Praias de Aquiraz não têm fiscalização de trânsito
Fonte: Jornal O POVO
Perigo na areia
Praias de Aquiraz não têm fiscalização de trânsito
Proprietários de carros, motos e quadriciclos aproveitam a suspensão das operações do Detran para transitar pelas praias de Aquiraz. O Município não tem órgão de trânsito e, assim, as areias ficam livres para veículos, pondo os banhistas em risco
Diego Lage
diegolage@opovo.com.br
21 Dez 2009 - 00h32min
http://www.opovo.com.br/opovo/ceara/...48_not_fot.jpg
As praias de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, tornaram-se território hostil para pedestres e banhistas em pleno período de férias e alta estação turística. Não há mais fiscalização contra o fluxo clandestino de veículos nas faixas de areia, pondo em risco o lazer e a segurança dos frequentadores. Os proprietários de carros com tração 4x4, quadriciclos e motos contam com a ausência do poder público para acabar com a diversão de fim de semana da comunidade.
O pescador Edgar Martins, 22, nasceu e reside na Prainha - um dos principais pontos turísticos de Aquiraz. Bem que ele tentou aproveitar a manhã de ontem para descansar e contemplar o cartão portal. Mas não deu. ``Cheguei aqui às 8 horas. Não para de passar carro na areia. Todo fim de semana é assim: um pessoal de fora vem andar de carro na praia. E a gente que mora aqui fica na pior``, reclamava.
Ao lado das barracas de praia há uma placa indicando a proibição de trânsito na área. A sinalização, no entanto, não tem valor para donos de quadriciclos e veículos 4x4 - parte deles vindos outros estados. Pior para o comerciante Felipe Nunes, 18. Ele e seu carrinho de picolé são alvos constantes de buzinas vindas jipes importados e até motos. ``Sábado e domingo agora é assim. Está ficando difícil, viu?``, dizia.
Ontem, na Prainha, havia um torneio de surfe amador, envolvendo surfistas de Aquiraz e cidades vizinhas. Nem o campeonato sensibilizou os proprietários de carros com tração 4x4. Antes de cruzar a areia em direção ao mar, os competidores tinham que olhar à direita e à esquerda para verificar se não havia carros. ``É muita cara-de-pau. Já fui reclamar. Eles fazem é esculhambar a gente``, contava o artista plástico Gleisson Ribeiro, 26.
A fiscalização na areia deveria ser exercida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O órgão, no entanto, admite que, desde a última semana de novembro, as operações foram suspensas, em razão do início da greve de seus servidores. De acordo com a assessoria de imprensa, pelo menos 53 quadriciclos foram tirados de circulação, este ano, em todo o litoral do Ceará.
Outro serviço de fiscalização poderia ser feito pela Prefeitura de Aquiraz. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que cada cidade tenha um órgão próprio de trânsito. Mas o superintendente do Detran, João Pupo, explica que Aquiraz ainda não aderiu ao processo de municipalização, assim como outras 136 das 184 prefeituras cearenses.
E-MAIS
TRÂNSITO NA PRAIA
De acordo com a assessoria de imprensa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), neste semestre teve início um levantamento sobre os trechos do litoral cearense em que serão instaladas placas com proibição do fluxo de veículos.
> O Detran explica que, em trechos onde há a presença de banhistas, o fluxo é proibido e será totalmente sinalizado.
> Já em trechos onde comprovadamente não há banhistas ou pedestres haveria uma liberação do fluxo.
> Conforme ainda o Detran, o levantamento deve ser encerrado no próximo semestre.
> O Ceará tem 570 quilômetros de faixa litorânea, compreendidos ao longo de aproximadamente 120 praias.
> As principais praias de Aquiraz são Porto das Dunas, Prainha, Barro Preto, Praia do Presídio, Iguape e Batoque.