dúvidas já exposta nesse projeto?

    O projeto está avançando, mas estou precisando muito da ajuda de vocês. Enquanto avanço a parte mecânica resolvi dar os primeiros passos da reforma da lataria.

    Acredito que um bom começo seria avaliar a situação geral da lataria, desta forma serei capaz de prever alguns desafios que estão por vir. (por favor, deem dicas de que partes do Jeep devem ser fotografadas, para que vocês possam me ajudar a avaliar a lataria).

    Em paralelo pesquisei bastante e li muitos posts do fórum sobre trocar a lataria por uma replica em fibra, pensei sobre a situação e procurei avaliar os “pros e os contras”, chegando a conclusão que trocar o caixote original do CJ por fibra não e a melhor opção para mim.

    Primeiramente não consigo aceitar a ideia de abandonar a lataria original em aço. Acredito que isso descaracteriza muito o Jeep (perdendo bastante a magia desse veterano), depois tenho dúvidas sobre a qualidade das “paredes” da fibra, e das possíveis mudanças das proporções das medidas originais e principalmente tenho receio da montagem criteriosa que imagino ser necessária para “soldar” o caixote em fibra nas demais peças em aço, sem causar danos à estrutura da fibra. Isso tudo sem pensar no fantasma de ver rachaduras surgindo em futuro próximo, fruto de trepidações e etc.

    Após uma “pré-avaliação visual” (sei que só saberei da verdade quando começas a lixar tudo), acredito que a grande frontal, os para-lamas e a tampa traseira estão em ótimo estado, estou preocupado apenas com o capô (vejo muita massa nessa região e tem “cara de serviço porco” feito no passado) e principalmente o assoalho que ainda é uma incógnita e o quadro do para-brisa, que está realmente detonado pela ação do tempo e talvez seja a única parte que eu venha a colocar de fibra, pois preciso de uma maior visibilidade e o tamanho do vidro original não e compatível com minha altura, tornando a dirigibilidade muito incomoda.

    • Qual a opinião de vocês, sobre a substituição do quadro do para-brisa de aço por um de fibra?


    Outra alternativa seria substituir a lataria antiga por uma nova em aço, produzida por empresas como Ironparts, Cinfel e Estribex. Desta maneira eu poderia aproveitar as partes da minha lataria que estão em bom estado, adquirindo apenas as partes que possam estar comprometidas.

    • Qual a “preparação” necessária que deve ser dada a esses itens antes de serem pintados?
    • Qual o custo em media, para que eu possa comparar ao serviço do funileiro?


    Fiquei especialmente impressionado com a qualidade das peças produzidas pela Cinfel, seguem algumas fotos anexas ao post. Alguém tem referencias destes produtos?

    -cinfel-5.jpg-cinfel-1.jpg-cinfel-2.jpg-cinfel-3.jpg-cinfel-4.jpg

    Estou considerando estas opções, pois fiquei assustado com o orçamento apresentado pelo meu funileiro (R$ 4.000, fora matériais, burachas, parafusos e etc.).


    • Por favor, me ajudem a avaliar os custos do serviço, para ter certeza que o cidadão não está cobrando um preço exorbitantemente abusivo.

    Além do alto custo pelo serviço de funilaria, fico preocupado com a qualidade e o resultado final do serviço. Passei 7 longos anos sofrendo e planejando recomeçar a reforma geral, vendo o Jeep parado e se deteriorando na garagem e não posso nem imaginar vê-lo cheio de massa por todos os lados, quero que ele fique” lisinho” e glorioso como no passado.

    O funileiro tem boa referencia, já acompanhei a reformal geral de um Dodge Dart de um amigo meu, que na oportunidade decidiu pintar de vermelho imperial e ficou uma obra de arte! A lataria do Dodge estava horrível quando chegou à oficina, muito pior que a do Jeep. Além do mais imagino que a “simplicidade de design do CJ5” contribuirá para alcançar um resultado de qualidade, pois o Dodge tem bem mais curvas e “área útil”.

    O funileiro tem outra vantagem ele possui estufa e fica localizado dentro da oficina do meu mecânico (eles são irmãos). Imagino que esta proximidade física com o mecânico possa contribuir para o avanço e a qualidade do projeto.

    Ainda estou um pouco confuso de como conduzir corretamente a reforma da lataria. E gostaria de receber dicas de quem já passou pelo processo.

    Segue a lista de materiais requisitados pelo funileiro, acredito que avaliando os itens, podemos prever a real situação da lataria e a qualidade do serviço que ele pretende realizar.

    Por exemplo:
    avaliando a quantidade de massa plástica que ele quer utilizar. Qual a opinião de vocês?

    • Disco de lixa 36 115X22 pequeno - 4 unidades
    • Wash primer Brazilian + catalizador – 2 unidades
    • Diluente Bombona 4.5 Alpar – 3 unidades
    • Primer PU HS Maxi Rubber + catalizador – 7 unidades
    • Cola plástica branca Reparauto KG – 6 unidades
    • Ultra light adesivo plástico Maxi rubber – 10 unidades
    • Colorlux preto fosco 1 / 4 - 4 unidades
    • Prata lunar Base Poliester - 1 unidades
    • Fita crepe Norton automotiva 18x50 – 12 unidades
    • Lixa ferro Norton 40 – 15 unidades
    • Lixa seco Norton 80 – 15 unidades
    • Lixa seco Norton 150 – 15 unidades
    • Lixa seco Norton 320 – 15 unidades
    • Lixa seco Norton 800 – 15 unidades
    • Lixa seco Norton 600 – 10 unidades
    • Lixa seco Norton 400 – 10 unidades
    • Solução desengraxaste Maxi Rubber – 5 unidades
    • Estopa branca 500g Jurivan – 6 unidades
    • Verniz bi-componente 0491 Dupont + catalizador – 12 unidades
    • Thinner PU 454 galão da Lazzuril – 1unidades

    Custo total dos materiais desta lista em casas especializadas na minha cidade R$ 1.000,00

    Obs.: As tintas ainda não estão na lista, pois ainda não decidi a cor do CJ.

    Muito obrigado, pela ajuda,
    Rene

  • #7
    Usuário Avatar de a.veiga
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    Amigo não sou expert no assunto, mas um apaixonado pelo CJ assim como quase todos aqui, parabens e boa sorte no seu projeto, em relação a carroceria LATAxFibra estava com o mesmo sentimento q o seu, inclusive em relação a originalidade, após pesquisar muito optei pela fibra, q já está em minha casa só esperando $$$$ pra desmontar a minha de lata. Aqui no interior da Bahia pus na ponta do lápis e o custo da reforma da lataria ficaria +ou- pelos 4000, optei em comprar a de fibra da fiber, q ja veio na cor q eu queria, e o fabricante me deu garantias em relação a resistencia da msm, acredito q o jeep vai ficar mais leve, consequentemente mais economico, gastei praticamente o mesmo q gastaria com a reforma da lataria, e no entanto não vou me preocupar nunca mais com ferrugem pelo menos na carroceria, em relação as trincas me garantiram 5 anos, em relação a originalidade, só quem for tocar a mao no bixo é q vai saber q ele é de fibra, pois a aparencia é identica a lata...... me doi muito mais no futuro ver meu jeep cheio de bolha devido a serviços mal feitos com massa em tudo q é canto! (lembrando q na minha região não conheço quem faça isso bem feito)

  • #8
    Rene,

    Se a carroceria estivesse boa e precisando de pequenos reparos , eu acho que compensa .. acima de 3 mil . Nâo compensa , com certeza na hora que ele lixar tudo vai descobrir um monte de lugar podre e o orçamento vai subir . Eu coloquei no meu Jeep a de Fibra e ficou Excelente em todos aspectos.
    Se quiser ter Placa preta ( colecionador ) ok , mantenha lataria. Se não é este o caso optar pela fibra é muito melhor.

    Caso não queira ficar mais 2 ou 3 anos na reforma , é melhor optar por caminhos mais práticos .. eu já tive oficina de Jeep e sei como é .

    A capota de Fibra é muito legal. Esta marca eu não sei dizer sobre qualidade ( a qual vc comprou ) , mas sobre o calor ... eu acho mais pratico colocar um bagageiro igual de troller com chapa xadrez de aluminio na parte plana , tendo uma sombra total no teto do seu jeep , vai diminuir Muito o calor dentro dele. Na parede corta fogo vc tem varias opções de mantas , eu coloquei no meu aquela de Aluminio com um material parecido que parece uma manta de borracha de 1,5mm ... ficou bom , facil de aplicar e não descola ( este é o maior problema , a maioria das opções que tem por ai vai descolar com lavagens de posto / lava rapido e etc.. ) .
    Se colocar Ar condicionado vai ficar nota 10 ( se ficar uma instalação bem feita ) mas eu acho "perfumaria" colocar Ar-condicinado em Jeep Willys. ( esta é a minha opinião ) .

    Claro que um mecânico que já mexeu em Jeep vai ser melhor , mas qq mecanico com boa vontade e com certo capricho no serviço vai tirar de letra fazer todo trabalho necessario.

    Boa sorte e sucesso na Empreitada !

    Abs
    Rodrigo
    Rodrigo Fonseca
    Garra4x4 Equip. Acess. Ltda -
    www.garra4x4.com.br
    Contato : rodrigo@garra4x4.com.br / (11) 2909-5220

  • #9
    Usuário
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    Fotos do Jeep!

    Boa noite!

    Muito obrigado por dividirem suas experiências e suas opiniões comigo.

    Desculpem-me pela demora em resposta a vocês, essa semana foi bem pesada lá no escritório, tenho chegado em casa muito tarde da noite.

    Eu já havia lido essas mensagens no mesmo dia! Estava doido para vir aqui comentar os avanços no projeto com todos vocês. Mas fazer o que não é? Tenho que trabalhar duro mesmo, para ver se consigo arrumar as latinha$ para pagar essa loucura que estou me metendo

    Como ninguém opinou sobre a recuperação do meu radiador, decidi por realizar o serviço de troca da colmeia original que estava toda detonada, por uma nova colmeia em cobre fabricada pela Visconde. Achei meio caro o serviço (R$ 450,00), mas fiquei muito satisfeito com a qualidade e o resultado. O radiador fico novinho em folha e aproveitei para instalar um cebolão e deixa-lo preparado para receber a ventoinha elétrica já pensando na instalação do ar condicionado.

    optei em comprar a de fibra da fiber, q ja veio na cor q eu queria, e o fabricante me deu garantias em relação a resistencia da msm, acredito q o jeep vai ficar mais leve, consequentemente mais economico, gastei praticamente o mesmo q gastaria com a reforma da lataria, e no entanto não vou me preocupar nunca mais com ferrugem pelo menos na carroceria, em relação as trincas me garantiram 5 anos, em relação a originalidade, só quem for tocar a mao no bixo é q vai saber q ele é de fibra, pois a aparencia é identica a lata

    a.veiga,
    você comprou na fiber4x4? Comprou só o caixote ou o Jeep todo em fibra? Por favor, você poderia me enviar os detalhes do orçamento por email ou mensagem privada aqui no fórum?

    Se a carroceria estivesse boa e precisando de pequenos reparos , eu acho que compensa .. acima de 3 mil . Nâo compensa , com certeza na hora que ele lixar tudo vai descobrir um monte de lugar podre e o orçamento vai subir . Eu coloquei no meu Jeep a de Fibra e ficou Excelente em todos aspectos.
    Rodrigo, a negociação que fiz com o lanterneiro foi de R$ 4.000,00 independente do que for aparecer depois que ele começar a tirar toda a massa e lixar, Inclusive ele se comprometeu que caso fosse necessário faria reparos utilizando chapas que ficariam por conta dele (lembrando que ainda tem R$ 1500 em média de material e custos com acabamentos (unhas do capô, aro do farol borrachas etc.).

    A capota de Fibra é muito legal. Esta marca eu não sei dizer sobre qualidade ( a qual vc comprou ) , mas sobre o calor ... eu acho mais pratico colocar um bagageiro igual de troller com chapa xadrez de aluminio na parte plana , tendo uma sombra total no teto do seu jeep , vai diminuir Muito o calor dentro dele.
    Acho que nunca vi um bagageiro desses. Poderia postar uma foto? Falando em chapa xadrez de alumínio, estou procurando em todo canto um “shield cover” em chapa xadrez de alumínio, mas não encontro a venda no Brasil.


    Vejam alguns exemplos:

    -shildcover1.jpg-shield-3.jpg-shild-2.jpg


    Na parede corta fogo vc tem varias opções de mantas , eu coloquei no meu aquela de Aluminio com um material parecido que parece uma manta de borracha de 1,5mm ... ficou bom , facil de aplicar e não descola
    Vi algumas pessoas aqui no fórum, falando sobre este problema do "descolamento". Você tem a referência da manta para que eu possa procurar no comércio? Se tiver, por favor, me informe.

    Se colocar Ar condicionado vai ficar nota 10 ( se ficar uma instalação bem feita ) mas eu acho "perfumaria" colocar Ar-condicinado em Jeep Willys. ( esta é a minha opinião ) .
    Ultimamente está um calor tão grande em minha cidade, que se eu for para o escritório de Jeep sem ar condicionado, serei obrigado a tomar um banho, pois estarei nadando em suor hahaha. Meus amigos qual o custo médio da adaptação de Ar condicionado? Qual o veículo que costuma “emprestar” o sistema de refrigeração?

    E finalmente seguem algumas fotos do meu CJ, tentei evidenciar os ferrugens e podres mais feios que tinham na lataria. Desculpem pela baixa qualidade das fotos (usei a câmera de um celular safadinho). Por favor, observem as fotos e me deem mais opiniões sobre o orçamento cobrado pelo lanterneiro. Ele está cobrando um preço justo?

    -jeep-01.jpg-jeep-2.jpg-jeep-3.jpg-jeep-5.jpg-jeep-6.jpg-jeep-7.jpg-jeep-8.jpg-jeep-9.jpg-jeep-12.jpg-jeep-14.jpg-jeep-15.jpg-jeep-16.jpg-jeep-17.jpg-jeep-18.jpg-jeep-19.jpg-jeep-20.jpg-jeep-22.jpg


    Abraços,
    Rene

  • #10
    Rene,

    O bagageiro é igual o pessoal usa em carro de expedição ... em resumo . Um bagageiro de Troller , aonde depois pronto será rebitado uma placa de aluminio xadrez.
    Estas placas de aluminio existem pra vender por metro ( se não estou enganado ) como nunca comprei a placa toda não sei dizer , mas procurando vai encontrar . O preço não é muito atrativo , mas é um excelente material pela leveza , resistencia.

    Eu já vi tanto Funileiro / Lanterneiro dar canseira em clientes que sinceramente eu não correria este Risco ... joga a carroceria fora e coloca uma de Fibra . Eu sou revendedor da Fiber também , mas prefiro que vc entre em contato direto com o Ricardo da Fiber . Ele deve atrasar o prazo de entrega , mas a dor de cabeça seria bem menor e terá um conjunto mais leve , mais forte e mais durável que a Lata original.

    Sobre o orçamento do Funileiro... imagina a seguinte situação : ele começa a lixar e ve que a lateral esta com MUITA massa , vc acha que ele vai trocar a lata , seguindo mesmo padrão de espessura e dobras da carroceria original ? Ou ele vai usar qq chapa que encontrar ou mesmo deixar com Massa .

    Preço justo do funileiro é muito relativo ... por experiencias anteriores... se um funileiro Bom for cobrar a hora de serviço e material para fazer um jeep completo ( aqui em São paulo - Capital ) ele teria que cobrar uns 10 mil pra fazer o serviço de acordo . Todos que já vi que cobraram 3 ou 4 mil fazem um serviço MUITO Mal feito ! Pessima qualidade .

    A manta nós temos aqui na loja , esta R$ 30,00 o metro ( bobina de 1 metro de largura )

    Sinceramente , o Jeep willys não é um veiculo bom pra usar todo dia para ir trabalhar , o ideal é ter um veiculo de passeio com ar condicionado e o Jeep pra usar de final de semana e eventualmente quando precisar durante a semana. ( esta é a minha opinião )

    Abs
    Rodrigo
    Rodrigo Fonseca
    Garra4x4 Equip. Acess. Ltda -
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  • #11
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    Concordo com o que o Rodrigo falou sobre a funilaria, serviço bem feito é caro e sempre, sempre, sempre vc terá surpresas no meio do caminho.
    Já que vc tem a capota de fibra então bota a lata tb, será muito mais rapido, economico e duravel, sem surpresas....

    Já no restante tá aí os meus pitacos:

    Ar Condicionado: sei que em Recife tem muitas lojas especializadas na instalação e no jeep é super facil instalar. Aquele painel que vc mandou na foto achei bem legal, de que loja é?

    Freio: revisa seu conjunto de hidrovacuo e cilindro mestre, compra um kit dianteiro da SBD ou do Berga e mantem o traseiro a tambor.
    Troca tb toda tubulação, mas não por cobre compra junto com o kit a tubulação de aço.

    Diferenciais: tem que revisar tudo, limpar, trocar graxa dos munhões, óleo, retentores, vedações e se for o caso, trocar os rolamentos que tem que ser bons (Tinken ou Koyo). Sugiro vc procurar alguem especializado em diferencial para fazer o serviço.

    Elétrica: sempre mantive tudo novo nos meus jeeps, problemas mecanicos sempre acontecem, mas eletricos me deixam louco de raiva, porque são sempre besteirinhas.

    Direção: outro item importante, usei a mecanica de Santana e acho super precisa e macia, mas a durabilidade é contestavel. Se puder investir um pouco coloca uma hidraulica de S10 ou de opala.

    Tem ainda o cambio e a reduzida que precisam ser revisados.

    []'s

  • #12
    Cara, com a quantidade de informações ai já dava pra voce fazer um livro heheh...

    bom sua historia é muito semelhante a minha, comprei o meu quando tinha 22 anos, há 15 anos, era um saco de ferrugem, so se aproveitou poucas peças, paguei na epoca 1300 reais mas a ideia era FAZER O JEEP então comprei o mais fu...ido que pude achar. Somente o certificado estava em dia mas, eu achei que não era tão caro, e veio as decepções...meu velho também me ajudou a fazer principalmente pela parte mecanica, ele entendia muito e eu nada, hoje acho que nos equiparamos eu e ele.

    Passado todos esses anos, a parte mecanica ficou pronta o suficiente pra atender minha vontade, ter um jeep e ir a praia, com o tempo fui melhorando, trocando peças, guardando uma grana para uma 2a reforma que seria apenas lata e pintura. Passado mais algum tempo fui adicionando acessorios, espelhos do jeep americano, rodas, pneus...etc...cheguei a trazer 2 paralamas dos USA mas a alfandega pegou, perdi eles.

    Já respondendo sua pergunta, minha atual carroceria é Cinfel, não é igual a original precisa fazer alguns ajustes que só latoeiro bom faz sem estragar a peça. Mas tem suas qualidades, acho que a escolha sobre Fibra e Lata, vai do gosto da pessoa. Nada contra os que vendem e fabricam nem quero gerar polemica mas se eu quisesse ter um jeep com carroceria de fibra não teria comprado Willys, tinha comprado um Buggie.

    Hoje ele esta com essa cara ai da foto, me custa um total de 38 mil reais atualizados, fora mão de obra que quase tudo foi meu velho e eu que fizemos, terceirizamos apenas a parte eletrica e serviços de torno.
    Conselho: não tenha pressa, é igual tirar cabaço...tem que ir de leve pra ser gostoso..rssss

    Estou planejando uma 3a reforma para daqui uns4 anos abrangendo ajustes na lata, paralamas (os meus estão todos cheio de massa) e pintura com pintor descente porque apesar de não parecer, ficou uma M...

    Eu nao faço trilha meu amigo, mas se precisar sair de um barro ele não me deixara na mão. Minhas adaptações relevantes foram apenas na direção que pus a hidraulica do gol com a bomba eletrica do clio. Motor é um 6 original com platinado, caixa 3 marchas e diferencial longo, do aerowillys.

    Sugiro antes de vocedesmontar e gastar a toa, pesquise profissionais das areas (Pintura, Lataria, Motor, Estofamento, alinhamento de chassi e carcaças de eixo...) pegue referencias de preferencia, boca de porco tá cheio. Principalmente lataria e pintura, a maioria gosta de trabalhar com seguradora e quando vem um serviço grande nem pegam, não sabem o que cobrar....voce tera que, talvez, pagar caro por esse serviço com alguem que goste de fazer isso e não que trabalha apenas pra pagar as contas.

    Pra finalizar, quanto ao uso no dia a dia concordo com o colega que disse não ser ideal, pois voce concerteza vai enjoar e vai querer um carro normal...o Jeep é bom pra curtir, de vez em quando, finais de semana de preferencia sem chuva, isso falando em carro pra passeio. Eu mesmo só uso desta forma, até uso uma ou outra vez a trabalho mas da pra contar nos dedos.

    Boa sorte e abraços

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