Esclarecimento da minha opinião
na minha região, o norte do parana, o PT, nao é bem visto, (75% votos no PSDB) um dos motivos é o apoio ao MST, o outro é que este pessoal não é da área de produção agricola e portanto pouco faz para este setor. estamos vendo sim um boom no setor automobilistico, até Rolandia já esta com congestionamento.
Ninguém pode negar que quem realmente gera riqueza é a agricultura ou a pecuária, onde, de um semente voce faz milhares, de uma vaca voce faz outra, os outros setores, muito importante também, mas de um modo geral agrega valor aos produtos por transformação.
tenho um amigo que produz, com ajuda de uns 4 ou 5 empregados, em média 100 mil sacas de cereais por ano, entre soja, trigo e milho e lucra entre 1 e 2 reais líquido por saca, quando as coisas correm normal, se der errado facilmente perde o lucro de 2 ou 3 anos, nao tem quase nada de apoio governamental, o proagro quando garante alguma coisa é só pro banco nao perder, preço mínimo não se respeita, as máquinas são carissimas e a mão de obra esta cada vez mais rara.
quando precisamos de um orgao público qualquer é um desastre, lentos, corruptos e ineficientes, em geral somos partidários da privatização ao máximo, diminuindo o tamanho do estado e dando lhe tempo para fazer as concessões e fiscalizar a função social das concessionárias
A nossa agricultra hoje é moderna com índices de produtividade superior e muito ao primeiro mundo, porque de outro modo é impossivel sobreviver. Nas propriedades pequenas em geral os agricultores vivem mesmo é de aposentadoria, porque o lucro só com a produção em grande escala.
Agora com um Governador do PSDB e uma cidade PSDB(Londrina), estaremos ferrados, a Dilma vai passar a no minimo 12 mil metros de altura quando for pro RGSul.