x
Convex Datacenter
Página 2 de 14 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 164
    Usuário Avatar de Flavio Miranda
    Entrada
    23/04/2004
    Local
    Sao Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Ed,

Vc tem aquele video do tombamento do Leri NA RETA e praticamente na Terra Batida !?

Acho que ilustra bem o que pode ter ocorrido com o Gilvan...

Leo,

Pensando um pouco sobre o assunto, imagino que o reboque estava sendo feito a baixa velocidade. Portanto, uma batida do pneu naquele degrau do barranco não seria suficiente para entortar a link e quebrar o eixo.
    Até porque, não vi óleo do diferencial/eixo perto deste degrau...
    Isso eliminaria a possibilidade de 'erro' de projeto.

Acredito que por algum motivo (distração ou 'alta velocidade' no reboque) o pneu tenha pego no degrau, levantando e travando a frente e puxando a traseira para o abismo. Tombou para o buraco e aí rolou ladeira abaixo.
    O link teria entortado e o eixo quebrado, numa das batidas no capotamento, caindo todo o peso do jipe sobre esta roda... Afinal de contas, estamos falando de um DANA 70 !!!!

Por acaso, dava para ver vestígios/rastro do óleo do diferencial em algum ponto da ladeira ?

[ ] s

[ ] s

Usuário Avatar de Ed
    Entrada
    09/01/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Flavio Miranda Ver Post
    Ed,

Vc tem aquele video do tombamento do Leri NA RETA e praticamente na Terra Batida !?

Acho que ilustra bem o que pode ter ocorrido com o Gilvan...

[ ] s

aí vai, a maior braçada do mundo!!! (depois daquela minha no pinheirinho)

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=ouihMO0ATjY[/ame]

[]'s

Citação Postado originalmente por Flavio Miranda
    Leo,

Pensando um pouco sobre o assunto, imagino que o reboque estava sendo feito a baixa velocidade. Portanto, uma batida do pneu naquele degrau do barranco não seria suficiente para entortar a link e quebrar o eixo.
    Até porque, não vi óleo do diferencial/eixo perto deste degrau...
    Isso eliminaria a possibilidade de 'erro' de projeto.
    Aí é que está, havia 2 manchas de óleo no local da queda, mesmo depois de uma semana do acidente, local onde centenas de motos passam. Pra se ter idéia da alavanca, como tive que amarrar o volante, um pequeno esbarrão do pneu quando estávamos rebocando fez com que o eixo do setor hidráulico se partisse.

Citação Postado originalmente por Flavio Miranda
    Acredito que por algum motivo (distração ou 'alta velocidade' no reboque) o pneu tenha pego no degrau, levantando e travando a frente e puxando a traseira para o abismo. Tombou para o buraco e aí rolou ladeira abaixo.
    O link teria entortado e o eixo quebrado, numa das batidas no capotamento, caindo todo o peso do jipe sobre esta roda... Afinal de contas, estamos falando de um DANA 70 !!!!
    O link é totalmente inadequado pra um carro leve, imagine pra um de mais de 3 toneladas. Tivesse realmente caído sobre o pneu não só entortaría como destruiría muita coisa alí e os únicos danos foram o link, o eixo quevbrado e o empeno da ponta de eixo. A ponta de eixo mostra que não foi queda também, pois com tanto peso em cima teria que ter partido e não só empenado.

O reboque estava sendo devagar mas com o peso envolvido tudo se multiplica. Soemente quem viu o que o volante fazia pode imaginar o que aconteceu. Ontem o Marcel que acompanhava pelo lado de fora, pôde ver as forças envolvidas. Simplesmente era impossível segurar o volante, mesmo usando a força das pernas para tentar segurar. Estou com as mãos inchadas e doloridas pelas pancadas que tomei.
    Leo Valle
    ENSIMEC HEAVY DUTY PARTS
    Equipe ENSIMEC de Rock Crawling - Raptor II

Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Guarapari/ES
    Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven Ver Post
    Leo, gostaria de deixar claro o apreço por documentar todo o ocorrido de forma tão séria e imparcial.....Só não digo parabéns, pois acho que em um momento desses não há como congratular ninguém....outros já viriam com versões e versões.....vc fez isso muito bem, ainda mais por se tratar de um pessoa próxima de vc.
    Como o Flávio disse, deve ter sido muito difícil estando lá, revivendo momentos e tentando entender essa questão.

Pessoas como vc fazem esse fórum valer a pena.

Abs.

Realmente é muito importante documentar o resgate e as fotos do estado geral do carro, pois se ele estivesse de cinto NADA teria acontecido (que sirva de lição para todos nós).

Agora realmente o empenho do Leo como o de outras pessoas que estavam lá para resgatar o carro é para ser mencionado e aplaudido.

Pelo que pude ver lá no local onde foi á queda e como estava o eixo a teoria que o mesmo teria partido antes da queda é perfeitamente plausível.
    JPW - BLACK HAWK
    Javali-229T, difs + 4m&tcase band, bloqs e susp de band. Meu desde 1993.
    CJ3B /MB42, susp yota com jr, gm 4cc, cx 5m, disco nas 4.

Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Citação Postado originalmente por Marcelo R. A. da Cunha Ver Post
    ... pois se ele estivesse de cinto NADA teria acontecido.
    Poisé..é por isso que estou muito chateado, pois vi as fotos do Monster e deu pra ver isso mesmo. Deu para ver o empenho do Gilvan na construção do Jipe. Olha a resistência do veículo. Coisa de outro mundo. Que Jipe que desce ladeira abaixo e num tem praticamente nada danificado?? Uma coisa é ver o Jipe em fotos, outra coisa é ver pessoalmente. Eu tive o prazer de conhecer o Gilvan Costa e o Monster, em 2005, e vi o quanto o Monster é 'refornçado'. Só não sabia que na prática ele era muito melhor do que eu pensava!!

Se Gilvan tivesse de cinto naquela hora, uma hora dessa ele estaria mais vivo que eu!! Lamento muito o ocorrido!

Abraços
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI

Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Não creio que a pancada do pneu nbo barranco tenha empenado o link, praticamente imnpossível isso acontecer. Ter que amarrar o volante e a quebra do setor ocorreu devido ao cáster já estar totalmente fora devido ao empeno dos link´s no acidente. Agora, que o cáster estava totalmente fora, isso eu mesmo vi e falei para o gilvan qd o Monster estava fazendo a parte elétrica, assunto inclusive discutido no tópico do monster. O caster muito fora do ideal, como era perceptível no "olhômetro", pode sim provocar forças excessivas na direção, podendo ter sido a causa do acidente. Pode ser que ele já tivesse passado por esta situação anteriormente ao pegar uma pedra ou degrau com a roda esq. causando golpe na direção, porém conseguido segurar, até pq ele estava sob controle do carro. Acontece que as condições eram completamente diferentes, ele estava sendo puxado, pode ter se distraído com o celular, além das condições do local já conhecidas.

Usuário Avatar de Flavio Miranda
    Entrada
    23/04/2004
    Local
    Sao Paulo/SP
    Tem razão Leo... realmente com pneus grandes e o peso do Monster, haja resistência !

Acho esse video do Leri (que o Ed postou) muito importante pois podemos ver claramente que um simples desnível no piso pode provocar um tombamento.
    O Leri tinha acabado de trocar os pneus e manteve a mesma tocada de quando tinha os pneus usados e gastos. Uma simples tração a mais no solo e deu nisso.

Outra coisa importante !!!!! Dentro do CJ tinha um Hi-Lift SOLTO e por muito pouco não acertou a cabeça do irmão do Leri.
    Além do Cinto, prender tudo dentro do jipe !!!!!8)

Sabendo que o Gilvan era um bom jipeiro, e com um espírito descontraído, só mais 2 comentários :
    - o isopor cheio de cerveja abriu e derrubou tudo no chão ! tinha gente querendo briga com o Leri...
    - a frase do próprio Leri dentro do jipe de lado no final do vídeo é a melhor.... "SEGUROU Aí ??!"....

[ ] s

Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Leo, me corrija se eu estiver errado, mas parece q a bateria do Monster, que ficava entre os bancos, foi arremessada pelo para-brisa. Ela pode ter acertado o Gilvan durante o acidente.
    Por este motivo devemos fixar tudo que levmos dentro do jipe, principalmente caixa de ferramentas.

[]´s

Citação Postado originalmente por equipeminas4x4 Ver Post
    Leo, me corrija se eu estiver errado, mas parece q a bateria do Monster, que ficava entre os bancos, foi arremessada pelo para-brisa. Ela pode ter acertado o Gilvan durante o acidente.
    Por este motivo devemos fixar tudo que levmos dentro do jipe, principalmente caixa de ferramentas.

[]´s
    Sim Marcel, uma bateria de 100A que saiu voando pelo parabrisa do passageiro, antes batendo e quebrando o lado direito do vidro do retrovisor.

Pelos machucados que o Gilvan tinha, acho que a bateria não o acertou, mas poderia ter acontecido se ele estivesse preso ao cinto.

Coisas pesadas como baterias, hi-lifth, caixa de ferramenteas e outras coisas pesadas não devem ir no abtáculo dos passageiros, mas se forem, devem ser muito bem presas pra não machucar ninguém. Isso vale pra caixas de gelo. Sei de um caso de uma lata de cerveja cheia abrindo um talho na testa de um jipeiro, quando do capote.
    Leo Valle
    ENSIMEC HEAVY DUTY PARTS
    Equipe ENSIMEC de Rock Crawling - Raptor II

Amigos,

Parabéns pela iniciativa e pela coragem...

Voltar lá depois de tão pouco tempo requer muita consideração pela família e pelo amigo!!!!

Bom, minhas dúvidas:

- sem comentários sobre os treieiros

- o tranco poderia ter como causa amortecedores de direção insuficientes?

- o carro desceu capotando, ou desceu "em pé"? Não visualizei danos à carroceria, exceto o parabrisas quebrado.

- o risco de puxar a Land junto é algo a ser considerado de várias maneiras.

Como dimensionamos adequadamente a carga de uma cinta, para que ela seja um "fusível seguro", como no acidente?

O peso do carro reboque... como já discutido várias vezes no fórum. Se fosse um carro mais leve teria descido junto.

- por onde o Gilvan foi ejetado? Janela da porta? Parabrisas?

- as possíveis lesões citadas pelo Leo (tórax, pelve e crânio) são potencialmente fatais, individualmente. E incompatíveis com a vida, se não tratadas adequadamente nas primeiras horas... Ele pode ter batido a cabeça na gaiola ou no solo (mais comum - principalmente se o hematoma for do mesmo lado das escoriações).

Fratura de pelve (cintura) exige uma energia considerável no trauma...

Uma queda de 10m explica e justifica.

Isso ressalta a importância de uma gaiola bem projetada. Não adianta estar de cinto, preso ao banco e bater a cabeça na própria gaiola... ao invés de proteger, pode matar.

- o veículo não deve ser indestrutível. O conceito de zonas de absorção de impacto + célula de sobrevivência é mais interessante. Caso contrário, toda energia gerada no acidente é absorvida pelo corpo humano... e mesmo de cinto, os danos podem ser graves.

Agora realmente impressiona o estado do carro. De qualquer forma, não há como voltar no tempo. Resta a saudade e as boas lembranças do eterno companheiro...

Abs,
    Ricardo A. I. Loureiro

Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Guarapari/ES
    Citação Postado originalmente por leovalle Ver Post

Coisas pesadas como baterias, hi-lifth, caixa de ferramenteas e outras coisas pesadas não devem ir no abtáculo dos passageiros, mas se forem, devem ser muito bem presas pra não machucar ninguém. Isso vale pra caixas de gelo. Sei de um caso de uma lata de cerveja cheia abrindo um talho na testa de um jipeiro, quando do capote.

Por isso achei aquela idéia do manual do jipeiro + a Check List prá trilha uma ÓTIMA ideia, seria uma forma de ensinar aos novatos e de reciclar os mais experientes.

[]'s

Marcelo
    JPW - BLACK HAWK
    Javali-229T, difs + 4m&tcase band, bloqs e susp de band. Meu desde 1993.
    CJ3B /MB42, susp yota com jr, gm 4cc, cx 5m, disco nas 4.

Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Citação Postado originalmente por leovalle Ver Post
    Coisas pesadas como baterias, hi-lifth, caixa de ferramenteas e outras coisas pesadas não devem ir no abtáculo dos passageiros, mas se forem, devem ser muito bem presas pra não machucar ninguém.
    A pouco tempo quase passei por um sufoco! No dia do acidente do Gilvan, eu estava 'brincando' com o Jeep daqui num brejo na rua de casa. Teve uma hora que pisei fundo e mandei ver, só que no terreno tinha um buraco meio fundo, e na hora que entrei em alta velocidade, o parachoque bateu num troço que tinha lá e o Jeep parou na hora!! Ou seja, o CINTO me segurou, senão tinha quebrado a cara no volante. E outra coisa, na mesma hora, o banco traseiro, que tem caixa de ferramentas em baixo, praticamente voou em cima de mim. O assento desprendeu do banco e foi parar do meu lado (deu pra ver a qualidade do banco traseiro da Interlagos), e por pouco o macaco, e outras coisas que estavam debaixo do banco não voaram também.. Tá, mas e daí?
    Isso que contei aconteceu na rua de casa, num brejo de nada...Imagina numa capotada, igual aconteceu com o Gilvan!! Sem comentários....

Fico imaginando se tivesse acontecido comigo o que aconteceu com o Monster. Se fosse o meu Jeep, ele espatilhava todo, e eu levaria só pancada dentro do Jeep, devido ao banco traseiro, e com certeza causaria vários danos, podendo ser fatal.
    Após esse ocorrido, estou providenciando uma trava para o assento, com cadeado, para evitar essas surpresas desagradáveis!

[]'s com tudo preso dentro do Jeep
    4X4 Brasil
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem