Cara, com a quantidade de informações ai já dava pra voce fazer um livro heheh...
bom sua historia é muito semelhante a minha, comprei o meu quando tinha 22 anos, há 15 anos, era um saco de ferrugem, so se aproveitou poucas peças, paguei na epoca 1300 reais mas a ideia era FAZER O JEEP então comprei o mais fu...ido que pude achar. Somente o certificado estava em dia mas, eu achei que não era tão caro, e veio as decepções...meu velho também me ajudou a fazer principalmente pela parte mecanica, ele entendia muito e eu nada, hoje acho que nos equiparamos eu e ele.
Passado todos esses anos, a parte mecanica ficou pronta o suficiente pra atender minha vontade, ter um jeep e ir a praia, com o tempo fui melhorando, trocando peças, guardando uma grana para uma 2a reforma que seria apenas lata e pintura. Passado mais algum tempo fui adicionando acessorios, espelhos do jeep americano, rodas, pneus...etc...cheguei a trazer 2 paralamas dos USA mas a alfandega pegou, perdi eles.
Já respondendo sua pergunta, minha atual carroceria é Cinfel, não é igual a original precisa fazer alguns ajustes que só latoeiro bom faz sem estragar a peça. Mas tem suas qualidades, acho que a escolha sobre Fibra e Lata, vai do gosto da pessoa. Nada contra os que vendem e fabricam nem quero gerar polemica mas se eu quisesse ter um jeep com carroceria de fibra não teria comprado Willys, tinha comprado um Buggie.
Hoje ele esta com essa cara ai da foto, me custa um total de 38 mil reais atualizados, fora mão de obra que quase tudo foi meu velho e eu que fizemos, terceirizamos apenas a parte eletrica e serviços de torno.
Conselho: não tenha pressa, é igual tirar cabaço...tem que ir de leve pra ser gostoso..rssss
Estou planejando uma 3a reforma para daqui uns4 anos abrangendo ajustes na lata, paralamas (os meus estão todos cheio de massa) e pintura com pintor descente porque apesar de não parecer, ficou uma M...
Eu nao faço trilha meu amigo, mas se precisar sair de um barro ele não me deixara na mão. Minhas adaptações relevantes foram apenas na direção que pus a hidraulica do gol com a bomba eletrica do clio. Motor é um 6 original com platinado, caixa 3 marchas e diferencial longo, do aerowillys.
Sugiro antes de vocedesmontar e gastar a toa, pesquise profissionais das areas (Pintura, Lataria, Motor, Estofamento, alinhamento de chassi e carcaças de eixo...) pegue referencias de preferencia, boca de porco tá cheio. Principalmente lataria e pintura, a maioria gosta de trabalhar com seguradora e quando vem um serviço grande nem pegam, não sabem o que cobrar....voce tera que, talvez, pagar caro por esse serviço com alguem que goste de fazer isso e não que trabalha apenas pra pagar as contas.
Pra finalizar, quanto ao uso no dia a dia concordo com o colega que disse não ser ideal, pois voce concerteza vai enjoar e vai querer um carro normal...o Jeep é bom pra curtir, de vez em quando, finais de semana de preferencia sem chuva, isso falando em carro pra passeio. Eu mesmo só uso desta forma, até uso uma ou outra vez a trabalho mas da pra contar nos dedos.
Boa sorte e abraços