Powered by vBulletin

Gaiola 4x4 com suspensão independente nas 4 rodas

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 26/07/2005, 18:19
    Théo_Augusto
    Eu também....

ehehe

Théo
  • 02/08/2005, 02:19
    bruno_
    Achei um link que eu acho que pode nos ajudar.
    Mas eu nã sou muito bom em ingles :parede: mas vou traduzir e estudar um pouco :pensativo:
    www.autozine.org/
    Vá em The Very Best of Auto Zine(no pé da página)
    e escolha Technical School-Handling
  • 07/10/2005, 16:45
    Marcelo A. Marchiodi
    E aí gente, alguma novidade sobre essa suspensão???
    Onde eu poderia encontrar algum material ou livro para ajudar nos cálculos pra essa suspensão? Pra poder fazer e manter corretamente a geometria de suspensão.

Outra pergunta que também acho pertinente a este assunto: qual o ângulo máximo que uma homocinética pode trabalhar???
  • 10/10/2005, 16:46
    vfserra
    GURGEL 4X4
    Oi Marcelo, estou pensando em fazer um Gurgel X-12 4x4 e gostaria de saber se vc ou alguem ai ja fez ou pensou em como fazer. Estava pensando em por motor AP na frente atras deixar a suspensao original atraz e na frente colocar um cambio de fusca virado para traz. o que vc acha???
  • 18/10/2005, 17:25
    dollis
    ha algum tempo venho insistindo na ideia de construi uma gaiolinha leve 4x4.

a ideia inicial seria usar um conjunto de motor+cambio de algum carro nacional com conjunto transversal e monta-lo na longitudinal, no centro do chassi tubular.

desta forma um dos semieixos se ligaria ao diferencial trazeiro e outro ao diferencial dianteiro.

usaria diferenciais de baixa redução como os de opala, porem com os semieixos cortados, pra ter apenas a bola do diferencial que seria travada ao chassi.
    as saidas para as rodas seriam por homocinéticas, tornando todas as rodas independentes e tracionadas.

o diferencial do cambio transversal deveria ser blocado pra evitar de as rodas dianteiras ficarem patinando qdo perdrem tração (situação comum em gaiolas leves)

o q inviabiliza todo o projeto é o o fato de o conjunto cambio+diferencial transversal ja ser bastante reduzido, que somado a redução dos diferenciais dos eixos, teria uma redução exagerada.

mesmo considferando um diferencial de eixo longo como os do opala e rodas grandes, a redução total do sistema não permitira velocidades superiores a 50 Km/h em 4th marcha.

por enquanto as ideias ficaram paradas.

alguem tem uma ideia pra eu poder continuar este projeto ?
    alguem ja teve ideia semelhante a abortou pelo mesmo motivo ?
    alguem ja viu algo assim funcionando ?
    alguem tem uma formula mágica pra tornar algum cambio transversal mais longo ? :parede: :parede:
  • 19/10/2005, 09:39
    Beretta
    Dollis, já pensei muito nesse lande do morot transversal colocado entre eixos...
    Só que e usando alen do cambio do transversal, usando dois cambios de fusca ou variante II como diferenciais, poi em terceira a relação é 1:1, na verdade usaria o cambio só como diferencial, e ainda em uma situação poderia engartar uma segunda tendo assim uma redução ou uma quarta ai teria quase um overdrive......
    A principio que conjunto motor cambio vc pensou ?

Dorival Beretta
    Barra do Garças- MT
  • 19/10/2005, 14:28
    dollis
    Beretta,

eu ainda não me decidi pelo conjunto de motor e cambio, na verdade acho q essa vai ser a ultima parte, pois as configurações são bem próximas.

primeiro preciso achar uma solução de diferenciais, dai podemos encontrar o conjunto motor+cambio, dando maior peso pras configurações do cambio, ja q mexer no motor é algo mais facil.

pensando em preço e disponibilidade em desmanches, pensei nos conjuntos Fiat, mas tb vejo com bons olhos o conjunto dos Monsas antigos.
    penso no conjunto do motor+cambio do monsa automático.

uma opção que tb me parece interessante é o conjunto AP que vinha nos Ford Escord, Verona, Apolo, Logus e Pointer

mas poderia ser qq conjunto mesmo.

gostei dessa ideia do cambio+diferencial da variant, preciso conhecer melhor o funcionamento destes.

vc tem algo a respeito que possa ser demonstrado ?

gostei da ideia.
  • 19/10/2005, 16:41
    Beretta
    Dollis, não sei se a diferença de valores é muito grande, mas o ap com logus deve ser de longe a melhor opção. na vila canaã deve ser facil achar...rsrsrsrs
    Em relação ao cambio do vw a ar, é que buggys e gurgels 4x4 tem um cambio na frente só pra ser usado só o diferencial dele, e a relação da terceira é 1:1, assim vc usaria o conjunto ap com cambio logus, montato longitudinalmente e blocado, usando os eixos que normalmenmte iriam para as rodas agora serão ligados a dois cambios fusca um na frente outro atras, esses eixos serão ligados no eixo piloto onde antes tinha o sistema de embreagem, nôs cambios fusca vc deixa engatado a terceira marcha nos dois e os eixos deles nas rodas...
    sendo que a terceira marcha dá 1:1 a segunda deve ser reduzida e a quarta desmultiplicada...
  • 19/10/2005, 16:59
    dollis
    Beretta,

No caso, o conjunto AP do Logus é o mais caro por ser motor AP, q é um item muito procurado.
    Ja os conjuntos Fiat ou GM são mais baratos nos desmanches e tem desempenho superior.
    Essa parte ai a gente deixa pro final e pega o q for mais conveniente, já q o formato, peso e tamanho são bem parecidos.

Agora com relação ao conjunto diferencia+cambio do fusquetas;
    A 3a marcha tem relação de 1:1, mas e o diferencial ?
    Qual é a relação de redução deste diferencial ?
    Um diferencial de chevette q é barato, é muito curto 41:10, o mais longo do Opala, se não me engano é 28:10...

precisariamos de algo mais proximo do 1:1 no diferencial, mas como isso seria algo praticamente impossivel e tornaria a peça muito fragil, penso q devo achar uma solução para diminuir a redução do cambio, que tb pode ser levemente compensada com o uso de uma roda grande, muito grande.

não conheço esses cambios transversais, não sei se é possivel se fazer uma engranegem primária modificada, sem a necessidade de fazer as demais, situação que inviabilizaria o projeto.

um amigo q entende mais, me falou q estes cambios normalmente tem a engrenagem usinada no próprio eixo...
    :?: :idea: :!:
  • 19/10/2005, 17:22
    Marcelo A. Marchiodi
    1 Anexo(s)
    Gente, sem querer ser chato, mas não vamos fugir muito do assunto principal do tópico, suspensão independente!
    Mas pra ajudar nesse assunto de vocês (Dollis e Beretta) essa configuração que foi falada aí se parece com aquele jipe Quatrax, dêem uma pesquisada nele, acho que aqui no fórum deve ter alguma coisa.
    Alguém poderia ajudar em alguma coisa sobre suspensões assim como a da foto abaixo?
    O que falta aqui são dados para cálculos pra confecção desse tipo de suspensão.
  • 19/10/2005, 17:45
    dollis
    Marcelo,

me perdoe.
    é q eu sou "mirim" e ainda não sei usar o forum corretamente.
    nem sei como vim parar aqui...

mas eu pego o jeito...
  • 21/10/2005, 21:06
    Flávio Cadore
    " Bah galera tudo os mesmo pobrema".

Eu tbm estou pensando numa gaiola 4x4 com cambio transversal, fiz até o chassis, com motor e caixa Fiat, menos $$$$$.
    Para resolver o problema da redução eu pensei em usar a redução que tem nos câmbios automáticos de Landau só que ao contrário para aumentar a rotação, eu ainda não encontrei essa tal redução, ela é pequena, acho que resolveria o problema.
    Eu ia usar o diferencial dianteiro de Niva 5:1...
    Um problema que vai aparecer para quem construir uma é que ela fica comprida por causa da posição do motor...e outra, não se deve bloquear o diferencial do câmbio, se o fizer não tem o porque de se usar o cambio transversal, deve ter sim um bloqueio manual ou um diferencial autoblocante$$$$$$.
    E para contentar o rapaz que reclamou da conversa sobre o câmbio, eu usei a suspensão do Corcel, é igual a essa da foto, é só faze ras balanças novas e com o mesmo comprimento...
    Flávio...
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 20:06.