Citação Postado originalmente por Franco Fileppo Ver Post
Bajeiro motor a ar esquenta porque alguma coisa esta mal,por exemplo o alojamento de tuxo se estiver com medida folgada o que acontece?quando liga o oleo esta frio e veda,quando esquenta ele afina e vaza por esta folga,vazando ele perde a pressao e consequentemente perde parte do fuxo direcionado ao radiador,ai ja viu com o mesmo trabalho sendo feito e com menos oleo ele esquenta e fundi,a valvula reguladora de pressao(dentro da bomba de oleo nos ap)e de fundamental importancia tambem,tem que estar boa assim como o proprio oleo....

Eu uso radiador e filtro externo artezenal com bomba de fluxo desviado pela tampa e carcaça interrompida.

Emfim pra quem gorta de gaiola mas tem raiva de mecanica e mexer e coisa e tal indico o ap pelomenos se quebrar nao ficam falando mal do motor a ar!

Pra que ja é meio mexanico e gosta de torque e simplicidade alem de ter quase certeza qua o cambio nao vai esfareler,usem vw a ar!

abraços e acompanhando o topico!
Amigo Franco

no meu boxer, este problema de alojamento do tucho ja estava revisado (pelo menos eu acho), os cabeçotes era retrabalhados por um mecanico de fusca para provas de arrancada, e o sistema tava zerado. todas as carenagens estavam no motor, e tb tinha radiador externo de oleo alem do interno, com uma bomba de oleo comprada em SP que tem mais pressão e saida para radiador externo. realmente não sei dizer bem o que aconteceu. o motor a Ar é otimo, não tenho nada o que falar dele, apenas eu coloquei o AP e gostei mais ainda, mas como disse, depende da pessoa, da maneira de dirigir, do obstáculo, etc.

um abraço