Postado originalmente por
pedro bonadio
JPX é um 3 link wishbone(sem panhard).
Troller é um 2 link com panhard ou se preferir 3 link (sendo a panhard um link). Assim como o engesa.
O Wrangler, não tenho certeza mas acho que é 3 link com panhard.
Primeiro, montar um suspensão com links + molas helicoidais ou qualquer coisa do gênero requer muito conhecimento. Não é nada simples e requer cálculos e fabricar uma porque viu ou copiou tem 95% de dar errado. Criar uma suspensão travada, ou uma sem estabilidade, ou uma muito mole fica fácil...
Fabricar suspensão por links requer massa suspensa do veículo, molas específicas, cálculos da geometria dos links, uso de panhard ou não, cálculo da angulatura e comprimento da panhard, uso de barras estabilizadoras ou não, tipo de amortecedor, Anti-Squat, Body Roll, etc...
Esse lance de usar mola de pampa, mola de opala, mola de F1000, mola de F250... Usar terminal de direção ao invés de terminais rotulares ou buchas... Usar 8 amortecedores de simples ação recondicionados de um caminhão ao invés de 4 de dupla ação, à gás de uma marca renomada... Em minha opinião é gambiarra.
Molas precisam tem carga, pressão, fios, tamanho, elos, tudo feito de acordo com cálculos dimensionados à cada veículo.
Por exemplo: Um cara montou um suspensão com molas de pampa, o jeep dele não tem guincho, tem um motor AP 1.8, câmbio de chevette, usa pneus 750x16... O amigo dele vê o Jeep e o veículo é animal e resolve fazer igual, só que o Jeep dele tem motor Perkins Q20B que pesa 500kg, câmbio clark 240F, tem um guincho mecânico que pesa quase 100kg, pneus 33" recapados e usa as mesmas molas de pampa, a chance de ficar uma merd@ é enorme.
Então, se você não tem o conhecimento pra montar algo direito, assim como eu e como a maioria, monte os feixes de molas, são mais fáceis de montar, existem várias receitas de bolo prontas e que com certeza vão te dar mais segurança que uma suspensão helicoidal mal feita.
Agora, se você tem tempo, paciência, dinheiro, vá no erro e no acerto, uma hora fica bom. Ou manda em um profissional competente na área que te mostre com clareza e conhecimento o que ele fez. O problema da última alternativa é dinheiro que vai gastar e a dificuldade de encontrar um bom profissional.
E outra, nos conte o que pretende fazer com sua viatura(passeios, trilhas leves, pesadas, rally, usar no dia-dia, viajar) e que configuração mecânica pretende ter ou tem(motor, câmbio, t-case, eixos, pneus, etc...)
Abraços!