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Motor 1600 2 carb.,1600 1 carb. ou AP?

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  • 08/06/2010, 11:00
    Pedrão B.
    Fala pflouis!
    :palmas: Parabéns pelo post :palmas:
    Este é o objetivo do tópico.
    Nesta receita básica, é realmente necessário o bloco moderno?
    Como faço para identificar o comando da Kombi Álcool/I.E.?
    O alívio/balanceamento deve ser feito somente no volante?
    Precisa de alternador?
    []'s
  • 08/06/2010, 11:05
    bajeiro do sul
    Citação:

    Postado originalmente por fag.online Ver Post
    Ae bajeiro, posta umas fotos pra galera curtir :D
    abracos

    Valeu Fag, vou tenatr arrumar uma maquina pois a minha deu pau, alem de que tenho de aprender a postar imagens que eu ja tentei e nao consegui, mas dou um jeito

    um abraço
  • 08/06/2010, 12:45
    Cezar candelaria
    Citação:

    Postado originalmente por pflouis Ver Post
    Uma basica pra motor a gasolina:bloco 1600 moderno com prisioneiro fino, kit de pistões gasolina KS 85,5mm (1600), cabeçotes modelo antigo rebaixado em 1mm, comando da kombi a alcool/injetada, ignição eletronica, dupla solex 32 com coletores longos da brasilia, coletor 4x1 dimensionado. volante do motor aliviado em 600g e balanceado. mais ou menos uns 70 cv´s. OBS: motor para ser usado em gaiolas leves, bem esperto de baixa a media rotação.

    A gasolina apimentado: bloco 1600 moderno com prisioneiro fino, kit de pistões metal leve 85,5 do 1600 a alcool, retrabalho de plainamento na cabeça dos pistões, cabeçotes do 1600 moderno, molas pratos e varetas mais fortes, dutos polidos e valvulas de SP-2, COMANDO DA KOMBI A ALCOOL/INJETADA, ignição eletronica, dupla solex 32 aberta para 35 mm acertadas com gasolina podium, volante aliviado me 800g e balanceado, refrigeração do moderno com radiador deslocado, bomba de circulação externa shadeck 30mm com radiador esterno pequeno. de 80 a 85 cv´s. OBS: motor extremamente torcudo e com aceleração rapida e lisa (qndo bem acertado) e bastante confiavel.

    Super canhão a alcool, na trilha: bloco 1600 moderno prisioneiro fino, pistões a alcool cabeçudos, pesos de pistões e bielas equilibrados, cabeçotes rebaixados (13,5 de taxa), moderno, com angulo de valvulas dutos e sedes retrabalhados, valvulas de 40 mm na admissão e escape originais, mola pratos e varetas bugpack ou similares, comando W100 276º (FEDERAL MOGUL OU SAMCAMS), caburação solex 32 abertos para 35mm, retrabalho nas flautas internas, volante do motor aliviado em 1,200kg balanceado junto com virabrequim plato e disco, refrigeração do moderno com radiador deslocado, bomba de circulação externa schadeck 30mm, radiador de oleo externo grande com ventoinha, defletor de oleo no carter. OBS: Motor de aceleração muito rapida e de bastante torque e potencia, coisa bruta mesmo gira tranquilamente nos 7000rpm e equivale a muito ap 2000 com coisinha, é prioridade o uso de um corte de giro para manter as coisas no lugar, usar oleo de boa qualidade com aditivos como millitec e molykot, potencia de 100cv´s para cima dependendo do acerto de ponto e carburação.

    Essas são algumas das receitas que vão bem na trilha, todas elas eu ja usei em meu baja por isso falo por experiencia propria o que cada uma traz de bom, claro que daria para fazer algo bem mais forte como motores 1800cc, 1900cc etc, mas os custos e a durabilidade começam a entrar em confronto e alem de td, mais potencia que essa ultima receita que citei, para a trilha pesada, não precisa ( uso a mesma recita hj em dia no meu baja)

    qualquer duvida to ai e se me apertar peço para meu mecanico que e´expert em motores a ar.

    abraço

    Mas aliviando a volante não perde torque em baixa ????
  • 08/06/2010, 13:18
    pflouis
    Citação:

    Postado originalmente por Pedrão B. Ver Post
    Fala pflouis!
    :palmas: Parabéns pelo post :palmas:
    Este é o objetivo do tópico.
    Nesta receita básica, é realmente necessário o bloco moderno?
    Como faço para identificar o comando da Kombi Álcool/I.E.?
    O alívio/balanceamento deve ser feito somente no volante?
    Precisa de alternador?
    []'s

    Não é necessario mas é aconselhavel pq o bloco com prisioneiro grosso não aguenta muito mais taxa e giros!!
    Tem um codigo que eu n me lembro agora, mas vou pedir para meu mecanico depois posto aki!!
    Sim, mas aliviado e balanceado com o virabrequim, que fica ateh melhor, mas é mais caro!!
    Alternador e ignição são aconselhaveis tbm para manter uma correta ignição e tensão de parte eletrica, mas o dinamo vai bem tbm ateh certo ponto!!
  • 08/06/2010, 13:25
    pflouis
    Citação:

    Postado originalmente por Cezar candelaria Ver Post
    Mas aliviando a volante não perde torque em baixa ????

    Esse eh um assunto muito complexo, e teriamos que ficar descutindo horas e horas aki mas resumindo: aliviado com criterio, balanceado e fazendo as devidas compensações como maior taxa, comando, carburação dupla etc voce so vai ganhar em aceleração rapida e respostas ao menor toque do acelerador.....gaiolas n precisa de torque em baixa....pq grelamente são veiculos leves precisam de giros e velocidade pq todos que andam em trilhas sabem que com 4x2 n se passa por obstaculos na lenta como os jeeps que usam reduzidas etc o negocio e pé no fundo, giros altos e respostas rapidas a aceleração!!

    Fala td isso por experiencia propria de quase 3 anos anadando de 4x2 e irritando e encomodando e muitas vzs superando 4x4 com muito mais investimento do que eu!!
  • 08/06/2010, 20:17
    Cezar candelaria
    É, nisso tu tens razão, o negócio é pé no fundo mesmo, se fosse andar devagar comprava um trator...hehehe....mas tchê, não quer aparecer pra trilha de Candelaria dia 05 de Julho, tem um monte de gente da serra aí que vem....
  • 08/06/2010, 21:25
    Franco Fileppo
    O negocio de torque em baixa é o seguinte : quando o giro vai diminuindo com um esforço de um determinado trecho pesado(pensem numa subida)se o motor for preparado pra alto giro com comando bravo e etc,enfim tudo pra giro e nada pra força o motor engole giro de uma só vez,igual um ap,agora se tem comando torque,e peso do conjunto balançeado mas original carburaçao unica que privilegia o torque.... o giro se chegar a engolir vai demorar mais e esse mais pode ser a diferença entre passar o obstaculo ou ficar no emeio dele,bom é meu ponto de vista,torque sempre é bem vindo porque um veiculo anda com o resultado do torque,e a potencia é só o tempo que ele leva para produzir um certo trabalho ou seja potencia é papo pra boteco o que manda é torque!

    comparem por si mesmo:quem teria melhor resultado em ma trilha um motor de opala 4cc (de 80 a 90 cv) ou um ap 1.8 (de 100 e eu disse 100 cvs!!!)claro que o motor de opala enem engole o ronco es ambos veiculos tiverem o mesmo peso onde o ap passar em 2º o opala passa em 3º e isso graças ao torque dele que passa dos 18 kilogramas contra os 14,5 do ap e mais o do ap só esta disponivel acima dos 4000 rpm!
    qual corre mais:o ap mas quem quer correr queremos força,torque,energia disponivel.......

    e ai alguem perfere mais potencia e menos torque??
  • 09/06/2010, 01:26
    pflouis
    1º com certeza isso que voce falou é verdade, mas nenhuma das receitas que passei se enquadra no que voce disse, todas usam comando Tork como voce cita, a unica qu usa comando mais bravo é a ultima a alcool que mesmo usando uma graduação mais alta do que as originais esse comando tem um lobe center de 110º que privilegia torque em baixa deixando o motor girado com torque. O lance do volante é que tem que ser aliviado com criterio, pra tudo existe calculos e limite, se tirar do volante tem q compensar com taxa, alimentação, caixa curta peso do veiculo etc. mas ao meu ponto de vista e experiencia propria volante relativamente leve pra trilha só tende a dar bons resultados. visto que o alivio do volante só antecipa o momento de chegado do pico de torque do motor com isso aumentando a agilidade e aceleração, existe a maior desaceleração tbm mas é compensado como uma balança com outras preparações como ja citei.

    2º voce esta enganado de que se tem mais torque com 1 carburador do que com dupla, é logivo e obvio, voce tem 1 carburador de 35 mm para alimentar 4 cilindros, a entrada de mistura sera muito mais restrita do que a dupla, que são borboletas de 32mm para cada 2 cilindros, o que aumenta muito a admissão de mistura, deixando-a muito mais homogenea e consequentemente aumentando potencia e torque em todas as faixas de giro!!
  • 09/06/2010, 01:29
    pflouis
    Citação:

    Postado originalmente por Cezar candelaria Ver Post
    É, nisso tu tens razão, o negócio é pé no fundo mesmo, se fosse andar devagar comprava um trator...hehehe....mas tchê, não quer aparecer pra trilha de Candelaria dia 05 de Julho, tem um monte de gente da serra aí que vem....

    Ouvi falar muito bem da trilha de vcs ai mesmo......é so de gaiolas ou vai ter jiepes tbm??? se bobiar vou mesmo
  • 09/06/2010, 14:00
    cesarferreira
    Citação:

    Postado originalmente por Cezar candelaria Ver Post
    É, nisso tu tens razão, o negócio é pé no fundo mesmo, se fosse andar devagar comprava um trator...hehehe....mas tchê, não quer aparecer pra trilha de Candelaria dia 05 de Julho, tem um monte de gente da serra aí que vem....

    Sou convidado também??
  • 09/06/2010, 19:19
    Flávio Cadore
    Citação:

    Postado originalmente por Franco Fileppo Ver Post
    O negocio de torque em baixa é o seguinte : quando o giro vai diminuindo com um esforço de um determinado trecho pesado(pensem numa subida)se o motor for preparado pra alto giro com comando bravo e etc,enfim tudo pra giro e nada pra força o motor engole giro de uma só vez,igual um ap,agora se tem comando torque,e peso do conjunto balançeado mas original carburaçao unica que privilegia o torque.... o giro se chegar a engolir vai demorar mais e esse mais pode ser a diferença entre passar o obstaculo ou ficar no emeio dele,bom é meu ponto de vista,torque sempre é bem vindo porque um veiculo anda com o resultado do torque,e a potencia é só o tempo que ele leva para produzir um certo trabalho ou seja potencia é papo pra boteco o que manda é torque!

    comparem por si mesmo:quem teria melhor resultado em ma trilha um motor de opala 4cc (de 80 a 90 cv) ou um ap 1.8 (de 100 e eu disse 100 cvs!!!)claro que o motor de opala enem engole o ronco es ambos veiculos tiverem o mesmo peso onde o ap passar em 2º o opala passa em 3º e isso graças ao torque dele que passa dos 18 kilogramas contra os 14,5 do ap e mais o do ap só esta disponivel acima dos 4000 rpm!
    qual corre mais:o ap mas quem quer correr queremos força,torque,energia disponivel.......

    e ai alguem perfere mais potencia e menos torque??

    Uma vez a VW preparou um Seat Cordoba 2.0 para Rally ficou com 200 ou 250 cv ( não me lembro bem)... o carro tinha que arrancar a 9.000 rpm porque não tinha torque em baixa...ele usava as 5 marchas em 20 segundos...se preparar um motor fatalmente ele vai perder torque...tem que escolher potência ou torque...não existe os dois no máximo.
    Outra, o Corvete tem 11 borboletas na admissão, tudo para conseguir o máximo de torque.
    Realmente um carburador com dutos mais finos e compridos melhoram o torque e se quizer potência, o negócio é carburador grande( ou um duplo) e dutos curtos e com diâmetro maior.
    É mais ou menos isso.
  • 09/06/2010, 21:36
    Cezar candelaria
    Pflouis e Cezar Ferreira, a trilha é de Jeep, Gaiola, Quadriciclo, etc...é show...mais de 200 participantes..será um prazer receber os amigos em nossa cidade.qualquer coisa me liguem que arrumo até lugar pra ficarem 51 3743 3114..to sem gaiola agora pois vendi e to fazendo outra, não vai dar tempo de terminar, mas vou de zequinha com qualquer um de voçês ( ajudo na gasosa heheh)....
    Cezar, tem uma turma de Rio Grande que sempre vem com uma cegonha pra cá, derrepente ve com eles se não dá pra tu vires junto...
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