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Motor 1600 2 carb.,1600 1 carb. ou AP?

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  • 25/05/2010, 22:31
    kasper
    Se o problema não é o gasto (financeiroR$) tem este também:http://produto.mercadolivre.com.br/M...bibrasilia-_JM
    Poderia até deixar a hélice, caso venha atolar a viatura ela seria muito útil.
    Agora deixando as brincadeiras de lado, na minha gaiola irei usar o vw boxer 1600cc com dois carburadores e uma preparação para ele ficar com uns 95-100cvs. claro que em termos de custo pode sair mais caro preparar um boxer do que comprar um ap, mas eu prefiro o motor a ar!
  • 26/05/2010, 00:27
    Pedrão B.
    ALL,
    O que preciso fazer para passar o motor da Variant de carburação dupla, para carburação simples?
    Pois desconfio que essa carb. dupla vai me dar dor de cabeça.
    []'s
  • 26/05/2010, 07:58
    Dézao
    Pedrão,

    Numa ocasião tentei colocar somente um bura no meu motor de Varinat também, tinha um no motor de fusca e tentei colocar no da Variant, não teve como !!!!
    Acredito que seja necessário fazer uma peça para a adaptação !!!
    Mas 2 buras bem reguladinhos são melhores que 1 só !!!!

    Abraço
    Te mandei MP !!!!
  • 26/05/2010, 21:27
    Cezar candelaria
    Citação:

    Postado originalmente por pflouis Ver Post
    o torque que tem um motor a ar bem regulado e bem feito é incrivel!!! alem de td não precisa adaptar td...coxins, flange, radiador, reservatorio, mangueiras akela ferveção barulho de ventoinha ar quente nas paleta e o peso muito maior tbm.....o a vw a ar é td original como o DR porsche projetou hehehe

    O probelma vw a ar eh a lubrificação que necessita ser melhorada. Radiador externo, bombas de circulação maiores, filtro de oleo para evitar a contaminação por sujeiro no oleo, retentor na polia do virabrequim para evitar a entrada de agua qndo se afunda nos banhados, defletor de oleo no carter para manter sempre o pescador com nivel não importando a inclinação do veiculo talves o mais importante e que quase nunca é lembrado OLEO DE BOA QUALIDADE misturado a aditivos especiais como millitec ou molykote que ajuda a a protejer contaminação e a diminuir atrito e desgate entre as partes moveis, visto que os motores a ar esquentam bastante seu oleo ( são caros, mas é melhor usa-los do que fazer um motor novo) e pelo menos de 4 em 4 trilhas trocar o oleo.

    A maioria dos relatos de qm se deu mal com motores a ar são por causa de que não tomaram cuidados necessarios, tanto na montagem como na manutenção!

    Eu andei quase 2 anos, todo sabado a baixo de pau mesmo, com um motor 1600 a gasolina, taxadinho, comando da kombi, dupla carburação e volante aliviado, sem radiador externo e nada do que eu citei acima e nunca me encomodei!! So que como eu falei eu era uma cara regrado, o motor foi montado por um especialista em vw a ar ( com folgas, apertos td como manda o figurino), e eu trocava o oleo a cada 3 trilhas e a cada 3 trocas de oleo eu usava um 1 millitec de 60 ml´s.

    Agora ganhei o motor antigo do baja do meu pai que é a alcool taxadão que esta quase com 1 ano de vida e ta td certo tbm.....só esse tem todas as frescuras citadas poruqe é um motor bem preparado com bastante taxa e alimentação o que esquenta alem do original precisando de radiadores bomba defletores etc!!!!!

    Tchê, já que tu tens prática no motor a ar podia nos dar umas receitinhas de preparação...chegando nuns 90 cv tá bom...há, não pode ser caro pra fazer hehehe...abraço.
  • 26/05/2010, 22:51
    cesarferreira
    Citação:

    Postado originalmente por Cezar candelaria Ver Post
    Tchê, já que tu tens prática no motor a ar podia nos dar umas receitinhas de preparação...chegando nuns 90 cv tá bom...há, não pode ser caro pra fazer hehehe...abraço.

    Olá Tocaio,
    Estou remontando meu buggy Baby, com motor a ar, 1600 recén feito, esta semana comprei um blower do supercharger (eaton M24), estive fazendo uns cálculos e vai ficar com 90-100 usando 0,7 bar, que de acordo com alguns especialistas, que ouvi, não vai maltratar o motor! Outros cálculos mostram que os custos para adaptar bem o blower é muito menor que comprar e adaptar um ap!
    Sempre motor a ar, no meu Baby!!!
    Na confraria do buggy passamos a usar muito ap, porque o VW a ar não tinha durabilidade, acontece que vivemos trocando ap e juntas de ap! Mante-los sem super aquecimento nos buggies não é fácil, agora em gaiola ventila bem melhor e na máquina meu problema hoje é não deixar frio demais!!
    Sem falar que fazer um a ar é muito mais barato que um AP!
    Abraço
    Cesar
  • 27/05/2010, 09:03
    bajeiro do sul
    Citação:

    Postado originalmente por cesarferreira Ver Post
    Olá Tocaio,
    Estou remontando meu buggy Baby, com motor a ar, 1600 recén feito, esta semana comprei um blower do supercharger (eaton M24), estive fazendo uns cálculos e vai ficar com 90-100 usando 0,7 bar, que de acordo com alguns especialistas, que ouvi, não vai maltratar o motor! Outros cálculos mostram que os custos para adaptar bem o blower é muito menor que comprar e adaptar um ap!
    Sempre motor a ar, no meu Baby!!!
    Na confraria do buggy passamos a usar muito ap, porque o VW a ar não tinha durabilidade, acontece que vivemos trocando ap e juntas de ap! Mante-los sem super aquecimento nos buggies não é fácil, agora em gaiola ventila bem melhor e na máquina meu problema hoje é não deixar frio demais!!
    Sem falar que fazer um a ar é muito mais barato que um AP!
    Abraço
    Cesar

    Amigo

    quanto a custos de fazer um motor a ar e um Ap, ha algumas controversias. as vezes deixar um motor a ar super propulsado, sai mais caro do que usar um ap 1.8 original, além de que, salvo algumas preparações especias, o Ap deve durar um pouco mais que o a ar.
    No meu baja detonei o meu a ar por aquecimento ou outras coisas tb, precisava fazer tudo , inclusive o bloco que furou com a biela. Instalar um Ap meia vida, mesmo com a adaptação ,saiu mais barato que refazer o a ar do jeito que eu queria e o resultado final esta sendo muito bom, o ap em trilhas esta se comportando muito melhor que o a ar que eu tinha. uso pneu 265 x 75 x 15 , diferencial 7 : 36 e é só alegria

    abraços
  • 27/05/2010, 10:13
    mali9ski
    bajeiro do sul
    com um pneu tão grande tua caixa aguenta que desenho do pneu vc usa a minha com pneu 205/75/15 mamute volta e meia ia po pau
  • 28/05/2010, 08:44
    bajeiro do sul
    Citação:

    Postado originalmente por mali9ski Ver Post
    bajeiro do sul
    com um pneu tão grande tua caixa aguenta que desenho do pneu vc usa a minha com pneu 205/75/15 mamute volta e meia ia po pau

    Amigo

    sempre usava no meu baja o biscoitão com travas, inclusive nas laterais, 235 x 75 x 15 e nunca tive problemas, agora uso (corrigindo) 255 x 75 x 15 frontiera , que é o pneu da minha rural, mas como esta começando a soltar a recapagem não posso usar na rural pois ela é muito pesada, no baja baixo para 15 libras e mando ver, tem otimo agarre e é um pneu barato, por aqui R$250,00 . Nunca quebrei nada (vamos falar bem baixo), alguns dizem que não quebro nada pois tenho homocineticas e caixa da variant II mas com diferencial da kombi 7 : 36

    um abraço
  • 28/05/2010, 20:49
    cesarferreira
    Olá Bajeiro,
    o que vc está usando para resfriar? que tipo de radiador? onde está colocado? qual a ventoinha?
  • 31/05/2010, 09:14
    bajeiro do sul
    Citação:

    Postado originalmente por cesarferreira Ver Post
    Olá Bajeiro,
    o que vc está usando para resfriar? que tipo de radiador? onde está colocado? qual a ventoinha?

    Amigo

    estou usando AP 1.8, com radiador do santana com ar condicionado(ele é maior). Ele esta colocado atras do motor, no chiqueirinho invertido. Uso duas ventoinhas do santana mesmo, uma ligada ao termostato, e a outra em uma chave no painel. Alem da lata do chiqueirinho ser invertida transformando o bagagito do fusca num compartimento do motor, cortei toda a lata que ficava atras do motor do fusca, ficando um espaço enorme para radiador, e como as ventoinhas assopram para a parte de tras ,( alem do motor) o calor nao vem para dentro do carrro. Alem disto, esta lata entre o compartimento do motor e o banco traseiro revesti com manta asfaltica com aluminio nao deixando propagar o calor para a frente, levo meus guris no banco traseiro e não esquenta nada

    um abraço
  • 31/05/2010, 10:01
    fag.online
    Ae bajeiro, posta umas fotos pra galera curtir :D
    abracos
  • 08/06/2010, 00:51
    pflouis
    Citação:

    Postado originalmente por Cezar candelaria Ver Post
    Tchê, já que tu tens prática no motor a ar podia nos dar umas receitinhas de preparação...chegando nuns 90 cv tá bom...há, não pode ser caro pra fazer hehehe...abraço.

    Uma basica pra motor a gasolina:bloco 1600 moderno com prisioneiro fino, kit de pistões gasolina KS 85,5mm (1600), cabeçotes modelo antigo rebaixado em 1mm, comando da kombi a alcool/injetada, ignição eletronica, dupla solex 32 com coletores longos da brasilia, coletor 4x1 dimensionado. volante do motor aliviado em 600g e balanceado. mais ou menos uns 70 cv´s. OBS: motor para ser usado em gaiolas leves, bem esperto de baixa a media rotação.

    A gasolina apimentado: bloco 1600 moderno com prisioneiro fino, kit de pistões metal leve 85,5 do 1600 a alcool, retrabalho de plainamento na cabeça dos pistões, cabeçotes do 1600 moderno, molas pratos e varetas mais fortes, dutos polidos e valvulas de SP-2, COMANDO DA KOMBI A ALCOOL/INJETADA, ignição eletronica, dupla solex 32 aberta para 35 mm acertadas com gasolina podium, volante aliviado me 800g e balanceado, refrigeração do moderno com radiador deslocado, bomba de circulação externa shadeck 30mm com radiador esterno pequeno. de 80 a 85 cv´s. OBS: motor extremamente torcudo e com aceleração rapida e lisa (qndo bem acertado) e bastante confiavel.

    Super canhão a alcool, na trilha: bloco 1600 moderno prisioneiro fino, pistões a alcool cabeçudos, pesos de pistões e bielas equilibrados, cabeçotes rebaixados (13,5 de taxa), moderno, com angulo de valvulas dutos e sedes retrabalhados, valvulas de 40 mm na admissão e escape originais, mola pratos e varetas bugpack ou similares, comando W100 276º (FEDERAL MOGUL OU SAMCAMS), caburação solex 32 abertos para 35mm, retrabalho nas flautas internas, volante do motor aliviado em 1,200kg balanceado junto com virabrequim plato e disco, refrigeração do moderno com radiador deslocado, bomba de circulação externa schadeck 30mm, radiador de oleo externo grande com ventoinha, defletor de oleo no carter. OBS: Motor de aceleração muito rapida e de bastante torque e potencia, coisa bruta mesmo gira tranquilamente nos 7000rpm e equivale a muito ap 2000 com coisinha, é prioridade o uso de um corte de giro para manter as coisas no lugar, usar oleo de boa qualidade com aditivos como millitec e molykot, potencia de 100cv´s para cima dependendo do acerto de ponto e carburação.

    Essas são algumas das receitas que vão bem na trilha, todas elas eu ja usei em meu baja por isso falo por experiencia propria o que cada uma traz de bom, claro que daria para fazer algo bem mais forte como motores 1800cc, 1900cc etc, mas os custos e a durabilidade começam a entrar em confronto e alem de td, mais potencia que essa ultima receita que citei, para a trilha pesada, não precisa ( uso a mesma recita hj em dia no meu baja)

    qualquer duvida to ai e se me apertar peço para meu mecanico que e´expert em motores a ar.

    abraço
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