Olá pessoal, bom estamos iniciando mais uma gaiola agora 4x4 com a mecanica da Pampa 4x4.Com motor CHT 1.6 .
O unico problema é na altura da bolota da carcaça,estavamos pensando em colocar nas 4 rodas a Redução da kombi(se for possivel virar o diferencial) sera que iria funcionar
Na medida que a gente for fazendo ela vou postando as fotos..
Não esqueça que a redução de ponta de eixo das kombi antigas invertem a rotação das rodas.. de for colocar o motor na traseira talvez funcione, porém na dianteira é bem provavel que tenha que inverter coroa e pinhão (não sei se é possivel nas pampas) ou tombar os diferenciais, como fiz na minha.
Abracos
No cambio que vai o motor da pampa já tem uma saida de cardam,porque nao usa outro cambio com homocieneticas no lugar do eixo rigido,porem com a mesma relaçao!
Essa é uma ótima idéia franco, quando comecei com a minha 4x4 foi uma das primeiras coisas que pensei: Não quero aquela bola do diferencial arrastando no chão
Foi onde optei por cortar o diferencial do chevett bem na "soca" da bola, e colocar homocinéticas.
Abracos
Aqui em Candelaria tinha uma gaiola 4x4 com mecânica de Pampa..o cara vendeu porque nunca conseguiu terminar uma trilha....
Ela fica longa se colocar pneu 15 e se colocar pneu 14 afunda a dianteira muito fácil...ele tambem cortou a bola trazeira e fez com homcinetica...
O problema principal é o motor muito dianteiro.....as rodas da frente enterram e as de trás patinam....
Eu não queria me meter no tópico mas vou apoiar o que foi dito...
A melhor saída é motor traseiro ( mais fácil)...eu acho que dá para inverter a coroa da caixa ou coloca as reduções da Kombi e acaba de uma vez com o problema da caixa longa sem abrir a caixa.
Outra saída é colocar o motor central e a caixa para trás e como a saída do cardan vai ficar na traseira, o negócio é fazer o cardan passar por baixo do motor.
Eu escolhí a segunda opção...vou tracionar a minha gaiola e vou fazer o cardan passar por baixo da gaiola...como cardan vou usar 2 semi eixos longos de Gol pra ficar fino e não encomodar lá em baixo...
A relação do diferencial traseiro é 3,54:1 e na secção Outros tem um tópico sobre a Pampa 4x4.
Flavio,nos dá mais detalhes do seu projetor de tracionar a sua gaiola,to gostando!
Franco, é que eu comprei toda a transmissão de um Subaru Impreza 4x4 e vou colocar na gaiola...no carro o motor é dianteiro e na gaiola vou jogar tudo para trás e com isso o motor vai ficar central ( na frente do eixo traseiro) e com a saída para o diferencial traseiro voltada para trás... vou fazer uma caixinha para transferir para a frente a "tomada de força" e fazer o eixo cardan passar por baixo da gaiola até encontrar o diferencial dianteiro.
OBS: a caixa e o diferencial são muito compactos, chega a impressionar.
Olá! concordo c/ tudo que foi dito, mas gostaria de lembrar de que os dif da pampa tem uma diferença de relação entre eles. Por isso pifava muito e se recomendava o 4x4 no barro. Logo trilhas secas um dif dá uma pequena empurrada no outro. Câmbios c/ escort e logus não dariam certo, c/ o original já ha saidas p/ as rodas dianteiras e no novo vai precisar de uma novo dif p/ as rodas dianteiras. Vejo a saida mais plausível usar a pampa de ré, ou seja susp. dianteira na traseira e motor traseiro e um dif (cambio assim c/ é feito no fusca 4x4) dianteiro invertido na dianteira. Aí tb soluciona o uso da redução da kombi. Só o engate das marchas fica invertido. ë uma saída. Mas se eu fosse fazer isso partia p/ 2 susp dianteiras de gol, cx de gol bx (+ longo) e cx de logus. O motor de central a semi-traseiro. Mas se vc já tem a mec ford.....
Como acabei vendendo a minha Gaiola, vou fazer esse projeto.
Tenho o dif. traseiro, a caixa o motor 1.6 alcool ,tenho uma injeção 1 bico do gol. toda a mecanica( mola, montante,cubo,eixo)etc
4 rodas 14 ( tres furos)
Vou começar a fazer outra agora 4x4.
Vamo ver oque vai dar !
Rural 3.0 injetado em andamento. Aguardem!
Willys f-75 SAMU / SPOA / Guincho Work 12.000Lbs / Personalizada Jeep Willys CJ5 1962 ORIGINAL