Em sequência ao post anterior segue o checklist dos reparos e o histórico do projeto de reforma geral do Jeep.
Para organizar e posterior talvez servir de guia para outras pessoas que estejam em processo de revisão geral, decidir dividir e organizar o avanço projeto da seguinte maneira:
- Revisões e peças que foram trocadas
- Revisões e itens que estão em andamento
- Revisões que acredito que precisam ser realizadas e que estão em processo de pesquisa
Checklist:
Revisões e peças que foram trocadas:
• O motor foi aberto e foi realizada uma retifica geral
- Motor Opala 4 cil gasolina
Peças novas que foram substituídas na retifica:
1. Bomba d’água
2. Óleo Motor SJ 20W50
3. Filtro óleo 4 cil TDS
4. Jogo de pistões do motor (metal leve)
5. Bronze da Biela
6. Bronze Central
7. Bomba de óleo
8. Eixo do comando
9. Adesivos motor (alta temperatura)
10. Jogo de junta do motor
11. Bucha do eixo do comando
Revisões e itens que estão em andamento:
• Radiador
- Meu mecânico retirou o radiador e mandou que eu ele fosse “varetado”, levei o radiador em uma casa especializada, que informou que o estado geral era ruim e recomendou que eu trocasse a comeia por uma comeia da marca visconde de cobre com 4 dutos com sistema de aletas OB.
• Carburador
- Meu mecânico retirou o carburador que estava cheio de folgas e precisava trocar os reparos. Estou em dúvida se mantenho o carburador que estava nele (Brosol Solex H40 / 44 EIS) ou se substituo por outro (gostaria de optar por um carburador de melhor consumo, com o objetivo de amenizar a sede por gasolina do CJ). Recentemente ganhei de presente do pai de um grande amigo meu, um carburador Brosol Pierburg 30/34-3E (52.253.440 GM 16A2), que não estou certo se ele é 4cil gasolina (vou levá-lo ao mecânico para ver se é compatível, pois imagino que no mínimo terei que trocar os coletores).
Ouvi falar aqui no fórum, que tem um senhor na cidade de Ipatinga-MG que e conhecido como “Waderley o rei do carburador”, esse senhor possui varias peças e reparos originais, faz um serviço de boa qualidade, cobra um preço junto e envia o carburador reparado pelos correios (deixo aqui o contato do Waderley para ajudar outros companheiros do fórum, que possam estar com problemas semelhantes - Wanderley (31) 3821.3593).
Revisões que acredito que precisam ser realizadas e que estão em processo de pesquisa (Por favor, me ajudem a organizar as necessidades):
• Retirar carroceria, examinar o chassi em busca de trincas nas soldas e nas travessas.
• Verificar o real estado das pontas de eixo, rolamentos, cardas, cruzetas e diferenciais coroa e pinhão (quando comprei o Jeep a caixa de redução/tração estava desinstalada) Parece em bom estado, mas acredito que revisa-la e insta-la no momento pode resultar em muitos custos, pois por enquanto pretendo usar o veiculo apenas na cidade.
Ainda não faço ideia de quanto pode custar revisar todos esses itens, estou com um dinheirinho reservado para toda a revisão geral, mas nesta primeira fase gostaria de me focar em itens de segurança e itens necessários para o Jeep começar a rodar.
• Instalação elétrica em geral, gostaria de revisar tudo que possa causar incêndio ou possa causar panes no veiculo que me deixem na rua com o carro quebrado com frequência.
• Revisão geral do sistema de freio (lembro que o Jeep tinha uma enorme folga no pedal, que eu tinha que “bombar” várias vezes para ter freios). Gostaria de optar por um sistema mais seguro e não pretendo economizar em itens de segurança.
Tenho receio do sistema de freio a tambor / lona original do Jeep, e por está razão estou pesquisando no fórum sobre a possibilidade de misturar os freios originais de lona com freios a disco. Pesquisei no fórum e vi que vários companheiros recomendam a substituição por um sistema formado pela pedaleira suspensas do opala + Servo freio do opala + cilindro mestre da D20 + utilização de válvula equalizadora na traseira (o Jeep já chegou adaptado pelo antigo dono com as pedaleiras suspensas e direção hidráulica do Opala).
• Tirar os trilhos do banco do motorista e fixar o mais baixo possível. Cortar o para-lama traseiro em 8 ou 10 cm, permitindo o recuo do banco (tenho 1,87 e por isso tenho dificuldade de visibilidade).
• Recuperar / Trocar o quadro do para-brisa (não possui esguicho de água e o único limpador disponível não funciona).
• Substituição do tanque de combustível original que está todo deteriorado pela ação do tempo (localizado em baixo do banco do motorista), por um tanque de maior autonomia na traseira do Jeep (vi na internet em lojas virtuais como a Donatti4x4, tanques fabricados em inox ou plástico, ainda estou em dúvida de qual seria a melhor opção).
No próximo post pretendo por fotos do Jeep no estado atual, fotos detalhadas de algumas peças e listar os matérias e os custos para a realização da reforma da lataria.
Ainda estou um pouco confuso de como conduzir corretamente a reforma da lataria. E gostaria de receber dicas de quem já passou pelo processo.
Desejo a todos um bom feriado, abraços,
Rene