Qual a melhor solução para a posição do motor? Central ou transversal? Vamos ao debate? Qual o fator mais importante em ambos os casos? Estaríamos procurando um Maior equiliíbrio dinâmico do conjunto ou maiores possibilidades mecânicas com melhor desempenho? Já podemos utilizar as mecânicas da Fiat, da GM ou mesmo do Franceses com segurança? A suspensão com molas helicoidais na traseira são melhores? Por que? Podemos fazer combinações de motores, caixas e suspensão com muito mais possibilidades? Será que tem um jeito de "blocar" as juntas homocinéticas para mante-las fixas nas pontas e desta forma poder levar todo o trem dianteiro para a traseira? Fariamos a suspensão dianteira também com helicoidais e com os semi-eixos e mais a caixa e aí já é a Gaiola 4x4?
MInha opinião:
1- Motor central porque o peso fica melhor distribuido.
2- Molas helicidais porque dão maior curso e suavidade de movimentos.
3- Semi-eixos porque eixo rígido é coisa do passado.
Vou postar uma foto que copiei aqui do 4x4 Brasil.
O bixo ficou show de bola mas a traseira não deve ter ficado muito boa para trilha.
O cara usou um feixe de molas longitudinal com o eixo rígido fixo numa extremidade, é uma boa idéia mas o desempenho acho que....
Flávio...
Antes de decidir estas coisas, acho que teríamos que saber qual o uso que terá, por exemplo : Alta ou baixa velocidade ?, Trilha ou rally ? Dunas ou lama ?.
Fico imaginando que cada aplicação terá uma configuração diferente.
Postado originalmente por Paulo Sebastião Ferreira
Qual a melhor solução para a posição do motor? Central ou transversal?
Pode ser central e transversal ao mesmo tempo.
Postado originalmente por Paulo Sebastião Ferreira
Será que tem um jeito de "blocar" as juntas homocinéticas para mante-las fixas nas pontas e desta forma poder levar todo o trem dianteiro para a traseira?
3- Semi-eixos porque eixo rígido é coisa do passado.
Se precisar de grande curso vai cair nos eixos rígidos.
Mesmo por questões de resistencia pode ser melhor os eixos rígidos.
Postado originalmente por Flávio Cadore
O bixo ficou show de bola mas a traseira não deve ter ficado muito boa para trilha.
O cara usou um feixe de molas longitudinal com o eixo rígido fixo numa extremidade, é uma boa idéia mas o desempenho acho que....
Flávio...
É uma solução mais barata que funciona, mas as helicoidais dão um resultado melhor.
Antes de decidir estas coisas, acho que teríamos que saber qual o uso que terá, por exemplo : Alta ou baixa velocidade ?, Trilha ou rally ? Dunas ou lama ?.
Fico imaginando que cada aplicação terá uma configuração diferente.
Du, nosso objetivo, com o título motor central ou transversal, é somente o de procurar identificar quais os arranjos mecâncios que mais deram certo, mas, também, aqueles que não funcionaram bem... Para quem vai construir uma gaiola, é bom que possa vivenciar a experiência de outros, e desta forma, poder tomar decisões com mais segurança.
Sugiro que voce crie um novo título para a relação de uso e então estabelecer a velocidade e a suspensão apropriadas para cada caso...
É muito bom quando alguém daqui nos presenteia com alguma informação real! Essa Gaiola 4x4 que você nos apresentou, na foto acima, é mesmo muito interessante. Possui eixo rígido na frente e suspensão independente na frente e na traseira, porém, o motor é atrás...
O eixo traseiro também é rígido? Será que o motor é central, longitudinal ou traseiro? Como terá sido feita a transferência, se é que teve, do motor frontal, para a trás? Quais são aquelas molas e aqueles amortecedores? Seria possível que você nos desse mais informações sobre este
veículo? Qual os tubos utizados na confecção dessa Gaiola? SCH ou Aço-cromo-molibidênio? Somente possui a foto?
Postado originalmente por Paulo Sebastião Ferreira
O eixo traseiro também é rígido? Será que o motor é central, longitudinal ou traseiro? Como terá sido feita a transferência, se é que teve, do motor frontal, para a trás? Quais são aquelas molas e aqueles amortecedores? Seria possível que você nos desse mais informações sobre este
veículo? Qual os tubos utizados na confecção dessa Gaiola? SCH ou Aço-cromo-molibidênio? Somente possui a foto?
Respondi ao Paulo em uma MP e vou compartilhar com o pessoal do forum.
Encontrei essa foto no site http://www.teamallproracing.com, estava pesquisando por rock crawling no google quando ví essa gaiola.
Segue as especificações colhidas no site:
# Type 4 VW Fat Performance 3.0 liter motor
# 100 inch Wheel Base
# Sway-A-Way 14” Coil Over Front Shocks
# 3-Link Front/Rear with Pan hard Bars
# Complete Tube Frame Chassis
# Chevrolet Power glide Transmission
# Atlas Transfer Case
# BFGoodrich Krawler Tires
# Mickey Thompson Wheels with OMF Beadlocks
# Ford 9” Differential with Detroit Lockers
# CTM Axles 300mm
# Warn Winch
# MasterCraft Racing Seats
8) Rodrigo, valeu, pela informação do site da Gaiola Escaladora de Pedras!
Rodrigo, aqui, como na Diplomacia Brasileira, muitos de nós não conhece os termos aí acima em inglês... Dá para traduzir, quer dizer, verter para o português?