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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de igorbambu
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    Cool Construção "Gaiolinha" - UTV - trabalho




    (ADM: leia antes de mover, por favor )
    Saudações pra vcs galera , primeiramente gostaria de explicar porque um UTV (derivado de quadriciclo) está sendo criado aqui na área de gaiolas e buggys. Vcs aqui das gaiolas manjam das construções e "faça vc mesmo" "crie" "analise projetos e faço seu um único" "adapte" e tenho certeza que aqui vcs vão curtir minha idéia e me ajudar e ver um negócio top ser produzido
    Por isso posto aqui, e não nos Atvs espero não causar transtorno x)


    OBJETIVO DO TÓPICO: FABRICAR UM UTV (gaiola de trabalho)

    Tem um tempo que estou "namorando" a construção de uma gaiola com um amigo, estamos vendo projetos, idéias, o que queremos o que vamos fazer e tal tal tal.. Já estamos bem decididos, basta começar a fazer e a grana de nós dois para começar.
    No entanto, nesses viés de ficar olhando projetos e tudo mais, me encantei com os UTV's (side-by-side) e pensei.. "pq não fazer um desse também??"

    Porque eu digo 'também' : quero esse UTV para trabalho em chácara. Queria que ele aguentasse carregar duas pessoas e puxar um reboque pequeno com uns 150kg de carga, coisa pouca.

    Utilização do UTV vai me poupar dinheiro e tempo no trabalho, portanto, não entra no orçamento de Lazer (como no caso da gaiola) .

    A ideia.
    Muito similar á produção dos kart cross.
    Motor de moto, suspensão duplo A, Aro 8", direção de carro, peças de ferre velho, homocinéticas, "cardã e cruzeta", chassi em metalão...

    Inspiração.
    Polaris MRZR e Ranger (http://uncrate.com/p/2013/02/polaris-mrzr-xl.jpg)
    Can-am Commander e Maverick (http://www.utvguide.net/images/TCB_Commander_LT-5.jpg)


    Adaptação.
    Não precisa ser todo "empiriquitado" como são os originais. Quero um chassi de ferro com volante motor e rodas. Assim como muitos fazem no kart "bora montar e na hora que sair andano nóis tá feliz!" assim que eu quero começar.

    Dúvidas.
    Já viram algo parecido?
    Alguém já quis ou quer fazer isso tbm?
    Motor 150cc? motor 250cc?
    É possível fazer 4x4?
    Alguma dica que vc já manja e acha conveniente nesse momento?

    To "arretado" pra começar logo, e compartilhando com voces tenho certeza que vou começar certo

    Abraços!!!!

  • #2
    Usuário Avatar de D@niel
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    Citação Postado originalmente por igorbambu Ver Post
    (ADM: leia antes de mover, por favor )
    ...

    Dúvidas.
    Já viram algo parecido?
    Alguém já quis ou quer fazer isso tbm?
    Motor 150cc? motor 250cc?
    É possível fazer 4x4?
    Alguma dica que vc já manja e acha conveniente nesse momento?

    To "arretado" pra começar logo, e compartilhando com voces tenho certeza que vou começar certo

    Abraços!!!!
    Amigo, excelente ideia essa sua, tô torcendo para que dê certo e não esquece de postar seus avanços.

    Dá uma olhada nesse tópico, tem bastante material pra te ajudar: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...upiniquin.html (UTV - Tupiniquin)

  • #3
    Usuário Avatar de igorbambu
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    Citação Postado originalmente por D@niel Ver Post
    Amigo, excelente ideia essa sua, tô torcendo para que dê certo e não esquece de postar seus avanços.

    Dá uma olhada nesse tópico, tem bastante material pra te ajudar: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...upiniquin.html (UTV - Tupiniquin)
    RAPAZ.... esse tópico é ouro hein!
    E usei essa busca por quase uma semana inteira caçando UTV feito em casa e não vi esse!
    Sabia que vcs iam me "dar uma luz"
    Vlw já to lendo ele

    Não esquecerei de postar os avanços, com certeza
    Abraço!

  • #4
    Usuário Avatar de mali9ski
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    Citação Postado originalmente por igorbambu Ver Post
    RAPAZ.... esse tópico é ouro hein!
    E usei essa busca por quase uma semana inteira caçando UTV feito em casa e não vi esse!
    Sabia que vcs iam me "dar uma luz"
    Vlw já to lendo ele

    Não esquecerei de postar os avanços, com certeza
    Abraço!
    Amigo eu também tenho uma ideia para um giriquinho para o sitio....

    mas eu não pretendo usar motor de moto, acho que não teria força e não aguentaria muito tempo fazendo força...

    eu tenho a ideia de usar uma mecanica VW, talvez 4x4 saindo do pinhão ou talvez com 4 reduzidas da kombi que eu tenho, ou só 4x2 com reduzidas da kombi....

    bem compacto com uma caçambinha simplão mesmo (vou usar a mecanica que minha gaiola tinha antes que sobrou tudo)...

    ou até um 4x4 com duas caixa de gol 4 marchas que tenho.....

    mas de motor eu cogito usar um estacionario a diesel, tenho um agrale M90 ele é meio barulhento mas pendurado la atras não ia da pra escutar muito, seria super economico tem toda a refrigeração nele e muito mais torque que um motor de moto, ficaria mais pesado porem mais robusto,

    penso em fazer 4x4 para por os passageiros mais para o eixo dianteiro e distribuir o peso e ter espaço para uma caçambinha, pra puchar as lenha pras festa...hahahah

    valew e boa sorte
    GAIOLA 4X4 SÓ NÃO PASSA NA BLITZ.................http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...la-4x4-27.html

  • #5
    Usuário Avatar de igorbambu
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    Então..
    Os utv's originais não são motor de moto?
    São motores de moto "feitos para carga" então?
    Pq e as Cg que carrega aquela carretinha do lado ou reboque?
    Eu penso que é motor normal, seria só o caso de mudar a relação coroa x pinhão que já ia ter torque com pouco esforço do motor, será que rola isso??

  • #6
    Usuário Avatar de Alex Gambiara
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    oos utvs sao motor de moto sim... porem de maior cilindrada variando de 250cc a 1100cc ...


    mas digamos que um motor de cg, ele tera seu torque maximo de 1,24 kfgm à 7,500 rpm . pra voce manter essa força frequente teria que tar sempre "esguelado" ai dificilmente algum motor de moto aguenta... ja esses motores estacionarios diesel como o M90 atinge a força maxima de 13 hp +ou- nao me lembro certo agora, mas ele alcança a força e torque maximo a 2,200 rpm, oque torna ele economico e seguro de mecanica....

    e os utvs nao sao motores de motos feitos pra carga, mas é um motor de certo modo robusto, é igual um motor de moto, ele é reduzido, mas é um tipo de reduzida que nao fica o motor o tempo todo no limite..

    aquelas carretinha que vai do lado das cg. aquilo é relativamente leve comparado com um utv...

    esse negocio de mudar a relaçao coroa pinhao sim.. reduz na verdade o esforço da embreagem, nao do motor, se for pensar que com relaçao curta o motor tenque acelerar mais pra atingir velocidade, ele ganha torque, mas desgasta o motor mais rapido com o esseço de giro, claro que os danos demorariam anos para aparecer, ou em casos nem apareceria, ai vai do gosto do "cliente".... se for pra força eu do meu voto no motor estacionario, pois ele tem um despositivo de avanço. com esse sistema ele tem força em todas as faixas de rotaçao, até na lenta acredite se quiser... e sobre ser barulhento, isso é mamao com açucar heheheheh

  • #7
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Igor, que tal motor e caixa de Corcel (CHT)? o motor é minúsculo e dá pra botar no meio ou ná traseira( dá pra inverter a coroa). Esqueça motor de moto e aro 8 porque nenhum dos dois aguêntam.
    E peças de Corcel em ferros velhos tem aos montes.

  • #8
    Usuário Avatar de Alex Gambiara
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    essa ideia do Flavio cadore com certeza funciona, e como tem aos montes nao é cara...

  • #9
    Usuário Avatar de igorbambu
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    Manjei agora ! uehuehuehuehu

    Explicação sua Alex, foi boa! Curti a idéia do Flavio tbm, tem que dar uma olhada então em motor dos corcel!
    Eu tinha uma belina 89 1.6 CHT, gostava pra caramba dela... sdds. kkkkk
    Se eu fizer um UTV com esse motor, vou ter um belo tratorzinho hein ueheuheuheuh

    Foda seria só eu manusear isso tudo pesado sem estrutura em casa.
    Se fosse de moto ia ser mais leve xD

    lá vem eu de novo....se for 300cc pode? kkkkkk

    Abraço e obrigado!

  • #10
    Usuário Avatar de oliveiraideal
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    FORTALEZA/CE
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    se for pra trabalho, pq não pega dois eixos rigidos, de algum carro antigo, e adapta o resto? ela aguentará mais peso e pra trabalho será ótimo!

  • #11
    Usuário Avatar de Alex Gambiara
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    concordo com o oliveira... se quiseres mesmo motor de moto, pega de 2 cil exemplo o de cb 400 é bem torcudo heheheh. mas continuo na ideia de motor de carro, se for ver, tinha naquele topico de utv tupiniquin que o cara começo com motor de twister e foi para num motor boxer de fuque hahahah

  • #12
    Usuário Avatar de igorbambu
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    06/04/2013
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    Ahan eu vi que ele mudou pra motor de carro!
    No começo eu ia usar uma Tobata, motor branco de 6cv.. Mas vi os UTV e fiquei xonado kkkkk
    Até pq o que eu to querndo montar é com pouco dinheiro ( e disso a galera entende aqui ) e eu realmente acho que esse utv que to querendo pode ser "fraquinho" e será suficientemente forte x)

    De uma coisa eu tô certo, vou começar a montar a estrutura assim que fechar o projeto, imaginando que vou usar motor de moto 250cc .. vou fazer susp. duplo A (já achei um "travador caseiro" pra deixar como eixo rígido [img abaixo] )

    Meu trabalho não é pesado, vai ser 70% locomoção e transporte de ferramentas, mexemos muito com planta e poucos pomares na chácara, por isso eu disse cerca de 150kg de carga

    Vou colocando o progresso aqui e vcs façam de conta ~porfavor~ que é o melhor a fazer colocar motor de moto e não o estacionário kkkkkkkkk Posso me arrependr depois, ou mudar tudo e colocar um motor fhoda, mas quero começar assim pq acho que vai ser suficiente
    ....e pq é mais barato e simples, consigo fazer

    -captura-de-tela-2013-07-20-12.14.41.jpgcorrente impede o trabalho dos braços
    link do vídeo [

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