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Tópico: Mais uma 4x4...

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  • #1
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    fag.. terminei a minha outra gaiola.. fazia uns 3 anos atrás que eu tinha começado, e como sou estudante e não tenho muito dinheiro eu acabei por gastar os tubos e aprendi a fazer tudo.. enfim.. eu vou comprar amanha um ap completo por 2.0 do santana + caixa do chevete por 1500.. vou falar com o dono da sucata pra ver se consigo tudo do santana lá.. o motor, os pedais, os bancos (mandar refazer de couvin) o hidrovácuo e a direção hidráulica, que é bom q ele praticamente me vende o carro inteiro logo.. acho que ele vai cobrar mais uns 500 conto, totalizando os 2 mil.. já tenho os diferenciais do omega, só que eu realmente não consegui achar essas tulipas aqui, consegui sim comprar um agregado completo por 320 reais, com as bandejas do omega e com um lado só com a pinça o disco e tudo só que não vou usar ele.. estou pensando em ir nas sucatas aqui e comprar 4 torres do gol, e fazer suspensão duplo a com pinças e discos do gol também.. alguma luz pra mim? to pensando em gastar na faixa de 4 mil em tudo.. já tenho os pneus de outra gaiola que penso em transpor para essa nova 4x4.. e deixar a outra gaiola só de leve com os pneus +-.. tem algum contato que possamos fazer? eu realmente tenho interesse de conseguir as 4 tulipas adaptadas já para a homocinética do santana.. vc teria como me ajudar? abraços!

  • #2
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    Oliveira, vamos tentar ir por partes...
    Pelo que entendi vc já tem os diferenciais, porém eles estão sem os semi-eixos, que foi exatamente como eu comprei.
    Tente procurar nos ferros velhos por semi-eixo do omega Mais uma 4x4...-1.jpg, e informe que tais querendo quebrado mesmo, pois vai aproveitar só a bolacha (tulipa) do diferencial.
    É dificil de encontrar, mais acredito que se tiver paciencia pode encontrar barato.
    Eu comprei no mercado livre, e paguei 50,00 cada um, e o cara me mandou só as tulipas mesmo, oque barateou o frete.
    O email do cara que comprei é: bm2pecas@gmail.com

    Tão logo tenha eles em mãos, vc tem 2 alternativas:
    1: pegue uma bolacha do santana (se é que irá usar essas) junte com as 4 tulipas e leve a um torneiro de confiança, ele vai arrancar o semi-eixo e deixar apenas a tulipa Mais uma 4x4...-2.jpg, tornear pra encaixar a bolacha do santana e furar conforme a furação Mais uma 4x4...-imag0107.jpg Mais uma 4x4...-imag0106.jpg
    Além disso, pra garantir que os semi-eixos trabalhem com folga nessa nova peça, eu mandei fazer 2 aneis com 150mm que ficou uma espécie de espaçador, entre a tulipa e a bolacha Mais uma 4x4...-dsc02666_1.jpg
    Essa parte é chata e cara, porém é uma das principais partes e depois vai valer cada centavo investido.

    2 : Corte o semi-eixo do omega no meio, o semi-eixo do santana no meio e solde os dois, acredito que se for utilizar desta forma, seria melhor deixar essa parte pra depois.

    Com relação ao restante de sua aquisição, eu acredito que seja mais fácil ir comprando as coisas aos poucos, apesar de que um pacote fechado pode ser mais vantajoso $$$$....
    Mais tiro como exemplo a minha, que conforme estamos montando vamos comprando as peças necessárias, e muitas das que imaginávamos utilizar no projeto inicial foram substituidas.
    Um exemplo básico é a pedaleiras, que devido a posição do da barra de direção tive que optar pelas do corvel, que são 3 pedaleira individuais ao invés de usar o do santana que é o par junto.

    Se você tiver qualquer outro motor AP dando sopa ou até mesmo um bloco, não compre o motor agora, (a menos que seja barbada) eu optaria por deixar para o final, se vc tiver um bloco ap qualquer apenas pra colocar na caixa e fazer o suporte, já é suficiente no momento.

    Outro ponto imporante é o chassi, vais começar do zero? caso positivo, então é preciso ter em mãos os 2 diferenciais, bandejas da suspensão, torres, semi-eixos, acoplar tudo e dai começar a gabaritar o chassi.
    A suspensão traseira na minha terá 4 torres do Gol, isso mesmo, 2 torres cada lado, pois como o motor é traseiro, o peso maior estará ali.

    Ufa, acho que já falei d+, rsss
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Mais uma 4x4...-dsc02666.jpg  

  • #3
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    caro fag.. como seria a configuração com o motor na dianteira? qual diferencial ficaria invertido?? mandei a minha caixa de transferencia pro mecanico hoje, só porque não possuo as chaves corretas para abri-la.. e é bom que ele vai dar uma olhada em tudo.. agora fala aí se não foi uma barbada.. comprei logo tudo que vou usar em um só lugar.. o resto é só ir devagarinho e com calma.. que dará tudo certo! gostaria de algumas dicas sobre gabaritar o chassis.. eu também já montei uma 4x2.. ainda tenho ela aqui em casa.. aliás.. nao cheguei a andar com ela ainda.. vou terminar ainda o esquema elétrico (falta a luz do freio, a de ré e modificar o farol..) e também quero ver se consigo por freio nela.. eu tentei muito durante um bom tempo e não consegui.. estou esperando o carro do meu pai sair da autorizada pra por a gaiola em um reboque e levar para alguem por freio a disco nela.. abraços!

  • #4
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    caro amigo fag.. hoje fiz um negócio muito bom.. passei um bom tempo lendo teu tópico.. ai encontrei uma sucata e fiz amizade com o dono.. vou comprar um motor ap 2.0 de uma parati (eu vi funcionando, o motor está ótimo!) (completo de tudo, carburador, alternador, radiador, tudo!) + uma caixa do chevette 4m + 2 diferenciais opala + 1 diferencial chevette + 4 torres do santana (completas com disco, mola, amortecedor, pinça, tudo + freio a vacuo do santana também + 4 bancos +- estado + 1 chave de seta por 2 mil tudo.. ah, ainda vem com 4 aros de ferro com 4 pneus furreca.. mas vem..

  • #5
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    Citação Postado originalmente por oliveiraideal Ver Post
    caro amigo fag.. hoje fiz um negócio muito bom.. passei um bom tempo lendo teu tópico.. ai encontrei uma sucata e fiz amizade com o dono.. vou comprar um motor ap 2.0 de uma parati (eu vi funcionando, o motor está ótimo!) (completo de tudo, carburador, alternador, radiador, tudo!) + uma caixa do chevette 4m + 2 diferenciais opala + 1 diferencial chevette + 4 torres do santana (completas com disco, mola, amortecedor, pinça, tudo + freio a vacuo do santana também + 4 bancos +- estado + 1 chave de seta por 2 mil tudo.. ah, ainda vem com 4 aros de ferro com 4 pneus furreca.. mas vem..
    Porque compro os diferencial do opala e chevette? voce não ia usar os do omega que tens?

  • #6
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    Porque compro os diferencial do opala e chevette? voce não ia usar os do omega que tens?
    realmente nao prestei atencoa na hora de escrever, queria dizer os cardans!! os eixos de transmissao! kkkk

    my bad! i'm sorry!

  • #7
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    Citação Postado originalmente por oliveiraideal Ver Post
    realmente nao prestei atencoa na hora de escrever, queria dizer os cardans!! os eixos de transmissao! kkkk

    my bad! i'm sorry!
    2 de opala e 1 de chevas....

    pode usar os do chevas sem problemas.. que nao estraga.. são fortes o suficiente.. vlw

  • #8
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    Citação Postado originalmente por vinijost Ver Post
    Porque compro os diferencial do opala e chevette? voce não ia usar os do omega que tens?

    so falto os 4 semi eixos do santana..

  • #9
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    eles estão juntos com as torres do santana.. vai vir também.. no pacote

  • #10
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    o do chevetão vai ser da caixa do chevett pra caixa do niva!

  • #11
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    o do chevetão vai ser da caixa do chevett pra caixa do niva!

    sim entendi.. o do chevas para a entrada da tração e do opala para sainda..fica mais forte, (mas não precisava)

    vamo que vamo rapa.

  • #12
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    Oliveira, quando comecei a planejar a minha 4x4 optei por ir comprando as peças e ir guardando em casa.
    Naquela época, comprei um chassi de combi, com longarina e com suspensão IRS, me pareceu a melhor
    alternativa e saiu bem em conta.
    Quando começei o projeto o mecanico me convenceu em fazer o chassi do zero, e usar torres na suspensão traseira, ou seja, la se foi o investimento na longarina e IRS.

    Barato ou caro, vai do ponto de vista do investidor... pra min 70,00 numa caixa de cerveja é barato, pra minha mulher é um absurdo.

    Mais uma coisa é certa, o sorriso na boca de quem começa a comprar as peças para um novo projeto, isso não tem preço.

    Bom, antes de mais nada não posso deixar passar o comentário sobre a sua 4x2... acredito que vc deve curtir ela primeiro, a emoção de
    ver um projeto imaginado e desenvolvido por nós, posto em funcionamento não tem preço. Ando com 4x4 faz 8 anos, e curti e curto mto uma boa
    4x2 bem feitinha...
    Parti para o 4x4 pois a minha 4x2 chegou ao ponto de ter que ser reconstruída, e como já estava com a idéia e com mtas peças em casa resolvi encarar essa.

    No seu caso, e se baseando no que aconteceu comigo, eu focaria minhas forças no momento em encontrar a melhor alternativa acoplar
    os semi-eixos no diferencial do omega. É a partir dai que começa seu projeto... e que vai te economizar um pouco de dinheiro e muitos
    neurônios futuramente.

    OU

    Você pode optar por fazer como foi feito no meu caso. Utilizamos as medidas baseada em um veículo normal, medimos a largura entre pneus de um carro e partimos desse ponto.
    Como tenho a intenção de documentar ela futuramente, queria que as dimensões ficassem de acordo com os padrões atuais dos veículos.

    Comece por colocar as peças no chão, diferenciais, semi-eixos, balanças, bancos e tudo o que for possível para dimensionar sua gaiola.
    Risque com gis onde deve passar os ferros do seu chassi, nunca esquecendo que nele será preso as balanças e os diferenciais.

    Acho que esse é o passo inicial, depois o restante vai vindo aos poucos

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