Postado originalmente por
pflouis
o torque que tem um motor a ar bem regulado e bem feito é incrivel!!! alem de td não precisa adaptar td...coxins, flange, radiador, reservatorio, mangueiras akela ferveção barulho de ventoinha ar quente nas paleta e o peso muito maior tbm.....o a vw a ar é td original como o DR porsche projetou hehehe
O probelma vw a ar eh a lubrificação que necessita ser melhorada. Radiador externo, bombas de circulação maiores, filtro de oleo para evitar a contaminação por sujeiro no oleo, retentor na polia do virabrequim para evitar a entrada de agua qndo se afunda nos banhados, defletor de oleo no carter para manter sempre o pescador com nivel não importando a inclinação do veiculo talves o mais importante e que quase nunca é lembrado OLEO DE BOA QUALIDADE misturado a aditivos especiais como millitec ou molykote que ajuda a a protejer contaminação e a diminuir atrito e desgate entre as partes moveis, visto que os motores a ar esquentam bastante seu oleo ( são caros, mas é melhor usa-los do que fazer um motor novo) e pelo menos de 4 em 4 trilhas trocar o oleo.
A maioria dos relatos de qm se deu mal com motores a ar são por causa de que não tomaram cuidados necessarios, tanto na montagem como na manutenção!
Eu andei quase 2 anos, todo sabado a baixo de pau mesmo, com um motor 1600 a gasolina, taxadinho, comando da kombi, dupla carburação e volante aliviado, sem radiador externo e nada do que eu citei acima e nunca me encomodei!! So que como eu falei eu era uma cara regrado, o motor foi montado por um especialista em vw a ar ( com folgas, apertos td como manda o figurino), e eu trocava o oleo a cada 3 trilhas e a cada 3 trocas de oleo eu usava um 1 millitec de 60 ml´s.
Agora ganhei o motor antigo do baja do meu pai que é a alcool taxadão que esta quase com 1 ano de vida e ta td certo tbm.....só esse tem todas as frescuras citadas poruqe é um motor bem preparado com bastante taxa e alimentação o que esquenta alem do original precisando de radiadores bomba defletores etc!!!!!