Flavio,
Os diferenciais do Niva são 4,1:1 e 4,3:1
o chevette tb tem diferencial 4,1:1, porém bem mais baratos e facies de se encontrar.
Um diferencial dianteiro completo de Niva seria possivelmente o item mais caro de toda a Gaiola, e ainda tem o agravante de ter um formato de carcaça muito especifico, com homocinéticas muito dificeis e igualmente caras.
Eu sugiro usar dois diferenciais de chevette, porem cortados, apenas com a bola, saindo pra uma tuipa simples q pode ser parafusada a homocinética deslisante do Gol.
Estou montando as homicinéticas do Gol no diferencial dianteiro original do meu Niva, mas um amigo mais ousado ja está usados a mesma receita, com o diferencial do chevete de mesma relação e a coluna inteira do Gol, com cubo de roda e tudo.
Eu PENSO (mas posso estar errado) q no caso de uma gaiola com motor centro/trazeiro ou mesmo pra qq gaiola muito leve com finalidade jeepcross ou indor, o diferencial central precisa ser blocado, pois a dianteira perde aderencia e levanta com muita facilidade e se o diferencial central estiver livre, o carro vai transferir tudo pro eixo dianteiro, fazendo este girar em falso enquanto o trazeiro fica parado, dai a gaiola para e então o trazeioro traciona, gerando um efeito de gangorra.
Nos Niva, Land Rover, CHerokee e outros veiculos com diferencial central o motor fica na dianteira e são carros pesados, onde as rodas estão sempre em atrito com o chão.
Note que mesmo os carros maiores, como as L200 Evolutino q disputam o Rally dos Sertões tem os diferenciais centrais bloqueados, pois as rodas giram muito no ar.
Como vc ja faz o chassim, será q poderia colocar umas fotos e umas dicas pra eu ir imaginando como vou começar ?
Eu tb penso no conjunto de motor e cambio da Fiat, pois são baratos e de bom desempenho.