
Postado originalmente por
sraposo
Prezados,
Muito obrigado pelas referências positivas, com alguma surpresa pelas manifestações daqueles que nem usuários são de algum produto da Motor Spice.
Sem nenhuma intenção de fazer demagogia, e torcendo para que nem pareça como tal, um fornecedor não faz mais do que sua obrigação em cumprir o combinado e o que legalmente lhe é exigido fazer. Desejável que também atenda a certas expectativas implícitas de quem compra como alguma disponibilidade no atendimento, um prazo de entrega aceitável, uma embalagem apropriada e outras coisas. Falo isto também com base na minha experiência como consumidor que sou! Não se trata de esperar por vantagens, mas de simplesmente obter aquilo que foi esperado quando da decisão da compra.
Casos como o que o Fornara relatou, se bem entendi sua estória, são ruins para todos. O consumidor (e eu também estou incluído!) passa a desconfiar de todos, o que é compreensível. Os fornecedores sérios ficam nivelados por baixo, como se todos tivessem algum potencial de agirem de má-fé.
Não conheço o usuário do Mercado Livre ou a empresa citada por Fornara , mas ainda creio que donos de negócios lícitos não tenham interesse algum em ter um cliente insatisfeito, mesmo que ele não desse a mínima para os sentimentos das pessoas, pois isso seria ruim inclusive para o próprio negócio. Mesmo um negócio feito entre pessoas jurídicas, existem pessoas de carne-e-osso dos 2 lados, logo a relação vai além da simples venda de um produto ou serviço e o correspondente pagamento, existem elementos subjetivos e humanos participando da relação. O que acontece não tão raramente, e aqui no forum encontram-se vários relatos, é o comprador comunicar-se com um funcionário da empresa que não está fazendo o esperado e acaba comprometendo a imagem do empregador. A empresa é que fica com a imagem prejudicada e a diretoria pode nem saber disso! Minha experiência como consumidor já mostrou que este tipo de situação acontece, geralmente o caso sendo rápida e facilmente resolvível quando se procura a instância superior. Considero isso como uma prova de que a empresa é séria mas tem alguém na "linha de frente" que está fazendo a coisa errada...
Esperar que algo errado nunca aconteça com uma compra, inclusive de empresas sérias, não parece-me realista. Quem nunca comprou um produto de uma grande e conceituada empresa e algum tipo de problema foi encontrado no produto? Certamente, não é agradável descobrir um defeito ou erro, e as empresas devem se esforçar para evitá-los. No entanto, uma vez constatado, deve ser resolvido o mais rapidamente possível e sem complicaçÕes. É assim que eu, como um consumidor típico, espero que aconteça!
Grande abraço a todos!