E fica melhor do que a da toyota, voce conhece algum jeep com essas molas
Versão Imprimível
E fica melhor do que a da toyota, voce conhece algum jeep com essas molas
é de alguém daqui, não lembro quem... daqui a pouco aparece. :roll:
AE !!
Colocando os feixes para fora, ganhamos em estabilidade, porém não perdemos a articulação do eixo, em erosões?
Pagani
os feixes são de strada , são do carro do Gustavo (lassis) e tem tudo sobre este carro no frota 4x4 , é o Tornado .
os feixes de strada ficam mais confortaveis que os de toy mas dão menos curso , mas para instala-los é preciso alongar o chassis .
feixes por fora do eixo deixam o carro mais estavel mas tiram curso por geometria como o Vinicius mostrou e por menor alavanca sobre a mola que se comprime
[]'s
ps.: isso tudo ta pelo forum :wink:
Essa configuração que vc falou está uma confusão só, qual a explicação pra adaptarem feixes longos na dianteira e curtos na trazeira :?: :?Citação:
Postado originalmente por Vinicius_4x4
Pesquise no fórum sobre ANTI SQUAT.
Outra coisa, o fato de posicionar os feixes por fora do chassi não resolve o problema da estabilidade, pesquise aqui no fórum sobre BODY ROLL pra saber porque. E pode ter certeza que o curso será prejudicado.
Respondendo a Mp que vc mandou:
Meu CJ5 ainda é spUa e a única diferença na montagem original é na posição dos jumelos dianteiros que estão na frente da roda :wink:Citação:
Faz como a galera já falou aí pra cima, pega o kit de feixes band e monta teu Jeep seguindo o padrão original assim como fiz no meu, lembrando que vc já leu sobre os prós e os contras da posição dos jumelos dianteiros, nesse ponto a escolha é com vc.Citação:
Meu Jeep tem 4 feixes iguais, 103cm de comprimento todos são dianteiros da picape toyota bandeirante de 95 em diante com jumelos originais toyota com buchas de PU.
Sim, pra mim ficou muito bom. Lembrando que meu Jeep tem uma mecânica bem mais pesada que a original então optei por manter os feixes band sem retirar lâminas.Citação:
Mas a estabilidade é muito boa e a flexibilidade também.
Não tenho fotos assim com a suspensão totalmente aberta, só o q posso garantir é que fiz alguns testes de rampa aqui e uma das rodas subiu até 70cm sem que as outras saíssem do chão, acredito que seja um curso considerável :wink:Citação:
[]'s
Vinicius,
Antes de começar, vale a pena ler na íntegra esse tópico.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...highlight=pneu
Esse assunto de molas para fora, já deu o que falar pr aqui. hehehe.
[]'s querendo ajudar
Elmer,
Valeu pelas dicas, não tinha reparado que os feixes traseiros do jeep eram maiores que os dianteiros da bandeirante. Pesquisei aqui no forum sobre anti squat e não encontrei a definição, na maioria das vezes se falava que precisva saber o seu significado para projetar uma suspensão e coisa e tal :lol: . Mas a definição da dita cuja não aparecia numca. Vou ver, quando tiver mais tempo, no site Pirate4x4 que lá deve ter certo, daí se encontrar eu vejo se coloco aqui, se entender algo é claro. :roll:
Quanto ao curso de 70 cm, acredito que estaja bom mesmo. Se eu ficar com este curso já tah beleza.
A minha mecânica também não vai ser leve. Vou instalar motor do opala 6 cilindros e caixa da C10 3 marcha.
Kako,
Já li este tópico todinho. Só que lá eles falam mais sobre a "estabilidade" do que sobre o curso de suspensão. Mas realmente é muito válido lê-lo.
Agradeço à todos pelas dicas que estão me dando.
A conclusão que tive até agora foi que irei colocar os feixes traseiros da band (dianteiros) abaixo do chassi. Aí se a carroceria ficar muito boba em curvas e coisa e tal eu eu coloco uma barra estabilizadora. E caso fique muito alto e o jipe fique toda hora perigando capotar eu coloco uns espaçadores de roda. O que que vocês acham?
Falta só ver agora se eu utilizo ou não os feixes dianteiros da band na dianteira do jeep também. Pelo jeito vou ter abrir a mão e comprar estes feixes mesmo. Mas vamos lá, vou dar uma pesquisada amanhã sobre aquele assunto lá (anti squat) e daí decido.
[]'s
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...t=4155&start=0Citação:
[]'s
Vinicius
Veja se essas fotos te ajudam.
É um cj5 com feixes de Band. Essas fotos me foram mandadas pelo Afonso da TT4.Esse é o Kit q ele vende. :wink:
[]'
http://www.cj3rocha.kit.net/Jeeps/ba...rmelho_007.jpg
http://www.cj3rocha.kit.net/Jeeps/toto_003.jpg
Giovani,
Muito obrigado pelo link :concordo: . Não sei como eu não encontrei este tópico, pois procurei em todos os fóruns daqui, mas tudo bem. Tô lendo ele devagarinho pra entender bem, pois o meu conhecimento na área não é muito amplo e é um assunto meio xarope de se entender :roll: .
Sergio,
Valeu pelas fotos. Já me tirou uma dúvida com a segunda foto, pois tinham me dito, um mexânico da vida aí, que para botar feixe da band, na dianteira, tinha que furar mais para a frente do feixe de mola para daí ali fixar o eixo, porque senão o eixo ia ficar muito pra trás e tal. Eu achei muito gambiarra e acredito eu que daria uma série de problemas quando o cara fosse "saltar" uma testa na trilha :twisted: .
Será que na primeira foto o jeep tinha mais curso, porque ele só parou por causa do pneu neh, ou tava no limite também do curso?
Vinivius,
Veja este topico.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...asc&highlight=
Nele tem tudo que você quer saber.
Abraço.
Oi Vinícios!!! :D
A mais de dois anos atrás passei meu jipe para SPOA. Junto com isso "joguei" os feixes traseiros para fora 125mm da posição original, pois naquela época eu achava que essa medida iria compensar o fato de o jipe ter ficado bem mais alto (por causa do SPOA) e não iria tombar tão fácil.
Os feixes jogados para fora produzem o MESMO efeito que uma barra estabilizadora: diminui o body-roll. Até aí tudo bem. Mas acontece que jogar os feixes para fora tbm diminui a torção da suspensão.
Pela análise feita naquele tópico e nos "bastidores" (entre mim e o Leopoldo), nos pareceu que, num jipe, um menor body-roll realmente ajuda a não tombar ... mas tbm nos pareceu que essa "ajuda" é tão pequena que pelo trabalho, gastos e perda na torção da suspensão, jogar os feixes para fora não vale, de longe, a pena.
Meu jipe ainda está com os feixes para fora. Fiz uma rampa improvisada com uns tocos do portão de casa para verificar o curso. Infelizmente a rampa começou e estalar, e como não podia quebra-la só subi com uma roda, a dianteira esquerda. Ela subiu 840mm do chão. Subiria mais, mas a rampa não permitiu isso. Acho que esse valor é razoável. Quando puder verifico o valor certo. Tbm pretendo voltar os feixes para a posição original (sob o chassis) e verificarei tbm numa rampa, para comparação.
Pouco depois de colocar os feixes para fora e fazer umas aventuras, meu chassis trincou, logo acima de um "suporte alongado". Acredito que essa trinca foi devido aos feixes estarem para fora. Abaixo a imagem da trinca.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=11447
Resumindo: não coloque os feixes para fora do chassis. Trabalho e gastos desnecessários. E ainda perde curso! Se quiser diminuir o body-roll instale barras estabilidadoras ... daí na trilha é só desconectá-las e terás curso total! :concordo:
[]'s