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  • #1
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    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves




    Buenas pessoal!

    Há exato 1 ano, eu e um amigo compramos um Fusca 74 motor 1500 com o intuito de montar um Fusca no estilo Classe 11. Digo ‘estilo’ pq não será um veículo para trilhas pesadas, apenas trilhas mais leves e estradas de chão. Encontramos uma pessoa para fazer o trabalho para nós, de adaptação da IRS da Kombi. O trabalho ficou ruim, não do jeito que queríamos. Na época, nao tinha conhecimento do assunto, se não ia perceber que aquela suspensão não iria funcionar.
    Existem outros tópicos que mostram adaptações em gaiolas da suspensão da Kombi, mas muitas usam torre de Gol, ou a traseira inteira da Kombi, mas nenhuma com os facões e a barra de torção do Fusca, que é o nosso caso.

    Aqui é uma visão de como ele ficou:

    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-24062011.jpg
    Depois de um pequeno acidente, decidimos refazer o assoalho e trocar a carroceria, aí deu pra ver o que realmente foi feito
    Aqui residem os 2 grandes problemas:

    Mangas de eixo: o ganho de altura foi exagerado, alterou toda geometria da suspensão, quero ver levar isso no cambão sem que as rodas virem pro lado (o centro das rodas ficou pra frente do centro de giro, acho q isso se chama cáster). Tentaremos solucionar com umas catracas de Puma e mangas originais, erguendo a suspensão e com amortecedores maiores (claro q não conseguiremos essa altura, a idéia não é erguer tanto assim). Será que vai funcionar???
    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-15062011_004.jpg
    Suspensão traseira: aqui está o maior problema, q tirou nosso sono e nosso dinheiro tbm: Na minha opinião, o que deveria ser feito é inclinar os facões, enxertar o facão da Kombi no do Fusca, e prender o braço da IRS na barra de torção, na mesma posição da original, não nesse suporte lá em baixo. A suspensão não tem jogo nenhum, subimos em 2 pessoas em cima do chassis, e mesmo pulando, não se mexia absolutamente nada. Pra mim, a culpa é do local onde foi soldado o braço da IRS, num centro de giro diferente dos facões, ‘segurando’ o molejo da suspensão.
    O que devemos fazer nesse caso??? Como alinharemos as rodas, e posicionaremos os braços da IRS pra que trabalhem na inclinação certa e funcionar com o molejo original do Fusca?

    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image_2.jpegFusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-26062011.jpg

    A idéia era algo nesse estilo, pneus 710 R15” ou no máximo 205/75 R15”, já utilizamos caixa de Kombi 7x36, não queremos exagerar nos pneus pra não perder força, já q o motor é um 1.500. O carro será usado na rua pq tem documentos em dia (claro q nos fins de semana, e em estradas do interior, nada de rodovias e centro da cidade, pra isso temos um cambão)
    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-vorra21.jpgFusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-528697.jpg

  • #2
    Usuário Avatar de vinijost
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    Citação Postado originalmente por Vebas Ver Post
    Buenas pessoal!

    Há exato 1 ano, eu e um amigo compramos um Fusca 74 motor 1500 com o intuito de montar um Fusca no estilo Classe 11. Digo ‘estilo’ pq não será um veículo para trilhas pesadas, apenas trilhas mais leves e estradas de chão. Encontramos uma pessoa para fazer o trabalho para nós, de adaptação da IRS da Kombi. O trabalho ficou ruim, não do jeito que queríamos. Na época, nao tinha conhecimento do assunto, se não ia perceber que aquela suspensão não iria funcionar.
    Existem outros tópicos que mostram adaptações em gaiolas da suspensão da Kombi, mas muitas usam torre de Gol, ou a traseira inteira da Kombi, mas nenhuma com os facões e a barra de torção do Fusca, que é o nosso caso.

    Aqui é uma visão de como ele ficou:

    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-24062011.jpg
    Depois de um pequeno acidente, decidimos refazer o assoalho e trocar a carroceria, aí deu pra ver o que realmente foi feito
    Aqui residem os 2 grandes problemas:

    Mangas de eixo: o ganho de altura foi exagerado, alterou toda geometria da suspensão, quero ver levar isso no cambão sem que as rodas virem pro lado (o centro das rodas ficou pra frente do centro de giro, acho q isso se chama cáster). Tentaremos solucionar com umas catracas de Puma e mangas originais, erguendo a suspensão e com amortecedores maiores (claro q não conseguiremos essa altura, a idéia não é erguer tanto assim). Será que vai funcionar???
    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-15062011_004.jpg
    Suspensão traseira: aqui está o maior problema, q tirou nosso sono e nosso dinheiro tbm: Na minha opinião, o que deveria ser feito é inclinar os facões, enxertar o facão da Kombi no do Fusca, e prender o braço da IRS na barra de torção, na mesma posição da original, não nesse suporte lá em baixo. A suspensão não tem jogo nenhum, subimos em 2 pessoas em cima do chassis, e mesmo pulando, não se mexia absolutamente nada. Pra mim, a culpa é do local onde foi soldado o braço da IRS, num centro de giro diferente dos facões, ‘segurando’ o molejo da suspensão.
    O que devemos fazer nesse caso??? Como alinharemos as rodas, e posicionaremos os braços da IRS pra que trabalhem na inclinação certa e funcionar com o molejo original do Fusca?

    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image_2.jpegFusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-26062011.jpg

    A idéia era algo nesse estilo, pneus 710 R15” ou no máximo 205/75 R15”, já utilizamos caixa de Kombi 7x36, não queremos exagerar nos pneus pra não perder força, já q o motor é um 1.500. O carro será usado na rua pq tem documentos em dia (claro q nos fins de semana, e em estradas do interior, nada de rodovias e centro da cidade, pra isso temos um cambão)
    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-vorra21.jpgFusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-528697.jpg
    Boa Tarde.

    Tem fotos da adaptação do braço em baixo da barra de torção?

    Tem vário problemas neste sistema, e pra que aquela parte para cima ali no facão?
    deve ser para e afastar o cubo da kombi do facão, pois se não me engano a kombi é mais larga que o fusca.

    Poe mais fotos da adaptação.

    E na frente poe só mais uma manga de eixo fixada na na parte inferior da original que já dá uma altura boa. e se for bem adaptado não afeta a dirigibilidade.

    Abraços,

    Vinicius.

  • #3
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    No momento não tenho muitas fotos pois o carro não está aqui em casa, vou tentar postar o que tenho aqui pra que vc possa entender:
    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image_10.jpegFusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image_12.jpegFusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image_16.jpegFusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image_1.jpgFusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image_17.jpegFusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image_18.jpeg
    Fizemos todo trabalho de troca do assoalho e trocamos a carroceria por outra melhor, foi ai q vimos o problema. A nossa preocupação é conseguir que a barra da IRS fica na posição exata, e quanto precisamos afastar o cubo pra que a homocinética nao fique longa demais.
    Atualmente está assim, com alternador e ignição eletrônica
    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image_4.jpegFusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image.jpegFusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image_9.jpeg
    Espero q ajude um pouco essas fotos, esse fim de semana vamos mexer um pouco nele para avaliarmos a situação e faremos umas fotos melhores
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image_18.jpeg  

  • #4
    Usuário Avatar de vinijost
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    Se a suspensão não trabalha pode ser que tenha muita pressão nos facões. Se não tem nada obstruindo o trabalho da suspensão(se ela não encosta em nada ao trabalhar)

    Verifica isso. se não existir nada obstruindo, tenta tirar o facão e mudar uns 2 dentes para ver se não fica mais macio.

    Abraços,

    Vinicius.

  • #5

  • #6
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    vinijost, os facões não foram mexidos, apenas cortados e enxertado os da kombi
    O problema está que o centro de giro deles é diferente, fiz uma imagem no paint mesmo pra ilustrar

    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-susp-gasano.jpg
    Citação Postado originalmente por ademirjse Ver Post
    Eu tinha visto esse tutorial.
    mas me explique uma coisa: como faria para manter a bitola original do Fusca, ou proximo do original, sem os pneus sairem muito pra fora do paralamas? Nosso caso já existe um 'espaçador' aumentando a bitola, mas mesmo assim aquele ponto de ancoragem da IRS cairia em cima dos garfos da caixa e do motor.

    A opção de encurtar esse braço não me agrada, afinal ela se afastaria do tubo das barras de torção, voltando ao problema atual.
    Também acho q essas barras foram mexidas, elas parecem muito inclinadas, na seta perece q tem uma solda, indicando q foi mexida
    Fusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-dsc00383.jpgFusca estilo Classe 11 - passeios e trilhas leves-image_16aaa.jpg

  • #7
    O cara que fez essa adaptação é um gênio, travou a suspensão. Você está certo, o ponto de apoio da barra da IRS tem que estar no mesmo eixo do facão.

  • #8
    Usuário Avatar de Gabriel_Bertinatto
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    vebas da onde do RS vc é?

  • #9
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    Pois é,
    A ideia era diminuir mesmo a bitola, não queremos a bitola da kombi pq o carro será usado na rua, será um Fusca todo original, apenas com suspensão elevada e pneus maiores, tipo um Baja. Tô até com uma idéia de usar uns facões oscilantes, e catracas na frente, pra erguer e baixar a hora q precisar.
    Agora essa dos eixos, que não é bom mexer, me preocupou. Realmente é dificil fazer com que fiquem bons igual aos originais. Existe algum que seja menor e sirva pra essa aplicação? Parece uma bobagem, mas não queremos deixar a bitola maior, a ideia é um carro off road leve que preze ao máximo a originalidade, pra isso as rodas traseiras devem balizar com as dianteiras...

    gabi789, eu sou da Gringolândia (Caxias do Sul). Tentei mudar no perfil pra colocar a localização, mas tá dificil de aprender a mexer aqui, hehehe
    Vc é de onde?

  • #10
    Usuário Avatar de william lima
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    daew Vebas...precisando de alguma coisa temos aii...tambem sou de caxias,serrano....

  • #11
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    Citação Postado originalmente por william lima Ver Post
    daew Vebas...precisando de alguma coisa temos aii...tambem sou de caxias,serrano....
    Opa!
    A gringada em peso aqui! Tô loco pra terminar esse Fusca, e andar com aqueles psicopatas lá de Flores da Cunha, conseguem arrancar eixo, perder motor, enfim, o negocio é só assistir pra preservar o Fusca, hehehe

    Olha aí como queremos q o Fusca fique.
    A nossa idéia é EXATAMENTE essa, pena q vimos o anuncio só agora, se fosse antes, teriamos pensado seriamente.
    4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - Fusca Baja ducumentado..

    Um ganho não muito exagerado na altura, caixa reduzida, pneus misto e docs! Essa é a idéia!

  • #12
    Usuário Avatar de william lima
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    22/11/2011
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    Temoa aiii...se preparando para Trilha do javali em fazenda souza.....

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