x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 28

Tópico: GASOGENIO

  • #13
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    53
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2



    sabe o q q aconteceu com a patente do motor movido a qquer tipo de óleo vegetal criado por um brasileiro em 1980? foi comprada por uma multinacional do petroleo.
    Dero,
    Acho que esse motor não foi inventado por um brasileiro, se me recordo o modelo que chegou à ser testado em alguns veículos foi o "Elko", de origem alemã.
    Com relação ao uso de combustíveis, sou defensor do alcool.
    http://www.elsbett.com/engl/index.htm

    Sds.

  • #14
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    55
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    Era disso q eu estava falando, de criatividade:


    "Novo motor a combustão tem pistão líquido

    Imagine um motor a combustão, como os utilizados em carros e caminhões, que tenha o dobro do rendimento, tenha apenas seis peças móveis e cujo pistão tenha sido substituído por nada além de ... água. Pois esta é uma tecnologia que vem sendo pesquisada por mais de 10 anos e que agora consegue chegar definitivamente ao mercado.

    O invento, que recebeu uma das primeiras colocações em um concurso de idéias inovadoras pelo MIT, uma das principais Universidades dos Estados Unidos, reduz a complexidade de um motor de automóvel para nada mais do que seis peças móveis. E mesmo não exigindo processos precisos de usinagem, cada peça ajusta-se à outra com uma perfeição admirável.

    Batizada de LiquidPiston, a nova tecnologia foi desenvolvida pela equipe do Dr. Nikolay Shkolnik, que acaba de criar uma empresa, a Liquid Piston Inc., para comercializar o novo motor.

    O resultado da tecnologia é um motor barato, com uma quantidade de peças 85% menor dos que os motores convencionais e com uma eficiência de combustão entre 49 e 61%, nada menos do que o dobro dos atuais motores de carros e caminhões. O novo motor com pistão líquido é também altamente silencioso e praticamente não gera vibrações, já que ele produz seis combustões a cada volta do eixo.

    Sendo leve e compacto, o mercado inicialmente visado pelos seus criadores está nos geradores de caminhões que carregam cargas congeladas. Nestes veículos, pequenos motores são utilizados para gerar energia para manter a temperatura nos baús frigoríficos. Outra vantagem do motor a pistão líquido é a baixa emissão de poluentes, com redução de 90% da exaustão de óxidos de nitrogênio."
    http://www.mecanicaonline.com.br/200...ao_liquido.htm



    http://www.liquidpiston.com/

    valeu

  • #15
    Citação Postado originalmente por dero
    sabe o q q aconteceu com a patente do motor movido a qquer tipo de óleo vegetal criado por um brasileiro em 1980? foi comprada por uma multinacional do petroleo.
    Não sei se estamos falando da mesma coisa mas, assim como o Alessandro, o único motor multi-combustível (diesel) que conheço e que teve alguma repercussão na década de 80 foi realmente o Elko, se não me falha a memória trazido ao Brasil pelo Grupo Garavello, já falido.
    Junto com este motor veio também um gerador (apelidado de vaca mecânica) e a Quatro Rodas fez diversas reportagens, todas muito ao estilo "salvador da pátria", só que tudo virou poeira, provavelmente por causa de alguma grande limitação técnica.

    Virou mexeu e aparece coisa do tipo para em seguida sumir sem deixar vestígio, e isso faz com que muitos imaginem conspirações maquiavélicas da industria do petróleo. Pura lenda, os maiores acionistas das empresas do ramo automobilístico são justamente os donos do petróleo, que não são bobos, sabem que um dia o poço vai secar e investem os tubos em novas tecnologias, inclusive no que se refere à combustíveis alternativos.

    Quanto ao motor de pistão liquido (neste fórum já existe até tópico sobre ele) provavelmente não passa de outro espasmo. Aparentemente recebeu mesmo um prêmio do MIT, só que lá no MIT não existe referência se o prêmio foi para a idéia ou a realização. Entre estas duas palavras existe uma distância abissal e entre a realização e a entrada em linha de produção a distância é maior ainda.
    É dificil imaginar que um motor tão inovativo (para não dizer revolucionário) seja referenciado apenas como substituto de um motor convencional em sistemas de refrigeração. É a única referência prática descrita com ênfase lá no site do inventor.

    Não dá para acrecreditar em tudo o que se lê por aí, ainda mais em se tratando de internet...

    No mais, o Brasil tem centros de pesquisa que são referência até para outros países, não só no que se refere à energia renovável como também em petróleo (prospecção, pesquisa de novos produtos, etc.).

    Gugu e Datena são apenas duas faces deste grande país...

    Abraços,

  • #16
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    55
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    Mais Criatividade:


    "Motor Acústico gera eletricidade a partir de ondas sonoras
    Da redação
    05/10/2004
    Cientistas norte-americanos desenvolveram um novo método para geração de energia elétrica utilizando ondas sonoras. Além de um grande potencial de mercado aqui na Terra mesmo, o novo gerador elétrico movimentado por ondas poderá equipar sondas espaciais destinadas a explorar além do nosso Sistema Solar.

    Em um artigo no último número da revista Applied Physics Letters, os cientistas Scott Backhaus (Universidade da Califórnia), Emanuel Tward e Mike Petach (Northrop Grumman Inc.), descreveram o projeto do sistema termoacústico para a geração de eletricidade a bordo de uma espaçonave.

    O sistema alternador linear/motor acústico é semelhante aos geradores termoelétricos, que utilizam o processo de decaimento de um combustível radioativo para gerar eletricidade; com a vantagem de ser duas vezes mais eficiente.

    As naves e sondas espaciais já utilizam geradores termoelétricos, mas com uma eficiência de apenas 7 por cento, o que significa que apenas esse percentual da fonte de energia é realmente transformado em eletricidade. Já o novo gerador realiza a conversão com uma eficiência de até 18 por cento.

    O motor movido a ondas sonoras é um aperfeiçoamento do motor Stirling - criado por Robert Stirling no século XIX - uma espécie de motor a vapor que substitui o vapor por ar levemente aquecido. Já o novo motor termoacústico funciona enviando gás hélio através de uma pilha de 322 discos de aço inoxidável, chamada regenerador.

    O regenerador é conectado a uma fonte de calor e a um escapamento, que fazem com que o hélio se expanda e se contraia. Esse movimento de expansão e contração cria fortes ondas sonoras - de forma muito parecida com que o relâmpago cria o som dos trovões. A oscilação dessas ondas sonoras move o pistão do motor acústico, que por sua vez aciona o alternador linear que gera eletricidade.

    Ao contrário dos motores a combustão, como os que equipam os automóveis, o motor acústico, inclusive seu pistão, funcionam totalmente a temperatura ambiente, o que os torna muito seguros para funcionamento em uma nave espacial."



    valeu

  • #17
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    55
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Sukys
    Aparentemente recebeu mesmo um prêmio do MIT, só que lá no MIT não existe referência se o prêmio foi para a idéia ou a realização. Entre estas duas palavras existe uma distância abissal e entre a realização e a entrada em linha de produção a distância é maior ainda.
    É dificil imaginar que um motor tão inovativo (para não dizer revolucionário) seja referenciado apenas como substituto de um motor convencional em sistemas de refrigeração. É a única referência prática descrita com ênfase lá no site do inventor.

    Não dá para acrecreditar em tudo o que se lê por aí, ainda mais em se tratando de internet...
    De concreto la diz q a patente foi requerida e q esta em desenvolvimento o motor:

    "LiquidPiston is developing a novel combustion engine based on patent pending Liquid Piston™ technology"
    http://web.mit.edu/

    Qto a acreditar em tudo q dizem, sao outros 500, vc pode ou nao acreditar no q ta postado la na página do MIT e o pior é q nem posso defender ninguem, haja vista q os ianques juram de pe junto q foram os irmãos Wrigt q inventaram (e voaram a 1ª vez) o avião... hehehe

    Acho q o Brasil deveria ter defendido mais sua posiçao sobre esse tema. Material e reconhecimento público internacional nao faltam, mas na pratica o conceito ianque está se firmando no mundo, é como aquela mentira contada várias vezes q acaba "virando" verdade e sendo aceita...

    valeu

  • #18
    Citação Postado originalmente por dero
    De concreto la diz q a patente foi requerida e q esta em desenvolvimento o motor
    Patente nada mais é do que uma reserva de domínio, uma forma de proteção às idéias, que podem ser as mais absurdas já que a patente, desde seu pedido até sua homologação, checa somente se existe algo semelhante e não entra no mérito da aplicação prática do invento, e patente requerida (pending) não é garantia nem para quem fez o pedido e tem muita gente que só divulga o invento depois da patente devidamente homologada, evitando assim que apareçam "outros pais da criança" à fim de tirar uma lasca. Não é regra mas muitas vezes quem tem patente pendente e divulga o invento está é interessado em grana rápida e mais nada, já que um pedido pode demorar anos para ser homologado, e dizer que isso ou aquilo tem patente pode até dar um ar de confiabilidade, mas a coisa não é bem assim.

    Qto a acreditar em tudo q dizem, sao outros 500, vc pode ou nao acreditar no q ta postado la na página do MIT e o pior é q nem posso defender ninguem...
    O MIT é uma instituição séria e eu valorizo esta seriedade mas como escrevi anteriormente, o MIT não entra no mérito da viabilidade e sim da idéia, pelo menos nas páginas que tive acesso.
    E se for viável, ótimo.

    Aqui em casa tenho várias centenas de exemplares da revista Mecânica Popular, quase todas as edições em português e a grande maioria em espanhol, edição para a América Latina. Sem muito esforço de memória posso lembrar de mais de uma dúzia de "motores revolucionários" que no decorrer dos anos viraram matéria desta revista, só que nenhum vingou. E não eram coisa de maluco, eram idéias muito interessantes só que por algum motivo qualquer, de ordem prática com certeza, não deram certo.

    Acho q o Brasil deveria ter defendido mais sua posiçao sobre esse tema. Material e reconhecimento público internacional nao faltam, mas na pratica o conceito ianque está se firmando no mundo
    E quem é o Brasil? O Brasil não é uma entidade distante e que depende só de meia dúzia de engravatados. O Brasil somos nós, que em grande parte valoriza o que vem de fora e ridiculariza tudo o que tem selo brasileiro, indiscriminadamente.
    Tem muita coisa boa aqui neste país, só que poucos tem interesse de conhecer, e para quem tem internet nem existe a desculpa de falta de acesso às informações.
    Se aqui dentro a coisa já funciona assim fica complicado querer vender imagem diferente.

    Abraços,

  • #19
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    53
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    E quem é o Brasil? O Brasil não é uma entidade distante e que depende só de meia dúzia de engravatados. O Brasil somos nós, que em grande parte valoriza o que vem de fora e ridiculariza tudo o que tem selo brasileiro, indiscriminadamente.
    Tem muita coisa boa aqui neste país, só que poucos tem interesse de conhecer, e para quem tem internet nem existe a desculpa de falta de acesso às informações.
    Se aqui dentro a coisa já funciona assim fica complicado querer vender imagem diferente.
    Concordo!

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #20
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    55
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique
    E quem é o Brasil? O Brasil não é uma entidade distante e que depende só de meia dúzia de engravatados. O Brasil somos nós, que em grande parte valoriza o que vem de fora e ridiculariza tudo o que tem selo brasileiro, indiscriminadamente.
    Tem muita coisa boa aqui neste país, só que poucos tem interesse de conhecer, e para quem tem internet nem existe a desculpa de falta de acesso às informações.
    Se aqui dentro a coisa já funciona assim fica complicado querer vender imagem diferente.
    Concordo!

    Sds.
    Tb concordo.

    Eu faço minha parte, divulgando a questao e firmando posiçao.

    Mas fiquei P da vida qdo vi o Discovery Channel um dia desses passando o programa dos irmaos Wright com o tema "o centenario do vôo".

    Quem sabe nao mobilizamos uma lista publica de assinatura pra fazer o Brasil (governo/sociedade organizada) se posicionar em 2006 sobre o verdadeiro "centenário do vôo"?

    As únicas coisas q vi a respeito foram em revistas especializadas de aviaçao (ASAS) e no meio acadêmico. E tb umas propagandas da PETROBRÁS parabenizando Santos Dumond pelos 98 anos da aviação, tb em publicaçoes da ramo da aviação.


    valeu

  • #21
    Dero, usando o mesmo enfoque vamos usar outro exemplo:

    Os EUA tentaram vender ao mundo a imagem de libertadores nas invasões do Vietnã, Panamá, Afeganistão e, agora, Iraque. Você acha que uma pessoa bem informada - e não tendenciosa - acredita no real motivo ou no motivo aparente destas invasões?
    Com a história de quem voou primeiro acontece o mesmo, pessoas mal informadas podem até achar que foram os irmãos Wright só que até os americanos - bem informados - sabem que o vôo destes irmãos iniciou com um lançamento por catapulta e não por meios próprios (o avião nem tinha rodas e sim esquis), o lançamento foi em declive (e não no plano), não passou de algumas dezenas de metros e, principal, não existe comprovação do fato por fotografia (a única foto existente é posada e posterior ao feito e o fato foi visto por uma dúzia de caboclos), e tudo isso só foi divulgado meses após o vôo de Santos Dumont, que decolou por meios próprios, em terreno plano, por uma distância considerada à época como realmente um vôo, fotografada, e assistida por centenas de pessoas, inclusive com a presença de observadores "oficiais".


    Agora, digamos que os EUA façam um reconhecimento formal ao feito de Santos Dumont. Em que isso afetará nossas vidas? Quanto muito ocorrerá o mesmo que acontece quando a seleção brasileira ganha uma copa: muita comemoração por um ou dois dias, e depois esquecimento.

    Ao meu ver, todo grande feito dá uma certa escovada em nossos egos só que o efeito não é duradouro justamente pela falta de conteúdo prático que este tipo de coisa nos oferece, e ainda fazendo uma análise simplista para tudo isso acho que temos "apenas" dois grandes problemas: quem tem poder (politico ou financeiro) tem o custume de privatizar lucros e socializar prejuízos, e a massa (nós incluso) tem a mania de transferir seus problemas para o vizinho (que muitas vezes é o próprio governo) e trata o país como fundo de quintal, ou seja, lixeira (entre outros lixos que nós mesmos geramos" nada que é nacional presta e se o problema é coletivo deixa de ser meu).

    Já que o exemplo - via de regra - não vem lá de cima, somos nós que temos a obrigação de dar o exemplo (mesmo porque se tem gente lá no alto a responsabilidade é justamente nossa) e estes exemplos com certeza são os mais triviais que existem, ao alcance de qualquer pessoa com um minimo de patriotismo e bom senso, e tal coisa se atinge com informação e educação, principalmente de berço.
    Os pequenos (bons) atos não possuem o glamour dos holofotes mas com o passar do tempo são eles que fazem a diferença entre os países.

    No mais, assistir o Discovery Channel (programação estrangeira) não deixa de ter seu valor informativo mas a TV Cultura (Fundação Padre Anchieta) também merece seus minutos de audiência...

    Qual era mesmo o assunto deste tópico? Gasogênio?

    Abraços,

  • #22
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    55
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    É um bom enfoque.

    Enfoque? ah sim gasogênio e.... outras fontes "práticas" pq nao?

    Valeu

  • #23
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    55
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    Unidade Gaseificadora by Mestre Bernardo

    http://inventabrasilnet.t5.com.br/bgondim.htm


    valeu

  • #24
    olá a todos.

    se não me engano, no fim de seu governo, bill clinton reconheceu publicamente que o primeiro a voar com algo "mais pesado que o ar" foi "petit dumont" ( como ele era conhecido na frança, devido a sua grande estatura).
    uma vez que o vôo dos wright não teve testemunhas, (talvez a mãe deles um cachorro e dois sapos) e mesmo se houvesse, o avião deles foi "estilingado" e não era capaz de levantar vôo sozinho, isto se considerando poucos metros e alguns centímetros do solo como vôo.

    não há como negar, o inventor do avião é santos dumont, um playboy francês nascido no brasil.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade