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  • #37
    Usuário Avatar de Zepi
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    Citação Postado originalmente por Jipeiro_RR
    Scacca, alguém fabrica junta metálica p/ BF ?

    Bom atualmente todos os motores estão sendo equipados com juntas de cabeçote metálicas, devido às altas taxas de compressão nos motores de ciclo otto e a constante busca de performance nos de ciclo diesel.

    Essa junta possui uma durabilidade maior, (não deixa de ser descartável) e no caso de serem utilizadas em motores recondicionados exigem uma determinada rugosidade nas superfícies do bloco e cabeçote.

    Resumindo: RECOMENDO!
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Num BF, a junta metálica é exagero ..... se o motor estiver ORIGINAL.

    Agora, se mexeram na taxa, indo pras alturas, ........ a metálica é a solução.

    GreenGo, o manual do motor está na área de download, dentro do manual de manutenção do jeep.

    E ai pessoal!
    Tenho um willys 3000 e quero taxá-lo bastante para usar álcool/GNV,e queria saber algumas coisas sobre juntas metálicas:

    Qual a espessura mínima pra ser usada com segurança?

    Pode-se beneficiar no uso do GMV?

    Qual a espessura da junta original?2 mm?

    Qual o percentual de deformação após o aperto no cabeçote(original/metálica)?

    Ajuda no "queima-queima" de junta?

    Se consegue taxar um pouco só na junta,tipo uns 0,5mm?

    Agradeço qualquer ajuda!

  • #38
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por Zepi
    Tenho um willys 3000 e quero taxá-lo bastante para usar álcool/GNV,
    Cuidado com esse aumento de taxa pois não é uma coisa tão simples como se imagina, esse motor não foi projetado pra determinados tipos de combustível e com isso outros componentes podem ter desgaste prematuro, vide as bronzinas de biela ou o próprio virabrequim que visualmente intimidam qualquer alteração na taxa de compressão ou cm3(litragem) desse motor

    Sobre as outras questões não sei te informar pois nem sei realmente se é fabricada junta de cabeçote metálica pra esse motor.

    []'s

  • #39
    Usuário Avatar de Zepi
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    Citação Postado originalmente por Jipeiro_RR
    Citação Postado originalmente por Zepi
    Tenho um willys 3000 e quero taxá-lo bastante para usar álcool/GNV,
    Cuidado com esse aumento de taxa pois não é uma coisa tão simples como se imagina, esse motor não foi projetado pra determinados tipos de combustível e com isso outros componentes podem ter desgaste prematuro, vide as bronzinas de biela ou o próprio virabrequim que visualmente intimidam qualquer alteração na taxa de compressão ou cm3(litragem) desse motor

    Sobre as outras questões não sei te informar pois nem sei realmente se é fabricada junta de cabeçote metálica pra esse motor.

    []'s
    Olá,colega!
    Meu motor foi recém retificado(Não rodei nem 20km),por isso queria tomar essa decisão agora,pois a parte de baixo está zero ,assim como a de cima. Quanto ao combustível,vou usar quase que praticamente só o GNV .A transformação para o àlcool é só em função das características serem similares ao GNV.E já me informei aqui em POA/RS,e é feita sim esse junta para Willys .Mas vou continuar pesquisando também junto as retíficas.Obrigado pela ajuda!

  • #40
    Usuário Avatar de Zepi
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    Ah,outra coisa...isso eu quero fazer para que não haja a perda tão odiada e conhecida com uso do GNV.Só pra deixar as características do Willys mais adequadas para o uso do Gás.Já vi pessoas rebaixando até 2mm,só não sei quanto tempo durariam as bronzinas e vibraquim como foi dito acima.
    Abraço.

  • #41
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    Ainda em teste, mas ate agora a junta de agromotor e o radiador original estao dando conta... nao esquenta... ..., so que ja troquei a bateria, depois a bomba de gasolina... ... nao e moleza nao, mas Jipe e asim ... ....

  • #42
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    Olá pessoal,
    Passou um tempão mas so a semana pasada peguei meu Jipe.
    Resumo: apos ultimo postagem, trquei bomba de oleo (so por precaução) e deixei para o mecânico testar ate a semana passada. Resultado, esqueci e nao conferi... a treis semanas fui por ele e estaba guardado sem usar ... com o argumento que gasta muito... demorarom 2 semanas para preparar ele novamente....

    Peguei ele, rodei na cidade e tudo otimo... não esquenta nada , o motor estaba 100%, so precisei carburar melhor. No dia siguente fiz um viaje de 50 KM na estrada a 60- 80 km/hr (com pe leve)... , nao esquentou (70-80 graus celcius) e o controle de consumo deu 9 km/lt :P ... Fiquei a semana toda indo a trabalhar nele (todo um sucesso), ate que...... o motor començou a falhar um ou dois cilindros... cheguei em casa e deixei para o mecânico avaliar... Hoje chegou, confiriou a fasia (acredito que asim se fala em portugues), e as velas ... tudo perfeito... as velas queimando normal. Logo confiriou a compressão do cilindro 2 e 4... o 2 nem mexeu ... zero... então ele diz.... A JUNTA NOVAMENTE ...
    Ai falou que tem um conhecido que tem uma junta original , que vai montar essa.... (esta na garantia)...
    Pensei e pensei no que Leopoldo falou.... Nao sera que o cabeçote ficou rebaixado ???.... as superfices ja foram conferidas, então penso que se a compressão é muito alta, a junta vai ter mais posibilidade de estourar... no cilindro 4 marcou 105 ou 110... que acham voces... é muito para um motor de 1959?.

    Para aqueles que gostam de temas variados : meus filhos adoram o Jipe ainda ele fique parado, mas a esposita so mexe a cabeça e olha para o ceu ... mas e bomzinha,,, so fala que graças a Deus não e meu carro de dia ao dia...

    Voltando... estou pensando naquela junta metalica..., alguem sabe como posso achar e quanto vai doer (R$)...?...

    Obrigado...

    Sergio

  • #43
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    ... ante a falta de ideias... falei com o cara da retifica e os mecanicos que ja montaram o motor (eles ja falaram com outros colegas tambem)... vale lembrar que agora estorou sem o carro aquecer (agora esta com radiador original e zero), a decisão foi voltar a tentar com a junta Sabó mas com um torque menor e Loctite para fixar os parafusos (essa ideia nao gostei porque não sei como vai ser feito o reaperto do cabeçote...so não fazendo)... agora e ja noite, o mecanico trocou a junta na minha casa e o motor ficou bom ate agora . Obs. o cabeçote foi conferido e esta plano... o estouro foi novamente entre os cilindros 2 e 3 na area das valvulas.
    Qualque idea ajuda, ja que não tenho muita certeça que o feito de certo.
    Obs.: Olhando bem o cabeçote, ele não tem quasi mais espessoura para uma nova retifica, então a relação de compressão mudou, mas ele andando, ficou bem economico e andando muito, en tanto não estore a junta

    []s.

    Sergio

  • #44
    Usuário Avatar de Marcelo
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    Sergio,

    Quer um conselho?! Leve em outro mecânico!
    Não precisa nem fazer o serviço, mas por via das dúvidas.
    Saiba que um aperto errado no cabeçote é suficiente para causar esse tipo de problemas, e se ele estiver dando esse aperto errado, não sai ter junta que resolva o seu problema.

    [s] juntados,
    _____________________________
    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
    CJ5: Vortec V6 4.3 + 4L60E + Macrotorque + Full Lock + 37" + Bead-lock + Ekron

  • #45
    Greengo

    Quantos mm foi rebaixado esse cabeçote?

    Que combustivel vc ta usando(alcool?, gasolina?)

    Falo isso porque usei um motor BF 161 6cc com rebaixamento de 2mm no cabeçote(original o cabeçote tem 82 mm deixei com 80mm) por muito tempo sem problema, usando alcool, porem um belo dia fui a um posto abastecer e o frentista colocou gasolina, andei uns 25 km e ai junta partiu entre o 5 e o 6 cilindro( os cilindros passam a se "comunicar e o motor falha um monte) conclusao motor taxado de mais nao pode mais usar de gasolina.

    Ate mais

  • #46
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    se continua queimando no mesmo lugar pode ser uma falha na face do bloco.

    É bom verificar.

    []'s

  • #47
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    Obrigado Marcelo, Rural4x4 e Elmer.
    Ja usei 3 dias o Jipe e ate hoje todo tinha sido bom.... tnha
    Començõu um pequenho rateo (não sei se assim se fala uma discontinuidade no funçonamento do motor, como se estivesse frio o motor), em baixa rotação... se aparecer em alta, ja era..., mas acredito que vai ser questião de tempo porque em baixa nada de isso estaba acontecendo...
    Trocar mecanico ?.... OK, agora vou meter as minhas mãos diretamente, parece que não tem jeito.... concordando que o aperto tem que ser bem feito ... vou procurar saber o torque original no Manual, mas a Sabo ja indica um (não sei se é o mesmo que do Manual).
    Quanto foi rebaixado?... não sei te dizer... e uso gasolina... Achei muito esquicito o acontecido ao passar de alcool a gasolina, pelo que entendo o alcool libera maior energia que a gasolina.
    Bloco ?... até que pode ser, mas vou verificar primeiro o cabeçote eu mesmo, lembrem que o motor esquentaba no estoro da primeira junta, de ahi que troquei o radiador e ja não esquenta mais... Não sera que o cabeçote não foi conferido?... so eu mesmo para verificar.

    Fico com a duvida da pressão de compresão normal para esse motor.

    Outra coisa que não entendo, mais ainda apos ter lido muito topico... em condições normais ele faz 9 km/lt (sem muita diferencia entre estrada e cidade), o control foi feito com um litro graduado direto ao carburador (não tem erro). E outra coisa, o motor axo muito forte, da conta do recado cheio de gente pegando morro. Lembro que esta todo original 1959, só com pneus um pouco maiores.

    Continuo aguardando ideias e comentarios... todo ajuda...

    []s,

    Sergio

  • #48
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    Como posso saber quantos mm tem rebaixado no cabeçote?... posso estar errado, mas se a compressão original (não verifiquei o valor) é de 80 libras e agora tem 110... ... ai esta a força e a economia... alem da possivel causa do estouro do cabeçote... O que vocês acham?


    []s

    Sergio

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