Postado originalmente por
pflouis
Uma basica pra motor a gasolina:bloco 1600 moderno com prisioneiro fino, kit de pistões gasolina KS 85,5mm (1600), cabeçotes modelo antigo rebaixado em 1mm, comando da kombi a alcool/injetada, ignição eletronica, dupla solex 32 com coletores longos da brasilia, coletor 4x1 dimensionado. volante do motor aliviado em 600g e balanceado. mais ou menos uns 70 cv´s. OBS: motor para ser usado em gaiolas leves, bem esperto de baixa a media rotação.
A gasolina apimentado: bloco 1600 moderno com prisioneiro fino, kit de pistões metal leve 85,5 do 1600 a alcool, retrabalho de plainamento na cabeça dos pistões, cabeçotes do 1600 moderno, molas pratos e varetas mais fortes, dutos polidos e valvulas de SP-2, COMANDO DA KOMBI A ALCOOL/INJETADA, ignição eletronica, dupla solex 32 aberta para 35 mm acertadas com gasolina podium, volante aliviado me 800g e balanceado, refrigeração do moderno com radiador deslocado, bomba de circulação externa shadeck 30mm com radiador esterno pequeno. de 80 a 85 cv´s. OBS: motor extremamente torcudo e com aceleração rapida e lisa (qndo bem acertado) e bastante confiavel.
Super canhão a alcool, na trilha: bloco 1600 moderno prisioneiro fino, pistões a alcool cabeçudos, pesos de pistões e bielas equilibrados, cabeçotes rebaixados (13,5 de taxa), moderno, com angulo de valvulas dutos e sedes retrabalhados, valvulas de 40 mm na admissão e escape originais, mola pratos e varetas bugpack ou similares, comando W100 276º (FEDERAL MOGUL OU SAMCAMS), caburação solex 32 abertos para 35mm, retrabalho nas flautas internas, volante do motor aliviado em 1,200kg balanceado junto com virabrequim plato e disco, refrigeração do moderno com radiador deslocado, bomba de circulação externa schadeck 30mm, radiador de oleo externo grande com ventoinha, defletor de oleo no carter. OBS: Motor de aceleração muito rapida e de bastante torque e potencia, coisa bruta mesmo gira tranquilamente nos 7000rpm e equivale a muito ap 2000 com coisinha, é prioridade o uso de um corte de giro para manter as coisas no lugar, usar oleo de boa qualidade com aditivos como millitec e molykot, potencia de 100cv´s para cima dependendo do acerto de ponto e carburação.
Essas são algumas das receitas que vão bem na trilha, todas elas eu ja usei em meu baja por isso falo por experiencia propria o que cada uma traz de bom, claro que daria para fazer algo bem mais forte como motores 1800cc, 1900cc etc, mas os custos e a durabilidade começam a entrar em confronto e alem de td, mais potencia que essa ultima receita que citei, para a trilha pesada, não precisa ( uso a mesma recita hj em dia no meu baja)
qualquer duvida to ai e se me apertar peço para meu mecanico que e´expert em motores a ar.
abraço