E aí pessoal, tudo bem?

Sempre quiz ter uma máquina de solda TIG, mas, como já devem ter pesquisado, como eu, o resultado foi um preço bem elevado. Algumas marcas, pela sofisticação do equipamento, mesmo que de pequeno porte, podem custar muito caro.

A solda TIG é aquela que utiliza os eletrodos sem revestimento, em forma de varetas, são muito versáteis pois fazem soldas em várias ligas de materiais ferrosos e não-ferrosos, com espessuras razoáveis.

Para se obter uma máquina de solda TIG, simples, com algumas limitações mas um bom desempenho, devemos seguir a seguintes etapas:

1-Faça contato com um engenheiro eletricista ou um técnico credenciado,
e solicite orientação sobre o assunto.

2-Adquira uma máquina de solda elétrica com potência de, pelo menos, 400 Amperes, que poderá ser uma usada, mas em bom estado. Esta máquina deverá possuir, preferencialmente, seus enrolamentos (bobinas) feitos com fios de alto tero de cobre.

3-Se a máquina ja possuir uma "Ponte de Retificação" melhor ainda. Caso não possua este recurso, o engenheiro ou o eletroténico saberão dimensionar a unidade elétrica de "retificação de corrente" necessária ao caso. Alguns engenheiros e técnicos preferem também adicionar um "Ajuste Fino" para um melhor desempenho da máquina.

4-Será necessário ainda, fazer uma boa rede elétrica no local escolhido para a instalação do equipamento, seguindo todas as normas técnicas necessárias para tal.
Sempre, mas sempre mesmo, faça tudo com a orientação de um profissional qualificado. De preferência aqueles que já se especializaram no assunto. Consulte o pessoal de manutenção em máquinas de Solda TIG!

5-Agora falta comprar a Tocha, o cilindro de Argônio carregado, é claro, a máscara, as luvas, as botas e as roupas adequadas a esse tipo de trabalho.

6-Façam cursos ou tomem lições com um profissional da área e boa sorte!

Solicito acrescentarem aqui mais informações sobre a montagem desses equipamentos, pois são muito úteis na construção de Gaiolas ou Aranhas.

Abração grandão,

Paulo Sebastião