Amigos,
o semi-eixo esquerdo do meu CJ-5 1959 quebrou bem na metade - entre o cubo e a carcaça do diferencial. Estavamos tentando dar um tranco no Jeep, aí ouviu-se um estalo e a roda ficou meio bamba. Coloquei no meu mecânico aqui no Rio, mas até agora ele não conseguiu remover o semi-eixo (que ele chama de bengala... deve estar certo também). Segundo o mecanico - que não tem experiencia com Jeeps -, já foi um parto de ouriço gêmeos remover o rolamento... mas o semi-eixo, está impossível. Um colega aqui do fórum com quem conversei, sugeriu arranjar um espaço pelo lado da carcaça do diferencial e bater com alguma coisa para soltá-lo, mas espaço não há. Eu sugeri que o mecanico tire o semi-eixo direito porque aí talvez seja possível desmontar aquela traquitana toda (coroa, pinhão, etc) e bater o eixo pra fora. Mas ele disse que não tem como... ou não está vendo como fazer. Outro colega me falou que seria possível sim, tirando outro eixo, remover um pino que fixa ou mantém posicionado um componente dentro da carcaça (não sei se ele estava falando dos satélites ou o que), e aí daria para empurrar o eixo pra fora. Bem... até tirei umas fotos com o celular, mas não estou conseguindo baixa para o micro... estou aceitando sugestões. Quem pode dar uma dica ?
ps. Estou pensando seriamente em partir para um flutuante. Entretanto o meu Jeep é canela fina, e parece que precisa ser canela grossa, não ? Além disso, acho que para colocar o flutuante eu vou precisar decidir se pego um pronto ou se mando alguém que conheça fazer um. E eu estou querendo colocar o Jeep operacional o quanto antes. Então a idéia é consertar o que quebrou e depois pensar melhor sobre como fazer com o flutuante.
Obrigado.