O Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, lançado em novembro pelo Governo Federal é, certamente, um daqueles programas que marcará história e representará uma mudança extraordinária na economia do país. Como foi por exemplo o Proálcool, que teve erros e acertos mas é até hoje o maior programa de substituição de derivados de petróleo do mundo.Citação:
Postado originalmente por Carrilo
Num país - e num mundo - onde a principal matriz energética é o petróleo, a introdução do biodiesel significará uma revolução, pois nos dará uma fonte de energia alternativa, renovável, muito menos poluente.
Além disso pelo fato de poder ser extraído da mamona, do girassol, dendê e até de bagaço de cana, o biodiesel representará uma opção para os pequenos agricultores familiares. A produção destas plantas é simples, elas são de grande resistência e haverá toda uma cadeia produtiva que irá absorvê-las. A legislação em aprovação simplesmente proíbe a concessão de financiamentos para produção de biodiesel para usineiros, somente serão concedidos para pequenos e médios agricultores e para cooperativas.
Com a aprovação da lei que obrigada a colocar 2% de biodiesel a cada litro de diesel já é possível garantir uma produção significativa.
Não será absurdo pensarmos em ver, dentro de poucos anos, uma "volta ao campo" por parte dos milhares de trabalhadores expulsos para as periferias das cidades grandes, pois terão uma forma concreta de sobrevivência e de crecimento econômico.