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  • #1
    Usuário Avatar de Bajamarelo
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    17/05/2009
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    Caixa de kombi Diesel




    Dai galera!

    Alguem sabe me dizer se teria vantagem e qual a vantagem de usar uma caixa de kombi diesel numa gaiola com motor AP.
    Tipo usamos aqui cambio de fusca ou kombi normal e com flange, mas queria saber oque muda em termos de resultado colocando a caixa da diesel

  • #2
    aposto que a primeira coisa que vão comentar é que não precisa de flange, usa-se embreagem e arranque do AP, não precisa mudar planetária se for usar homocinética.

    quem souber qual é a relação desse câmbio pode levantar a mão por favor...
    MOPAR - or no car.

  • #3
    Citação Postado originalmente por marcelo cenora Ver Post
    aposto que a primeira coisa que vão comentar é que não precisa de flange, usa-se embreagem e arranque do AP
    aproveitando: e se for usar o câmbio das kombis com motor ea-111 será que tb não precisa flange para adaptar o ap?

  • #4

    cambio

    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    aproveitando: e se for usar o câmbio das kombis com motor ea-111 será que tb não precisa flange para adaptar o ap?

    cripple...

    ao que tudo indica, o cambio que vem nas kombis novas acoplado ao motor ea-111 ,continua sendo o nosso bom e velho cambio vw sem alteraçãoes, e usando uma flange pra ligar o conjunto original de fabrica e se encontra em qualquer setor de auto peças de concessionaria vw.

    vai algumas fotos tiradas de outro site..
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Caixa de kombi Diesel-kombi-1.4-04.jpg   Caixa de kombi Diesel-kombi-1.4-05.jpg   Caixa de kombi Diesel-kombi-1.4-06.jpg   Caixa de kombi Diesel-p7140008.jpg   Caixa de kombi Diesel-p7140011.jpg  

  • #5
    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    aproveitando: e se for usar o câmbio das kombis com motor ea-111 será que tb não precisa flange para adaptar o ap?
    este motor que vc diz e da kombi 1.4? das nopvas?
    se for usa a mesma cx da kombi com motor a ar eles fizeram um flage para poder adaptar!!
    4X4 Brasil

  • #6

    relação de marchas

    Citação Postado originalmente por marcelo cenora Ver Post
    aposto que a primeira coisa que vão comentar é que não precisa de flange, usa-se embreagem e arranque do AP, não precisa mudar planetária se for usar homocinética.

    quem souber qual é a relação desse câmbio pode levantar a mão por favor...


    só pra florear um pouco . rsrsrs


    Caixas de marchas de motores VW a ar


    O câmbio de todos os modelos VW que usam esses motores a ar, seja 1.300, 1.500, 1.600, são idênticos e têm a mesma relação de marchas:

    - 1ª = 3,80:1 - 2ª = 2,06:1 - 3ª = 1,32:1 - 4ª = 0,88:1 - Ré= 3,88:1

    O que muda é a relação Coroa/Pinhão, em função do nº de dentes destes, respectivamente:

    - 1.300 = 8/35 (relação 4,375)
    - 1.500 = 8/33 (relação 4,125)
    - 1.600 = 8/33 (relação 4,125)
    - 1.600 Itamar e SP2 = 8/31 (relação 3,875)
    - Kombi, inclusive a diesel = 7/37 (relação 5,285)


    As demais relações, 1ª, 2ª, 3ª, e 4ª são iguais para todos os modelos.
    A relação de transmissão mais longa é a SP2 para cada 31 voltas do câmbio, a roda do carro vira 8 voltas.
    O cálculo de RPM do motor X velocidade do veículo é o seguinte:
    rpm motor X rel. da marcha X relação do diferencial = rpm da roda
    Depois: rpm da roda X 60 X raio (do cj roda e pneu) = velocidade do veículo.


    espero ter ajudado..





  • #7
    Citação Postado originalmente por marcos22 Ver Post
    só pra florear um pouco . rsrsrs



    Caixas de marchas de motores VW a ar



    O câmbio de todos os modelos VW que usam esses motores a ar, seja 1.300, 1.500, 1.600, são idênticos e têm a mesma relação de marchas:

    - 1ª = 3,80:1 - 2ª = 2,06:1 - 3ª = 1,32:1 - 4ª = 0,88:1 - Ré= 3,88:1

    O que muda é a relação Coroa/Pinhão, em função do nº de dentes destes, respectivamente:

    - 1.300 = 8/35 (relação 4,375)
    - 1.500 = 8/33 (relação 4,125)
    - 1.600 = 8/33 (relação 4,125)
    - 1.600 Itamar e SP2 = 8/31 (relação 3,875)
    - Kombi, inclusive a diesel = 7/37 (relação 5,285)


    As demais relações, 1ª, 2ª, 3ª, e 4ª são iguais para todos os modelos.
    A relação de transmissão mais longa é a SP2 para cada 31 voltas do câmbio, a roda do carro vira 8 voltas.
    O cálculo de RPM do motor X velocidade do veículo é o seguinte:
    rpm motor X rel. da marcha X relação do diferencial = rpm da roda
    Depois: rpm da roda X 60 X raio (do cj roda e pneu) = velocidade do veículo.


    espero ter ajudado..



    faltou relação coroa e piao, da kombi vovozinha, ( com redução nas pontas de eixo). nunca ouvi falar qual é esta relação, a proposito comprei duas caixas destas em fv aqui perto.

  • #8
    Usuário Avatar de Bajamarelo
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    17/05/2009
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    ok... mas a minha duvida é se o negocio é de alguma forma mais forte? Vale a pena colocar? Se precisa ou não flange é o de menos!
    A duvida é de oque fazer para deixar a caixa mais forte!

  • #9
    Pessoal,

    O grande problema que vejo nestes câmbios é o diferencial, a coroa em algumas ocasiões chega a arrancar todos os dentes.
    Na maioria das vezes o pessoal quer reduzir muito o câmbio e neste caso a razão de engrasamento do pinhão com a coroa (número de dentes em contato) reduz sensivelmente.
    Montei um motor AP 1.9 injetado (pistões do 2000 e vira do 1800) com comando 049G e ficou com muito torque, e estou montando em uma caixa VW a ar com relação mais longa (8x31 - 3,875), para que o diferencial aguente mais.
    Com o motor mais forte vai compensar um pouco o diferencial mais longo, e evitar quebras de diferencial. Acredito que deve arrancar igual a um AP 1.6.
    A caixa da Kombi Diesel de 4 marchas é a mesma que era usada nos Passat Iraquiano.

  • #10

    Thumbs up caixa cambio

    Citação Postado originalmente por Bajamarelo Ver Post
    ok... mas a minha duvida é se o negocio é de alguma forma mais forte? Vale a pena colocar? Se precisa ou não flange é o de menos!
    A duvida é de oque fazer para deixar a caixa mais forte!

    bajamarelo..

    o tipo construtivo da carcaça do cambio da kombi diesel, é a mesma coisa de um cambio vw normal de fusca ou brasilia , sendo diferente nas tampas laterais que tem saida pra homocinetica e a furação no acoplamento com o motor , que serve no ap sem prcisar de flange..

    mas em relação a reforçar esse cambio, a unica saida seria instalar peças forjadas no bicho, coisa que não sairia nem um pouco barato..


  • #11
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    hoje já não mexo mais com gaiolas mas no tempo em que fazia trilhas nós usavamos as caixas de redução das kombi 78 com cruzetas , para trilhas fica animal mas para correr fica muito reduzida , as cruzetas serviasm como fuzivél em vez de quebrar a coroa/ pinhãi quebrava a cruzeta que já tinha outra d ereserva e não ficava fora das trilhas . era o que aguentava mais .
    oficina do nene ar condicionado
    machado minas gerais
    35 988085918 zap

  • #12
    Citação Postado originalmente por Marcio samuca Ver Post
    faltou relação coroa e piao, da kombi vovozinha, ( com redução nas pontas de eixo). nunca ouvi falar qual é esta relação, a proposito comprei duas caixas destas em fv aqui perto.
    As reduções disponíveis da caixa que fica nas pontas de eixo são as seguintes: 1.26; 1.38; 1.40 e 1.68.

    Essa última 1,68 é conhecida como Alpine Gear (redução para montanha).
    Deve subir até parede hehehe.

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