bao.... vao fazer quase 5 anos que faco trilhas direto aqui em BH e meu pitaco é o seguinte sobre o melhor calcado p/ trilha...
lembrando que aqui em BH e regiao predomina trilhas de cascalho/terra fofa / pedras, raramente temos atoleiro:
eu uso e GOSTO bastante de usar sandalia, tenho uma timberland a uns 4 anos e me aconpanha em toda trilha DIURNA que vou, seja sol, seja chuva, estou com ela no pé, apenas em trilhas NOTURNAS ou diurnas no inverno é que uso um tenis cano longo velho que tenho aqui,,,
- a sandalia tem um solado muito bom p/ piso todo piso, EXCETO pedra molhada, escorrega p/ kcte, mas já me acostumei a ela depois de uns capotes.. eheheh hj já sei como "pisar" em pedra molhada com ela..
vantagens da sandalia:
- nao cozinha os pés.. ( fazer trilha sob sol acima de 30graus de bota é foda)
- nao dá chulé
- seca rapido, vc pode entrar na agua com ela nos pés
- nao agarra nos pedais do jipe
- nao tira a sensibilidade dos pés
desvantagens :
- nao protege contra picadas de cobra ( isso é um assunto polemico, muitos ficam falando que é vulneravel, mas quantos aqui já foi picado por cobra em trilha? até onde sei, a maioria das cobras ao perceberem a movimentacao de jipes/humanos barulhos etc.. já racham o fora, ou no caso da cascavel agitam seu chocalho)
- escorpiao, sim.. fica vulneravel
- formigas tb fica vulneravel, apesar que formigas tb sobem pela bota e picam a sua canela
pelo fato de eu esta usando sandalias, numa trilha tb nao vou sair dando uma explorador d mata e ir metendo o pé dentro do mato sem ver onde piso...
em trilhas noturnas por motivo obvio, vou de tenis de couro cano alto, já que nao enxergamos nada mesmo...
em dias de chuva e trilhas com provavel atoleiro, levo dentro do jipe um par de botas "7 leguas" heheheeh
eu nao tenho disposicao de pagar 400,00 num par de botinas p/ ir somente p/ trilhas nnneeeeeemmm fudendo..heheheh
T+