Vejam o que está na mídia hoje:
Lula sanciona hoje lei que pode acelerar julgamentos
BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona hoje as mudanças no Código de Processo Penal aprovadas no mês passado pelo Congresso, que terão impacto direto no julgamento do pai e da madrasta da menina Isabella Nardoni, morta em 29 de março. Com as novas regras, será reduzido de quatro para um o número de audiências de instrução, inquirição de testemunhas e produção de provas, por exemplo. Duas semanas depois, o Congresso aprovou a extensão dessas normas para todos os processos criminais.
http://www.estadao.com.br/geral/not_ger186241,0.htm
Isso não ocorrerá.
Os legisladores pensam que estão no "país das maravilhas", não têm a mínima noção da realidade.
As pautas de julgamentos estão muito longas, não dá para marcar audiências para a oitiva das testemunhas no prazo que eles imaginam.
Além disso, esqueceram-se de computar no prazo para julgamento do júri, o tempo de julgamento de um recurso intermediário, chamado Recurso em Sentido Estrito, que, em caso de réu solto, demora de 2 a 3 anos para ser julgado, sem contar o resto do tempo de tramitação do processo.
Pois bem, essa tão falada lei que será sancionada pelo Presidente hoje não retirou esse recurso.
Ou seja, na prática o prazo para julgamento de homicidas continuará a ser o mesmo: 6 anos para réu solto (sem contar o recurso de apelação em liberdade), e 1 ano para réu preso.
Porém, no Brasil poucos se importam com o resultado prático das medidas. O mais importante é o lucro político, baseado em afirmações falsas e sem nenhum vínculo com a realidade.
O Brasil é o país do faz de conta...