Powered by vBulletin

Gaiola 4x4 com suspensão independente nas 4 rodas

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 22/10/2005, 01:15
    dollis
    Flavio,

Os diferenciais do Niva são 4,1:1 e 4,3:1
    o chevette tb tem diferencial 4,1:1, porém bem mais baratos e facies de se encontrar.
    Um diferencial dianteiro completo de Niva seria possivelmente o item mais caro de toda a Gaiola, e ainda tem o agravante de ter um formato de carcaça muito especifico, com homocinéticas muito dificeis e igualmente caras.

Eu sugiro usar dois diferenciais de chevette, porem cortados, apenas com a bola, saindo pra uma tuipa simples q pode ser parafusada a homocinética deslisante do Gol.

Estou montando as homicinéticas do Gol no diferencial dianteiro original do meu Niva, mas um amigo mais ousado ja está usados a mesma receita, com o diferencial do chevete de mesma relação e a coluna inteira do Gol, com cubo de roda e tudo.

Eu PENSO (mas posso estar errado) q no caso de uma gaiola com motor centro/trazeiro ou mesmo pra qq gaiola muito leve com finalidade jeepcross ou indor, o diferencial central precisa ser blocado, pois a dianteira perde aderencia e levanta com muita facilidade e se o diferencial central estiver livre, o carro vai transferir tudo pro eixo dianteiro, fazendo este girar em falso enquanto o trazeiro fica parado, dai a gaiola para e então o trazeioro traciona, gerando um efeito de gangorra.

Nos Niva, Land Rover, CHerokee e outros veiculos com diferencial central o motor fica na dianteira e são carros pesados, onde as rodas estão sempre em atrito com o chão.

Note que mesmo os carros maiores, como as L200 Evolutino q disputam o Rally dos Sertões tem os diferenciais centrais bloqueados, pois as rodas giram muito no ar.

Como vc ja faz o chassim, será q poderia colocar umas fotos e umas dicas pra eu ir imaginando como vou começar ?

Eu tb penso no conjunto de motor e cambio da Fiat, pois são baratos e de bom desempenho.
  • 22/10/2005, 11:36
    dollis
    2 Anexo(s)
    foto tirada no Rally dos Sertões 2005

Este consjunto é original das Pajero Full, com algumas adaptações de reforço.
  • 23/10/2005, 10:46
    Théo_Augusto
    Citação:

Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi
    Alguém poderia ajudar em alguma coisa sobre suspensões assim como a da foto abaixo?
    O que falta aqui são dados para cálculos pra confecção desse tipo de suspensão.

Marcelo

qual uso vc pretende dar pra este projeto?

Em pouco tempo devo começar uma gaiola 4x4 (susp. independente nas 4).

Abraços
    Théo
  • 23/10/2005, 16:05
    Flávio Cadore
    1 Anexo(s)
    Fotos eu não tenho mas tenho o desenho...
    Este é o chassis que eu fiz, por queimar poucos neurônios não gostei do resultado final do acionamento da suspensão dianteira, da suspensão traseira eu gostei mas mesmo assim vou mudar o acionamento e vou colocar os amortecedores inclinados dentro do chassis...
    Flávio...
  • 24/10/2005, 19:27
    Humberto Baldisseri
    1 Anexo(s)
    Caros colegas,em Franca tem um mecânico que fez uma gaiola 4X4,ela ficou maravilhosa!O mecânico é fera.Ele é que fez o Jeep do Iassis.
  • 26/10/2005, 09:13
    Pedro Freitas
    Show de bola essa viatura. :palmas: :palmas: :palmas:
    Parece uma mistura de CJ com Bug. Sabe informar o preço?

[]'s
  • 26/10/2005, 09:46
    dollis
    realmente é muito bonito e aparenta ser robusto, mas isso ai não tem suspensão independente em nenhum dos eixos.

:!:
  • 26/10/2005, 19:31
    Humberto Baldisseri
    Ele me falou que ela iria ficar pronta por volta de R$ 25.000,00.

Dollis,eu nao falei que ela era suspensão independente!
  • 26/10/2005, 23:04
    dollis
    Citação:

Dollis,eu nao falei que ela era suspensão independente!
    e nem eu falei q vc havia dito isso...
    eu é q estou informando que não é algo q se encaixe em "GAiola 4x4 com suspensão independente nas 4 rodas."

foi apenas uma referencia ao tópico sem nenhum desmerecimento ao equipamento.

deixa pra lá...

:D :mrgreen:
  • 27/10/2005, 18:28
    Assis1
    1 Anexo(s)
    Gaiola irada
    Alguém já viu algo parecido? :pensativo: :pensativo:
  • 28/10/2005, 13:01
    gseverog
    Agora sim estamos falando de suspensao indepedente EXTREME
  • 12/05/2006, 11:54
    Marcelo A. Marchiodi
    4 Anexo(s)
    Essa suspensão que o Assis mostrou é de um "buggy" de corrida no deserto da classe 1, vejam os dados dessa classe:

Class 1: Unlimited single and two seat buggies or truggys. No production bodied vehicles allowed in this class.

Aka: 1500 (BITD)
    Horsepower: 350-700
    Wheel Travel: 20-24 Front, 22-32 Rear
    Weight: 2500-4000
    Top Speed: 130
    Cost New: 125,000-150,000
    Cost Per Prep: 7500-15000

Nessas corridas é muito comum essa suspensão, eu até ia abrir outro tópico pra falar sobre elas mas vou resgatar esse aqui!

Então, alguém já tentou fazer ou está fazendo algo parecido???
    :pensativo:
    Que eu sei só conheço aquela gaiola Cheetah que tem uma suspensão "double A arm", parecida com a dos gringos.
    Essas suspensões não são de veículos 4x4 mas são belos exemplos de como poderia-se fazer aqui, dá pra fazer um esquema pra 4x4 nelas.

Vai umas fotos aí pra atiçar o povo!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 05:30.