x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
    Usuário
    Entrada
    16/02/2012
    Agradecimentos: 0

suspensão do jeep com molas opala

Boa Noite!
    Algum parceiro jeepeiro tem conhecimento da utilização de molas aspirais de opala no sistema de suspensão dos jeep.

Usuário Avatar de Bercan
    Entrada
    22/09/2010
    Local
    Vitória - ES / Resplendor - MG/
    Agradecimentos: 2
    Procure por jeepala .... já vi alguns.....

na minha opinião um jeepala nada mais é do que o assassinato de duas viaturas... um jeep e um opala.... mas tem gente que curte, gente q so anda na cidade!!!!!

abraço!!
    Matheus Berçan - Jeep CJ-5 1973
    GRUPOS WHATSAPP JEEP WILLYS/FORD
    https://m.facebook.com/grupowillysford

Usuário
    Entrada
    16/02/2012

Isso que é sinceridade

Valeu parceiro, vc foi direto ao ponto, concordo com vc.

Usuário
    Entrada
    16/02/2012
    Matheus meu jeep também é CJ-5 73, vermelho, da uma olhada em nosso site www.jeepclubedebragança.com.br.
    Um abç

Usuário Avatar de Bercan
    Entrada
    22/09/2010
    Local
    Bacana sua viatura.... vi algumas fotos no site....

o meu é 73.... o teu tem a mecânica FORD original?????

meu cj ta com BF 161 de uma F75 68 e caixa 4m de uma F75 Ford não sei o ano, diferenciais dele mesmo.... e lataria eu juntei varias e fiz a minha!!!!

abraço!!!

Usuário Avatar de Bercan
    Entrada
    22/09/2010
    Local
    fotos do meu 73...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc05128.jpg   -dsc05148.jpg   -dsc05165.jpg   -dsc05167.jpg  

Usuário Avatar de maxdelta
    Entrada
    11/10/2007
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    Pode ser q vc queira suspensão helicoidal no jipe usando 2link, 3 link ou 4link:

Estes são os tópicos:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...re-3-link.html (Vantagens da 4-Link sobre a 3-Link)
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...da-cinfel.html (Suspensão da Cinfel)
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...is-melhor.html (Numero de link!-quanto mais melhor?)

inclusive este ultimo tira dúvida pra caramba!

Lembrando q a suspensão 2 link sai no troller, no marruá, acho q no wrangler

A o jpx eu não sei como se classifica!

Boa sorte e leitura!
    Baja - Ainda sem nome
    Jipelipe - Sem jipe no momento

Usuário Avatar de pedro bonadio
    Entrada
    26/06/2009
    Local
    Interior/SP
    JPX é um 3 link wishbone(sem panhard).

Troller é um 2 link com panhard ou se preferir 3 link (sendo a panhard um link). Assim como o engesa.

O Wrangler, não tenho certeza mas acho que é 3 link com panhard.

Primeiro, montar um suspensão com links + molas helicoidais ou qualquer coisa do gênero requer muito conhecimento. Não é nada simples e requer cálculos e fabricar uma porque viu ou copiou tem 95% de dar errado. Criar uma suspensão travada, ou uma sem estabilidade, ou uma muito mole fica fácil...

Fabricar suspensão por links requer massa suspensa do veículo, molas específicas, cálculos da geometria dos links, uso de panhard ou não, cálculo da angulatura e comprimento da panhard, uso de barras estabilizadoras ou não, tipo de amortecedor, Anti-Squat, Body Roll, etc...

Esse lance de usar mola de pampa, mola de opala, mola de F1000, mola de F250... Usar terminal de direção ao invés de terminais rotulares ou buchas... Usar 8 amortecedores de simples ação recondicionados de um caminhão ao invés de 4 de dupla ação, à gás de uma marca renomada... Em minha opinião é gambiarra.

Molas precisam tem carga, pressão, fios, tamanho, elos, tudo feito de acordo com cálculos dimensionados à cada veículo.
    Por exemplo: Um cara montou um suspensão com molas de pampa, o jeep dele não tem guincho, tem um motor AP 1.8, câmbio de chevette, usa pneus 750x16... O amigo dele vê o Jeep e o veículo é animal e resolve fazer igual, só que o Jeep dele tem motor Perkins Q20B que pesa 500kg, câmbio clark 240F, tem um guincho mecânico que pesa quase 100kg, pneus 33" recapados e usa as mesmas molas de pampa, a chance de ficar uma merd@ é enorme.

Então, se você não tem o conhecimento pra montar algo direito, assim como eu e como a maioria, monte os feixes de molas, são mais fáceis de montar, existem várias receitas de bolo prontas e que com certeza vão te dar mais segurança que uma suspensão helicoidal mal feita.

Agora, se você tem tempo, paciência, dinheiro, vá no erro e no acerto, uma hora fica bom. Ou manda em um profissional competente na área que te mostre com clareza e conhecimento o que ele fez. O problema da última alternativa é dinheiro que vai gastar e a dificuldade de encontrar um bom profissional.

E outra, nos conte o que pretende fazer com sua viatura(passeios, trilhas leves, pesadas, rally, usar no dia-dia, viajar) e que configuração mecânica pretende ter ou tem(motor, câmbio, t-case, eixos, pneus, etc...)

Abraços!
    Willys CJ5 '57
    Troller T4 '11

Usuário Avatar de Leco1974
    Entrada
    06/07/2008
    Local
    Porto Alegre/RS
    JEEPALA = JEEP NO ASFALTO E OPALA NA TRILHA, mas gosto é gosto ... ou desgosto.

Usuário Avatar de Leonardo Truccolo
    Entrada
    24/08/2003
    Local
    PORTO ALEGRE/RS
    Citação Postado originalmente por pedro bonadio Ver Post
    JPX é um 3 link wishbone(sem panhard).

Troller é um 2 link com panhard ou se preferir 3 link (sendo a panhard um link). Assim como o engesa.

O Wrangler, não tenho certeza mas acho que é 3 link com panhard.

Primeiro, montar um suspensão com links + molas helicoidais ou qualquer coisa do gênero requer muito conhecimento. Não é nada simples e requer cálculos e fabricar uma porque viu ou copiou tem 95% de dar errado. Criar uma suspensão travada, ou uma sem estabilidade, ou uma muito mole fica fácil...

Fabricar suspensão por links requer massa suspensa do veículo, molas específicas, cálculos da geometria dos links, uso de panhard ou não, cálculo da angulatura e comprimento da panhard, uso de barras estabilizadoras ou não, tipo de amortecedor, Anti-Squat, Body Roll, etc...

Esse lance de usar mola de pampa, mola de opala, mola de F1000, mola de F250... Usar terminal de direção ao invés de terminais rotulares ou buchas... Usar 8 amortecedores de simples ação recondicionados de um caminhão ao invés de 4 de dupla ação, à gás de uma marca renomada... Em minha opinião é gambiarra.

Molas precisam tem carga, pressão, fios, tamanho, elos, tudo feito de acordo com cálculos dimensionados à cada veículo.
    Por exemplo: Um cara montou um suspensão com molas de pampa, o jeep dele não tem guincho, tem um motor AP 1.8, câmbio de chevette, usa pneus 750x16... O amigo dele vê o Jeep e o veículo é animal e resolve fazer igual, só que o Jeep dele tem motor Perkins Q20B que pesa 500kg, câmbio clark 240F, tem um guincho mecânico que pesa quase 100kg, pneus 33" recapados e usa as mesmas molas de pampa, a chance de ficar uma merd@ é enorme.

Então, se você não tem o conhecimento pra montar algo direito, assim como eu e como a maioria, monte os feixes de molas, são mais fáceis de montar, existem várias receitas de bolo prontas e que com certeza vão te dar mais segurança que uma suspensão helicoidal mal feita.

Agora, se você tem tempo, paciência, dinheiro, vá no erro e no acerto, uma hora fica bom. Ou manda em um profissional competente na área que te mostre com clareza e conhecimento o que ele fez. O problema da última alternativa é dinheiro que vai gastar e a dificuldade de encontrar um bom profissional.

E outra, nos conte o que pretende fazer com sua viatura(passeios, trilhas leves, pesadas, rally, usar no dia-dia, viajar) e que configuração mecânica pretende ter ou tem(motor, câmbio, t-case, eixos, pneus, etc...)

Abraços!
    Concordo com td!!

Abs
    Leonardo Truccolo
    Ranger Limited 11
    Xterra 04

Usuário Avatar de maxdelta
    Entrada
    11/10/2007
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    Citação Postado originalmente por pedro bonadio Ver Post

Abraços!
    Pode comprar um kit pronto tb:
    Produtos - Cinfel

Não sou fã de feixe de molas mas uma coisa é certa é mais fácil de acertar do q usar link! Minha cabeça foi a mil quando eu estava lendo sobre 4link no forum pirate4x4.

Pedro esse seu amigo do jipe com motor q20b deve ter sido bonito quando a suspensão dele quebrou, quando feixe de mola quebra, vc consegue voltar pra casa por causa das molas secundárias + o grampo + abraçadeira, mas 2 link quando quebra, chama o reboque!

Tive a experiência com 2 link, adaptado, não foi bem sucedida, mesmo com o braço de suspensão devidamente calculado. Quebrou no meio da trilha, e diga de passagem é a trilha mais perigosa daqui, pq não tem barranco é precipício de ambos os lados. O pneu encostou no paralama e foi lixando e pedi ao acaso pra q o eixo não pulasse do paralama! Foi emocionante!

Mudando de assunto:
    Bercan seu jipe é lindão tá d parabens! Coloca na seção frota 4x4 e fale um pouquinho sobre ele!

Boa sorte pra nós!
    Baja - Ainda sem nome
    Jipelipe - Sem jipe no momento

Usuário Avatar de pedro bonadio
    Entrada
    26/06/2009
    Local
    Interior/SP
    Eu já vi esse kit da Cinfel, só precisa ligar lá e ver quais as molas, amortecedores, curso que a suspensão tem...
    Willys CJ5 '57
    Troller T4 '11

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. SUSPENSÃO DO JEEP COM MOLAS HELICOIDAIS E FEIXE DE MOLAS
      Por Jameson Andrade no fórum Jeep Willys
      Respostas: 190
      Última resposta: 24/08/2023, 12:31
    2. Suspensão Kit Molas FES no CJ5
      Por Pauloalexs no fórum Jeep Willys
      Respostas: 4
      Última resposta: 17/02/2010, 20:34
    3. Molas da suspensão na SW4
      Por J.Carlos no fórum Toyota
      Respostas: 0