Para movimentar um pouco o tópico, após um looooongo "inverno fotográfico e fora-estradístico" tô postando algumas fotos de um passeio recente pela Serra Gaúcha. Todas as fotos foram tiradas com uma Sony S-90, na região entre Caxias do Sul e Gramado.
1 - casa antiga, estilo colonial italiano, no interior de Caxias do Sul;
2 - vila da Santa Lúcia do Piaí, interior de Caxias;
3 - araucárias no caminho;
4 - meu Vitarinha sobre a ponte do rio Caí, interior de Gramado;
5 - ponte sobre o rio Caí, interior de Gramado
Esta eu não gostei .................além do poste que não quis sair da frente para tirar a foto ainda a torre da igreja ficou "inclinada"..............efeito estranho, pois a foto tá nivelada, pela referência do poste por exemplo...........
Mestres de plantão, alguma dica de o que fazer para diminuir, ou evitar, este efeito que acredito seja motivado por distorção da lente ou ângulo da foto ????
Esta eu não gostei .................além do poste que não quis sair da frente para tirar a foto ainda a torre da igreja ficou "inclinada"..............efeito estranho, pois a foto tá nivelada, pela referência do poste por exemplo...........
Mestres de plantão, alguma dica de o que fazer para diminuir, ou evitar, este efeito que acredito seja motivado por distorção da lente ou ângulo da foto ????
Muda o ângulo da foto, hehehehe!!
Por acaso essa foto da igreja vc tirou na br-116 próximo àquelas cidadezinhas que vem antes de Nova Petrópolis!?
Itamar, estava usando a câmera em modo auto, com a distância focal no mínimo de zoom , ou seja mais para grande angular do que para tele. Se não me engano, minha câmera (Sony S-90) têm dist. focal mínima equivalente 38mm.
Boa dica, pode ter sido isto mesmo, me preocupei em reduzir a distância focal para enquadrar o máximo possível da igreja da distância que eu estava...........
Boa dica, pode ter sido isto mesmo, me preocupei em reduzir a distância focal para enquadrar o máximo possível da igreja da distância que eu estava...........
Será que é isso mesmo ????
A idéia é essa mesmo.
Uma dica, se quiser profundidade de campo (foco em todas as distâncias) o ideal é usar abaixo de 50mm de distância focal (isso para câmeras 35mm ou o equivalente para as digitais, pois é o 1:1), ou seja como se a lente fosse grande agular. Se quiser desfocar tudo atrás do objeto o melhor é usar a tele (acima dos 50mm). As lentes Zoom hoje tem graduação de distância focal e essa regra geral ajuda muito.
Mais fácil e rápido que fazer contas, usar tabelas, ou contar com a sorte.