Atendendo a pedidos, e como o interesse é greal, estou movendo o tópico para a board Geral...
[]´s
Gustavo
Versão Imprimível
Atendendo a pedidos, e como o interesse é greal, estou movendo o tópico para a board Geral...
[]´s
Gustavo
Primeira usina brasileira de biodiesel é inaugurada
01 de Abril de 2005 Fonte: Ethical Corporation (www.ethicalcorp.com)
Comentário Akatu: Por um lado, o biodiesel polui menos do que o diesel convencional; por outro, se os grãos forem plantados em monoculturas extensivas, poderá ocorrer assoreamento de rios, contaminação de águas superficiais e subterrâneas por agrotóxicos e destruição de habitats, comprometendo a biodiversidade. Diminuir a dependência energética externa do país e promover a agricultura familiar são idéias interessantes e positivas, mas o custo ambiental deve ser observado de perto.
A inauguração da primeira usina de biodiesel no Brasil, no final do mês passado, dá alento às promessas de acabar com a importação de combustível fóssil, mas existem barreiras econômicas e ambientais a serem ultrapassadas.
A refinaria Soyminas, sediada em Cássia (MG), terá capacidade instalada para produção de 12 milhões de litros do novo combustível, produzido a partir de girassol e nabo forrageiro, por ano.
A usina confirma o Brasil como o produtor pioneiro de alternativas agrícolas para os combustíveis fósseis. Os recentes investimentos na pesquisa do biodiesel, uma alternativa ambientalmente favorável ao diesel comum, faz parte de um programa de 30 anos para desenvolver substitutos para o petróleo.
A maioria dos automóveis no Brasil tem motores que usam tanto gasolina quanto álcool. A gasolina vendida nos postos tem mistura de 22% de álcool de cana-de-açúcar. O biodiesel será misturado ao diesel em apenas 2%, e os veículos não necessitarão de adaptação especial.
O biodiesel promete diminuir a dependência de combustível estrangeiro. Atualmente, 15% do consumo anual de 40 milhões de barris de diesel é importado.
A busca de combustível alternativos pode ajudar a atingir metas ambientais. Resultados de uma pesquisa feita durante um ano pela Universidade de São Paulo em conjunto com a montadora francesa Citroen revelou que as emissões poluentes em carros com mistura de 30% de biodiesel foram reduzidas em 16%. Em Curitiba, os ônibus municipais estão funcionando com 20% de biodiesel desde 1997 e produzem até 33% menos poluição do que o diesel comum, testes indicam.
O governo brasileiro também espera que os combustíveis agrícolas possam beneficiar os agricultores mais pobres do país, especialmente no Norte e no Nordeste. Pequenos produtores estão sendo encorajados a plantar mamona para vender à indústria do biodiesel.
Mas os combustíveis vegetais custam duas ou três vezes mais do que o diesel comum, o que dificulta a ampla comercialização do produto. Subsídios de cerca de R$ 260 milhões seriam necessários. Atualmente, a venda de combustível com 2% de biodiesel é opcional, mas o governo pretende torná-la obrigatória até o final de 2007, com misturas de 5% a 20%.
Outro problema sério é o aumento considerável das lavouras de sementes oleaginosas necessário para que o biodiesel se torne popular. Isso significaria mais lavouras de soja, o que desagrada os ambientalistas, que já culpam a soja como um agente de desmatamento. O biodiesel pode prometer muito, mas ainda há uma grande distância a ser percorrer antes de se tornar o combustível do futuro.
Há alguns erros conceituais importantes na matéria acima transcrita:
1- As monoculturas para biodiesel não serão extensivas. O princípio é justamente evitar esse tipo de lavoura.
2- Atualmente são importados 10% do diesel consumido e não 15%
3- O consumo anual não é de apenas 40 milhões de barris, mas sim de 240 milhões de barris.
4- A informação do custo do biodiesel ser de duas a três vezes mais caro não procede. Dependendo da cultura o custo já chega a ser aproximadamente o mesmo, considerado o transporte, armazenamento, evaporação, perda por contaminação bacteriológica e distribuição. Além disso o custo do biodiesel é 100% em Real.
5- Empréstimos serão concedidos mas o valor é superior, destinado ao financiamento das culturas. Não são subsídios.
6- conforme salientei anteriormente, a soja não será a alternativa inicial, para que não sejam privilegiados os grandes latifundiários em detrimento da agricultura familiar. Além disso a soja é commoditie, portanto o custo do biodiesel ficaria atrelado ao preço internacional da soja e é justamente disso que se pretende fugir.
http://www.folhabv.com.br/cidade/RR09.htm
RR produzirá matéria-prima
para exploração do biodiesel
Depois do boom da soja, a nova promessa de cultivo para os lavrados de Roraima está sendo o girassol, em razão da sua utilização para produção do biodiesel, o combustível ecologicamente correto.
Um grupo de empresários vindos do Rio de Janeiro esteve reunido com representantes do Governo do Estado, produtores e técnicos na tentativa de achar parceiros para a produção de girassol, segundo disse o diretor da Divisão de Atração de Investimentos da Seplan (Secretaria Estadual de Planejamento), Sileno Ramos.
A proximidade com os portos do Caribe, foi um fator determinante na hora de fazer a opção pelo Estado, além da falta da necessidade em desmatar áreas de mata para o cultivo.
O diretor destacou que o cultivo do girassol deverá impulsionar a agricultura já que o projeto prevê o plantio de aproximadamente 100 mil hectares. “A verba para implementação do projeto já está liberada por um banco europeu”, comentou o diretor.
“Em Roraima, a flor [do girassol] vai ser cultivada, quando passará pelo processo de retirada do óleo para ser exportado até a fábrica do biodiesel. O resido que sobrar da retirada será aproveitado no manuseio de ração, pois ele é rico em proteínas”, explicou.
O diretor falou que incentivos fiscais e apoio logístico foram a parte que coube ao Governo Estadual. Quando procurado pelos empresários, deu informações a respeito do tipo de solo, entre outras explicações.
“O Departamento de Atração de Investimentos serve para isso. O interessado nos procura com intuito de esclarecer dúvidas a respeito de Roraima. Foi assim com essas pessoas, e agora nós vamos implantar um site para informar melhor e de maneira mais rápida a nossa clientela”, destacou.
[]'s :D
Eu acho que o BioDiesel é bem mais complexo do que se fala. Nao sei se ele é parecido com o alcool, mas se for, o alcool depende do petroleo para existencia. BioDiesel = combustivel ecologicamente correto :roll: Sera que ele é realmente correto? o alcool por exemplo, a cana é extremamente agressiva com o solo. Depois da terceira colheita de cana se nao for feita a recomposiçao do solo nao nasce mais nada nele. O bagaço de cana se deteriorando produz acidos altamente poluentes, MUITO MAIS POLUENTES que a propria combustao do material. As areas de plantil dessas sementes? Acredito que precisará duma bela extençao de terra para isso. Os residuos da fabricaçao do biodiesel, como serao?
NOTA: O petroleo nao é só usado pra fabricar combustiveis. Deêm uma olhada a sua volta e vejam quantas coisa sao provenientes do petroleo, se nao quanto a composiçao, no transporte.
Agora eu lhes pergunto: Será que a questao é mesmo o combustivel ou é nos que nao sabemos usar direito esta fonte de energia?
É gurizada quando acaba o petroleo nos vamos ter que amarar nossas calças com barbantes :lol:
Bom pode ser que eu esteja errado (tomara que sim) mesmo porque nao sou um entendido no assunto :) , mas acho que a situaçao é ainda mais caotica do que nos pensamos :(
Abraços :D
Ah... E de olho na Amazonia que os EUA pega ela :D
Discurpa os erro di purtugueis é qui eu nao tenho paciensa di currigi elis (que falta faizi o corretor ortografico) :D
"mas o governo pretende torná-la obrigatória até o final de 2007, com misturas de 5% a 20%."
É isso que gostaria de entender.
Se o Biodiesel é tão bom assim, por que a obrigatoriedade?
Tempos atrás, ainda na era FHC quiseram adicionar alcool no Diesel, só não vingou porque todas as montadoras e fabricantes de peças bateram o pé, alegando que o álcool por ser mais corrosivo que o Diesel inviabilizaria a garantia dos produtos.
Aí vem alguém com uma fórmula mágica e resolve o problema da importação do Diesel.
Quem paga o pato da experiência? todos os que possuem motores Diesel, pois até aí a garantia já acabou.
Eu não conheço nenhum óleo vegetal que não deixe grandes resíduos de combustão, só prá exemplificar, alguém aí já lavou uma frigideira sem Teflon?
Fica uma meleca grudenta que só raspando sai. Imaginem isso num motor...
Tem mais, a fórmula mágica sempre vem acompanhada de um plano econômico mágico, lembram do pró-álcool? quem pagou os usineiros? o Tesouro Nacional - resumindo nós os trouxas de sempre.
Com a Biodiesel alguém tem dúvida de que será diferente?
Vai ser realmente uma maravilha, mais um monte de gente sem nenhuma capacitação sendo sustentada com o nosso dinheiro, os fabricantes de peças vendendo mais, mais serviços para os mecânicos, mais impostos...
Certamente o biodiesel será o segundo milagre econômico brasileiro!
Joaquim/SP
vou tentar responder a algumas de suas dúvidas, afinal a maioria das pessoas enxerga todo esse assunto como uma grande interrogação.
Para impedir que haja variação da proporção. Senão em cada região haverá uma proporção. E se nao houver obrigatoriedade, fica tudo como está.Citação:
"mas o governo pretende torná-la obrigatória até o final de 2007, com misturas de 5% a 20%."
É isso que gostaria de entender.
Se o Biodiesel é tão bom assim, por que a obrigatoriedade?
As experiências foram iniciadas em 1977, por duas montadoras e por alguns órgãos oficiais. seguindo o mesmo raciocínio, a gente "paga o pato' contínuamente, afinal a composição da gasolina, do diesel, do álcool, mudam a todo momento em função de alterações de aditivos, composição, até mesmo do petróleo base.Citação:
Quem paga o pato da experiência? todos os que possuem motores Diesel, pois até aí a garantia já acabou.
Num motor a combutão interna sempre há resíduos, mas o combustível fóssil tende a deixar mais resíduos, especialmente o diesel e o querosene. O biodiesel não é "frito" dentro do motor, a combustão é muito mais completa.Citação:
Eu não conheço nenhum óleo vegetal que não deixe grandes resíduos de combustão, só prá exemplificar, alguém aí já lavou uma frigideira sem Teflon?
Fica uma meleca grudenta que só raspando sai. Imaginem isso num motor...
Quem? só se você considera os agricultores sem capacitação e eu acho que eles sabem fazer o trabalho deles na terra muito melhor do que eu e você faríamos.Citação:
Vai ser realmente uma maravilha, mais um monte de gente sem nenhuma capacitação sendo sustentada com o nosso dinheiro,
Por que? só se com o aumento de produção de diesel fosse possível liberar a venda de automóveis a diesel no país, o que aumentaria a produção interferindo nesses fatores.Citação:
os fabricantes de peças vendendo mais, mais serviços para os mecânicos, mais impostos...
Pois é, não era para favorecer a agricultura familiar?
A Agropalma só possui parentes?
Seria a releitura do Proalcool?
Notícia do Estadão de 27/04:
"Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita hoje, no fim da manhã, fazenda do Grupo Agropalma entre os municípios paraenses de Moju e Tailândia, para ver plantações de palma (espécie de palmeira que produz frutos oleaginosos). Também vai conhecer, na região, projeto de agricultura familiar que vem sendo desenvolvido em área de 600 hectares. Às 12 horas, o presidente participa de cerimônia na escola da comunidade do Arauaí. Logo depois, segue para Belém onde, às 15h15, no bairro de Tapanã, inaugura a usina de biodiesel do Grupo Agropalma. A unidade de produção de combustível usará como matéria-prima o fruto da palma.
Favorecer, não ser exclusividade, senão o volume de produção levaria alguns anos até atingir o mínimo suficiente para implantação do programa. ( Não é só jogar sementes na terra e colher no dia seguinte...)
A Agropalma funciona como uma cooperativa de pequenos produtores rurais, dando total assistência técnica à eles, sem isso os pquenos não teriam espaço (preço) no mercado.
É uma maneira de beneficiar a agricultura familiar indiretamente.