Dow Jones teve a pior semana em 112 anos de história.
http://economia.uol.com.br/cotacoes/...1918u1281.jhtm
Tá muito complicado o cenário.
Fiz uma análise de quatro papéis que pretendo ingressar quando houver sinais de melhora no cenário econômico mundial.
São empresas que venho acompanhando há algum tempo, e oferecem grande potencial de recuperação. Calculei o que elas perderam desde o dia 20 de maio deste ano, quando atingiram o teto histórico, até o encerramento do pregão de hoje.
São elas:
PETR4 -54%
VALE5 -58,5%
USIM5 -71%
CSNA3 -68%
Com essas ações a recuperação é garantida, já que são empresas sólidas e com certeza vão atravessar a crise e dar lucro aos seus acionistas.
O problema é o tempo que isso pode levar.
Mas bolsa de valores é isso mesmo, só se deve aplicar o dinheiro que não se vai utilizar no curto ou médio prazo. Nesse caso, quem está no prejuízo pode ficar tranquuilo que a situação reverterá.
Na crise de 1929, os papeis recuperaram o que haviam perdido no Crash em 6 anos em média.
No nosso caso, não sabemos se a crise é pior que a de 29, pois é uma crise diferente. Mas se até naquela crise houve recuperação, certamente também sairemos desta.
Sangue frio que tudo dará certo.
Há uma outra ação que acompanho, a BVMF3. Mas esta é uma ação complicada. Desde os IPOs da BOVH3 e BMEF3, a ação caiu em queda livre. Esses IPOs foram a maior decepção da historia da nossa Bolsa. Quem entrou no início perdeu muuito dinheiro. Mas agora, a ação está valendo 7,4 reais. Tá muito barato. É uma ação que também promete dar um grande salto quando as notícias de melhora aparecerem. Sempre subiu mais que qualquer outra ação (no caso do up-grade, por exemplo). Mas ainda há um problema em relação a ela, é que temos o fim do lock-up de uma parte das ações da BMEF3, que ocorrerá no próximo dia 22/10. A ação pode cair um pouco mais. É preciso ficar de olho.
Há algum outro papel interessante?
[]s