x
Convex Datacenter
Página 8 de 14 PrimeiroPrimeiro 1234567891011121314 ÚltimoÚltimo
Resultados 85 a 96 de 164

Citação Postado originalmente por Dryoffroad Ver Post
    Senhores. Se me permitem a intromissão gostaria de postar aqui o seguinte comentário.

Não tenho acompanhado com frequencia vários dos tópicos postados no 4x4 Brasil, mas desde que se torna público e irrestrito a cadastro específico, podemos postar com liberdade qualquer assunto. Concordo.
    Recebi hoje em Bh pessoas conhecidas do nosso Gilvan Costa, que ficaram sabendo das fotos postadas no fórum.
    Descidi então, como tenho acesso, mostrar-lhes as fotos.
    Esclareço que não são jipeiros e sim companheiros de trabalho e convivio do mesmo.
    Eis que não temos no forum somente fotos e sim grandes comentários e suposições sobre o acidente.
    Sabendo que, desde quando Gilvan estava montando o carro e recebendo de muitos críticas de outros sugestões e de outros elogios e ele estava presente para ler esclarecer e conversar sobre o assunto, falavam-se até pelos cotovelos.
    Não estou defendendo nem acusando ninguem.
    Mas acredito não ser a forma mais correta de tentarmos descobrir oque aconteceu no momento do acidente, colocar tantas questões a julgamento aqui no forum.
    Imagino oque pessoas que executaram serviços para o Gilvan sentiriam se estivessem lendo todas essas informações que aqui estão.
    Imagino oque familiares e outros de maior relacionamento com Gilvan sentiriam na mesma situação.
    Sejamos sim críticos com aqueles que não prezão pela segurança na trilha, por aqueles que demasiadamente bebem dirigindo um 4x4, mas sejamos tambem capazes de estar do outro lado da situação.
    Será que os serviços prestados, mesmo que não tão perfeitos quanto vocês desejariam ou criticaram não foram executados da forma que foi solicitado?
    Quem nunca quis experimentar um novo modelo de suspensão, motor ou outra modificação no carro e não passou por sucessos e fracassos.
    Não estou aqui, repito, para defender ou acusar ninguem. Estou expressando a minha opinião após ver a reação das pessoas que não tem tanta intimidade com o forum e leram estas mensagens.
    Desculpe se agredi de alguma forma alguem mas não ficaria sussegado se não postasse meu desagrado.
    Estou disponivel para receber suas críticas também.
    Adriano,

Aqui é um fórum e como tal deve-se filtrar o que acha interessante.

Mas minha opinião é que os serviços só podem ser efetuados da maneira que o cliente solicitou, desde que não comprometam a segurança do mesmo, pois quando dá a merda, independente do motivo existe o responsável pela execução do serviço. Se mesmo assim o cabeça dura insistir, faça então um documento citando que o mesmo foi advertido dos riscos, cite os possíveis problemas, peça a ele que assine e reconheça a firma em cartório.

Fosse eu não aceitava de maneira alguma, já que uma merdas dessas pode acabar com uma carreira.

O caso das soldas no eixo, chega a ser de um amadorismo gritante. Não sabe fazer, manda pra quem sabe.

O Gilvan foi mais que avisado dos problemas ali e foi o primeiro a escrever que depois consertava. Eu tenho um carro de Rock Crawling, com uma suspensão que não será nunca aprovada para circulação e não foi a toa que construí uma gaiola condizente ao risco e uso SEMPRE o cinto de segurança, pois sei dos riscos envolvidos. No meu caso, onde vc é quem faz o carro, vc apresenta as soluções e eu sempre acato, pois acredito que vc sabe o que está fazendo.

Não sei de quem está falando, mas acredito que a discussão aqui é mais que válida e de alguma forma vai contribuir pro aspecto segurança seja pelos usuários, seja pelos construtores (adaptadores) de ´4x4.

Não lí nada que macule a imagem do Gilvan aqui.
    Leo Valle
    ENSIMEC HEAVY DUTY PARTS
    Equipe ENSIMEC de Rock Crawling - Raptor II

Dryoffroad,

Concordo e gênero, numero e grau com suas colocações.
    Muitas vezes peritos em acidentes tem dificuldade em apontar causa, quem dirá tentarmos coisa do tipo sem a devida experiência, por isso deixei bem claro na primeira entrada neste tópico que minhas colocações nada tinham a ver com o acidente em particular, mas tão somente aproveitar os questionamentos do Loras, igualmente descaracterizados do acidente, na tentativa de ampliar a visão sobre o aspecto segurança, porque mesmo sem conhecer detalhes sobre o jipe do Galvan, o fato de ter permanecido íntegro em sua estrutura deixou claro que seu dono aplicou técnicas efetivas de segurança ao veículo, ao contrário do muito que se vê por ai, que por muito menos pode ter como resultado o mostrado na foto em anexo, e é pra esse pessoal que devem ser dirigidos todos os esforços.

Sobre os problemas mecânicos não cabe a mim analisar, acredito na palavra de quem presenciou tais fatos e tem experiência.

Sds,
    Sukys
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Monster - fotos do resgate-aldeia-da-serra-4.jpg  
    4X4 Brasil

Completando o que o Leovalle disse e falou muito bem. Acompanho o tópico desde o início e em nenhum momento houveram ataques para com as atidudes do Gilvan no que diz respeito aos detalhes de seu veículo, e nem tão pouco se clamou pela presença ou citação de quem fez os serviços no seu carro.
    Até o momento, na minha opinião, o interesse do tópico tentar entender a tragédia, se é que é possível, para servir de consolo aos que precisam e principalmente usar essa experiência fatídica a favor de outros para que não se repita esse cituação tão triste.

Abs.

Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 0
    O Gilvan sempre pregou e denfendeu o fato que ELE PRÓPRIO estava fazendo o eixo, portanto nem cabe comentar se houve uma empresa fazendo o serviço ou não. Se houve eles fizeram simplesmente o que o Gilvan pediu.

[]´s

Usuário Avatar de Dryoffroad
    Entrada
    17/02/2004
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Marcel, concordo com você, mas nós conhecemos o processo e sabemos como funciona. Nem todos são assim

Usuário Avatar de Dryoffroad
    Entrada
    17/02/2004
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Leo, como sempre levando pro lado errado. Não estou falando de profissionalismo, de adaptadores, de responsabilidade de um ou de outro e agora não adianta falar que o Gilvan foi advertido ou não, de serviços executados ou não, se foi alguém especializado ou fundo de quintal. Acredito até que isso não vai adiantar ser discutido agora.
    É claro que é um fórum e como tal deve-se filtrar o que se acha interessante. Por isso mesmo pedi permissão pela intromissão e expliquei que estava postando a visão que pessoas que não estão neste meio tiveram. Mas como você disse cada um filtra oque achar interessante. E em momento nenhum disse que alguém estava maculando a imagem de ninguém. Nem mencionei o “nosso” modo de trabalho porque não era essa a intenção, não tem nada com trabalho mas com o espanto que outras pessoas ficaram com a forma que trataram o acidente. Pra gente o filtro pode funcionar, pra outros não.
    (Por pedido de quem falou, não mencionei nomes, até porque, são da imprensa e não queriam se manifestar).

Quanto a forma de trabalhar, acredito que todos aqui são suficientemente responsáveis para não fazerem absurdos. Independente de estarem executando algum serviço ou mandando fazer.

Mas valeu a crítica assim mesmo

Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Agradecimento: 1
    Dois dedos de proza sobre isso: fornecedores, projetistas e construtores não foram citados, sequer notados. O que está sendo discutido aqui são as técnicas de projeto e construção, direção, reboque, etc, que possam ou não ter influenciado no acidente e em suas consequências. Imagens enriquecem a discussão. O título do tópico foi de certo modo infeliz, lembrando os programas catástrofe, mas o conteúdo não tem nada a ver com isso, muito mais pelo contrário.
    Não vejo até agora julgamento algum. E tenho absoluta certeza de que não vou ver. A menos que apareça algum cretino fundamental querendo decretar o óbvio ululante. Até agora são pessoas sérias discutindo um assunto sério. Como outros já disseram aqui, se eu, que nem conheci o Gilvan, já chego cheio de dedos, imagina pras pessoas que conviveram com ele... A memória do Gilvan está e deve continuar sendo respeitada sim, e contribui com isso analisar todas as possíveis causas do acidente e, se possível, concientizar e evitar que outros colegas de esporte passem por isso.

Apenas foram levantadas hipóteses, sem nenhum traço sequer de leviandade.

Finalmente, é óbvio que qualquer profissional sério envolvido em qualquer etapa da construção do carro vai ficar chocado, mesmo o responsável pelo suporte da placa. E pode e deve fazer uma limonada desse limão, se for pelo lado do que o Leovalle disse, apropriadamente. Profissionais sérios também erram, e um dos piores erros é o não dizer não.

Usuário Avatar de tecnica
    Entrada
    28/07/2004
    Local
    Sao Paulo/SP
    Agradecimento: 1
    Pessoal,

Sou mirim aqui, café pequeno, mas gostaria de deixar minha palavra. Não conheci o Gilvan, mas lamento sua morte, pelas circunstancias em que ocorreu, principalmente de que um pequeno detalhe, o do cinto de seguranca, se não o protejesse da morte, ao menos lhe daria uma chance maior. Muito triste.

Citação Postado originalmente por Alexandre Vaz Ferreira Ver Post
    Acho que pela quantidade de gambiarra e atitudes bobas inconsequentes até que acontece pouco acidente

[]s

Xará, acho que é a frase mais verdadeira. Fiz poucas trilhas, mas é incrivel a qtde de jipes sem manutenção. Jipes que engasopam morro acima e nem tem freio pra segurar na descida. Jipes com buracos no assoalho, ou bancos soltos, sem cinto, nem nada. Nem uma tampa de combustivel decente. E tem gente que não acredita em Deus.....

A grande mensagem do Gilvan é essa mesmo: discutir a fundo sobre segurança, coisa que nós brasileiros temos que aprender a dar mais valor. Pois é triste um pais onde, se vc coloca o cinto qdo sentar no banco traseiro, vc recebe uma gozação. Se não chapar o coco na trilha e andar com os vidros fechados é chamado de "coxinha". Segurança é coisa de "boiola"...

Não sei dizer o nome de todos que estiveram com ele, ajudando, no momento e depois. Mas quero deixar meus parabéns, vcs são homens bravos e com certeza, o Gilvan esteve entre amigos verdadeiros.

Saudações,
    PicapesGM Website: http://www.picapesgm.com.br
    Engesa FII - GM 151 turbo megasquirted

Usuário Avatar de Flavio Miranda
    Entrada
    23/04/2004
    Local
    Sao Paulo/SP
    Adriano,

Até dá para entender o que vc quis dizer com seus comentários, alertando para não transformar uma fatalidade em tribunal do juri.
    Mas note que realmente, o FATO da morte do Gilvan alertou a todos da enormidade dos riscos que corremos pelo simples fato de andarmos de jipe. Quanto mais por enche-los de coisas dentro e por fora, fazer adaptações que extrapolam o limite da resistencia e projeto originais.

A cada msg, dá para perceber que todos estão muito cuidadosos em discutir o tema segurança com base num fato concreto e recente. Algo como discutir o que ocorreu em Imola com o Airton Senna naquela curva...
    Se o Frank Williams é culpado, o projetista da barra de direção, os pneus, etc... isso é para a Justiça. Não trará ele e o Gilvan de volta.

Agora....se tem alguem da Imprensa ou oficina ou amigo ou inimigo ou sorveteiro da esquina se sentindo 'agredido' , basta cadastrar-se no Forum e postar suas idéias... é Grátis !!!

Grande abraço.

Dryoffroad,

Interessante e muito pertinente sua colocação.

Uma pessoa não habituada ao 4x4Brasil, especialmente se não for jipeiro, realmente pode compreender erroneamente nossa conversa...

É como pedir para um médico interpretar um texto de advogado.

Além disso criamos uma certa intimidade "virtual" com os companheiros de fórum, que nos permite abordar temas delicados com certa franqueza.

Concordo que talvez fosse interessante limitar o acesso. Só acessa quem tem cadastro. Mas isso é uma decisão que cabe aos moderadores...

Agora, também vejo que em nenhum momento questionamos as decisões tomadas pelo nosso amigo Gilvan. E tampouco temos certeza de que outras decisões teriam resultado num desfecho diferente.

É o que sempre digo. Estude e aprenda. Mas no final, quem deve compilar as informações e decidir é uma única pessoa: VOCÊ.

De fato esses questionamentos são muito importantes para o desenvolvimento seguro do meio off road no Brasil. Infelizmente foi preciso um evento singular para que despertasse aqui a consciência sobre o tema.

Apontar réus não vai reescrever o passado. Mas analisar os possíveis erros pode mudar o futuro!!!

Nunca vi tanto conhecimento técnico sobre o simples fato de "segurar o volante". Hoje vejo que ainda sou criança. Apenas sento e giro o volante de um lado para o outro... percebi que tenho muito a aprender. Por isso estamos aqui.

Espero que de certa forma o aprendizado seja significativo e que todos cobrem mais responsabilidade dos companheiros de trilha. Acima de tudo, vale ressaltar, que isso não significa que o Gilvan foi irresponsável...

Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    "O volante é onde você recebe a maior parte das informações que os [...] de sentar frente ao volante e tentar entender o porque de cada detalhe. Nada do que verá de diferente em relação aos volantes antigos existe por mera questão de desenho.

Sds,
    Sukys
    Rapaz,

Se o Curso de Formação de Condutores das Auto-Escolas fossem realmente levados a sério, essa seria uma aula essencial!!!

Se me permite, vou selecionar o texto para acrescentar no tópico sobre segurança off road!!!

Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

Loras,

Qualquer um que tenha acesso à revistas com mais de quarenta, cinquenta anos, percebe fácil que nas propagandas [...] e no caso do automóvel existe de tudo, com alusão à velocidade, potência, excentricidade, finesse, etc., e quer ícone de poder mais "gritante" e completo que um veículo Off Road? Como dizem no teatro, fecha o pano!
    Sukys,

Com certeza essa "virtualização" da realidade é característica da propaganda. Vide o sucesso que aqueles jogos virtuais, onde é possível vender uma imagem diferente da própria pessoa, fazem sucesso...

Esse é o mundo em que vivemos. Um mundo de aparências.

Não tenho nada contra a propaganda, mas concordo que às vezes a coisa é meio exagerada. E se o consumidor não for atento, nem percebe por onde vai levado...

Comprar um carro "Adventure" / "Off Road" para rodar na cidade é um exemplo típico mesmo!!!

Abre o pano e volta o fórum, com algum marinheiro de primeira viagem pedindo informação sobre pneu Dickcepek, spoa, guincho de 12.000 lbs, turbo, caixa de direção de Kombi, eixos de Rural, câmbio de Maverick, etc. etc. etc., tudo pra ser instalado em jipe da marca tal.
    Loras, como é possível incutir segurança pra caboclo que nasceu levando martelada de marketing? Na cabeça do cara, segurança é a anti-tese do sonho, é a destruição do símbolo de poder que ainda não tomou forma.
    Entendi teu ponto de vista. Tenho uma proposta. Podemos responder assim:

"Para colocar pneus maiores, primeiro o seu Jeep precisa de ......

Quando isso estiver pronto e seguro, aí conversamos sobre pneus."

Sem dúvida seremos "tachados" de chatos no fórum... resta outra opção?

A medida que o caboclo vai se enturmando neste meio descobre a importância da técnica, e de tabela, segurança, e invariavelmente isso só ocorre em função de dinheiro gasto com besteira fantasiada de função.
    Técnica e segurança são coisas que se adquire por experiência, principalmente em assuntos que envolvem o automobilismo e seu marketing dos sonhos.
    Você, com muito mais competência e propriedade do que eu pode falar sobre acidentes e dados estatísticos, mas não é lá pelos 18~25 anos que o bicho pega? E se considerarmos a "idade mental"?
    Sempre é bom falar sobre segurança, mesmo porque será de utilidade pra algum desavisado, mas no geral, a briga é boa.
    Eu admito. Já fui vítima do processo e isso não é vergonha nenhuma. Comprei a Defender sabendo do seu potencial deformável em caso de capotamento.

Mas sempre foi meu sonho... e comprei. Já troquei pneus, fárois de milha, etc. E a gaiola ainda NÃO está lá.

Falta de opções e mão de obra qualificada + equipamentos em Boa Vista explicam. Explica mas não justifica.

Só que agora eu percebo a diferença. Logo a gaiola está nos planos...

Se a pessoa souber que está andando sobre ponte no escuro, a morte pode vir por pânico e não por queda.
    Justamente nessa linha que eu digo. A ignorância previne pânico e ataques cardíacos. No entanto não recomendo a mesma para ninguém.

Entendi o que quis dizer, mas não concordo muito com seu exemplo, e só pra variar explico o porque, já que o porque tem lá a ver com segurança ao dirigir:
    Quando me atrevo a fazer algo costumo mergulhar de cabeça, vou fundo à procura de tudo que ajude no trabalho, e se não usar do simancol muitas vezes extrapolo. Por motivo que não vem ao caso precisei conhecer o alfabeto Braille, apenas o código e o padrão, mas daí a tentar ler em Braille foi um pulo, e daí a tentar andar com olhos fechados foi outro, dentro de casa, é lógico, porque sou doido mas não louco, e com isso senti na pele, literalmente, como a ausência de visão aguça os outros sentidos. Inicialmente a sensação é de desconforto, justamente por causa da INSEGURANÇA, mas a medida que os outros sentidos compensam a visão é possível fazer muita coisa que à princípio pareceria impossível, só que aí entra um lance interessante, aos poucos ganha-se em segurança, mas a desconfiança permanece, sempre.
    Um meio off topic. Sukys, de coração, conheça www.grupoterra.org e faça um passeio com eles. Pode dizer que foi indicação minha!!!

...."bundômetro"...
    Mais um detalhe que preciso aprender...

Segue...
    Ricardo A. I. Loureiro

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem