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  • #61
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    Citação Postado originalmente por portugues Ver Post
    obrigado aurelio, caveso ejeep santo ..sugestões criticas construtivas sempre serão bem vindas !! aliás Aurelio, caveso e donos de engesas qual radiador voçes usam tenho um de camper 6cc mais já descartei.. as medidas do troller tb vai pegar na caixa d edireção a não ser se recuar bem para trás.. o que voçes usam .. o da da toyota band tem a medida bacana e dá para usar radiador de agua intercooler e ar tudo na frente alguém usa ou sabe a capacidade dele para ser usado em um MWM 2.8 que posteriormente será usado nele
    CARO PORTUGUES

    Parabens pelos seus dois projetos .

    Tenho um ENGESA com motor MWM 2.8 turbo intercooler , acho que eu e o KIM somos os dois que mais fizemos experimentos em modificações nestes maravilhosos 4x4 .

    Estou entrando aqui acho que pela 1ªvez , mas venho corujando ha bastante tempo , mas agora vc pediu sugestões com relação ao RADIADOR .

    Pois bem , acho que eu fui o 1º a gastar mais$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ do que todos para chegar a um final feliz no sistema de refrigeração deste motor instalado nos ENGESAS .

    Fiz de tudo , gastei o que não tinha modificando e dando errado , e vejo que vc vai tomar o caminho errado colocando este radiador que vc tem , NÃO FAÇA ÍSTO .

    No meu , troquei a colmeia de 3 canaletas para 5 canaletas , aumentando assim a capacidade de água e não resolveu , EXISTE UM TÓPICO meu só sobre este assunto , mas vc vai perder muito tempo para procurar e ler todo , então vai aqui mais rápido e resumido .

    SÓ RESOLVÍ EM DEFINITIVO O SUPERAQUECIMENTO DESTE MOTOR NO ENGESA , TROCANDO A CAIXA DA DIREÇÃO HIDRÁULICA DO OPALA PELA DA S-10 , MUDANDO A POSIÇÃO DA MESMA .

    Vc terá que adaptar a caixa da direção hidráulica abaixo da linha do chassi como eu e o KIM fizemos e o CAVESO esta prestes a fazer tb , eu fiz de uma forma e o kim fez de outra , mas bem parecida e o efeito foi o mesmo .

    No meu foi adaptado na frente daquela travessa tubular lá na frente do chassi , que no seu vejo uma travessa em chapa aberta , aí não sei se foi modificado o posicionamento desta sua travessa , mas no meu como é original coloquei na frente da travessa enviesada com relação ao chassi , ou seja , fazendo um pequeno angulo com relação ao chassi para que pudesse colocar com apenas DUAS BARRAS até a coluna da direção . Logo , no meu entre a caixa da direção e a BARRA QUE SAI DA COLUNA DA DIREÇÃO EXISTE APENAS DUAS BARRAS E SEM MANCAL FIXO NO MEIO DESTE CAMINHO .

    O KIM colocou a dele chapada no chassi na posição igual a original , como a posição fica ruim , ele teve que colocar um MANCAL FIXO NO MEIO DO CAMINHO E TEVE QUE COLOCAR 03 BARRAS ATÉ A COLUNA DA DIREÇÃO . Logo , no caso do KIM entre a caixa da direção e a BARRA QUE SAI DA COLUNA DA DIREÇÃO EXISTE TRÊS BARRAS E COM UM MANCAL FIXO NO MEIO DESTE CAMINHO .

    Mas o efeito final foram iguais tanto no meu qto no do KIM .

    O que MAIS IMPORTOU FOI ABRIR ESPAÇO PARA COLOCAR UM RADIADOR COM ÁREA DE TROCA MAIOR .

    No meu caso eu solucionei colocando um RADIADOR DO ÔMEGA 4.1 COM AR COND. ( R$350,00 novo da marca VISCONDE ) e um depósito de expansão lacrado com sensor de nível de água do TEMPRA para garantir mais ainda em caso de vasamento de água , o sensor avisa tocando uma buzina dentro do carro TODA VEZ QUE BAIXA 500ML DE ÁGUA DO RADIADOR A BUZINA TOCA , desta forma NUNCA VOU BATER O MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO POR FALTA D'ÁGUA .

    Esta é minha dica/colaboração no seu projeto .

    Desculpe por ter me alogado tanto , mas é muito importante nesta hora para vc não gastar$$$$$$$$$$$$$ muito e não resolver , neste aspecto inventei demais , gastei $$$$$muito e não resolví com minhas experiencias anteriores . E fazendo desta forma vc vai ficar satisfeito e com baixo custo .

    ABRAÇÃO

  • #62
    Usuário Avatar de Kim
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    O Gnnech também usa da S10!

    Na verdade, devido ao tamanho da caixa, está sendo a mais utilizada no meio off!

    No Willys, fica show de bola, pois fica em baixo do radiador sem cortar a frente!

  • #63
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    guilherme não sei quanbto aos engesas de voçes mais o mei não tem possibilidade de colocar o do troller o capo não fecharia ele é muio alto o comprimentodaria certo mais a altura nem pensar..ou vc inverteu o radiador...?? pesquisei esse do 6cc opala que e de camper..ele tem mais volume do q

  • #64
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    cortou minha mensagem ..rs ele tem mais volume do que o do troller..ou estou enganado??

  • #65
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    cortou minha mensagem ..rs ele tem mais volume do que o do troller..ou estou enganado??
    AMIGO PORTUGUES

    Infelizmente qdo a gente escreve muito acaba não explicando direito , pois fica cansativo , mas resumindo :

    A minha experiencia foi de que NÃO ADIANTA vc aumentar a litragem ( mais volume de água no radiador ) que ele não dará conta do recado , FIZ ÍSTO NO MEU E NÃO ADIANTOU , só adiantou QDO AUMENTEI A ÁREA DE TROCA .

    O radiador original tinha 50cm x 45cm com 3 canaletas , troquei a colméia para 5 canaletas aumnetando assim a capacidade de água e o que coloquei que foi o do ômega tem 73,8cm x49cm , fininho de uma só carreira de canaletas e GELA O MOTOR .

    O CAVESO é que vai colocar o do TROLLER o meu pe do ÔMEGA 4.1 , mas vc poderia colocar o da S-10 que mede 73,8cm x 44cm que é o radiador deste motor na S-10 .

    Eu levantei a carroceira do meu em 6cm e ví nas suas fotos que vc elevou a sua mais ainda do que o meu , ou estou enganado . No meu realmente ficou quase não fechando o capô , tive que deixar o capô mais aberto do que o normal , mas deu . Mas se vc quiser colocar o da S-10 daria com folga e como disse é o RADIADOR do motor MWM 2.8 que vem nas S-10 .

    NÃO COLOQUE O DA CAMPER QUE VC VAI SE ARREPENDER , NÃO VAI REFRIGERAR . Só pra vc ter uma idéia , depois que aumentei a capacidade de água do meu radiador trocando a colmpeia , RETIREI a hélice original multiviscosa e coloquei uma hélice do caminhão 1519 com mais uma pá e de tamanho maior FIXA NO EIXO DO MOTOR e não resolveu , daí FIZ A COIFA para direcionar o ar que vinha de frente para OBRIGAR O AR PASSAR PELA HÉLICE e não resolveu , daí coloquei uma VENTOINHA ELÉTRICA na fente do radiador e não resolveu .

    Cansou de ler ?????? Viu e fez as contas de qto gastei e NÃO RESOLVEU ???????????????????????????????????????????????? HOJE ACHO QUE SOU EXPERT em refrigeração deste motor MWM 2.8 .

    Estava quase desistindo de tudo qdo me vei a idéia de AUMENTAR A ÁREA DE TROCA !!!!!!!!!!!!! BINGO : 100% resolvido com a colocação deste radiador maior com circuito lacrado .

    ABRAÇÃO

  • #66
    Usuário Avatar de Léo_Babiski
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    Portuga, ouve o que o Dr. disse a cima... já andei no engesa dele e o carro é show.

    No meu Jipe com mwm coloquei o radiador original delfhi da s10 com ar, R$ 285,00 novo, e ventilação por ventoinhas. Essas só acionam em longas subidas ou quando se exige muito do mtr e logo em seguida você para o jipe. Um conjunto completo de radiador/condensador/intercooler do marruá ou troller ia ser muito interessante e de fácil fixação.

    No final de semana quando retornar tiro aquelas medidas que você pediu.

    Abs.
    Vamu que Vamu !

  • #67
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    beleza !! entendi..

    obrigado guilherme e léo valeu pela força!!

  • #68
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    atualizações..poucas mais tá saindo!! o mais importante saiu meu motor..rsrs
    engesa 1990 primeiro dono + jeep 1973-gedc3468.jpgengesa 1990 primeiro dono + jeep 1973-gedc3469.jpgengesa 1990 primeiro dono + jeep 1973-gedc3514.jpgengesa 1990 primeiro dono + jeep 1973-gedc3478.jpgengesa 1990 primeiro dono + jeep 1973-gedc3512.jpg

  • #69
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    mais algumas...

    engesa 1990 primeiro dono + jeep 1973-gedc3402.jpgengesa 1990 primeiro dono + jeep 1973-gedc3513.jpgengesa 1990 primeiro dono + jeep 1973-gedc3508.jpgengesa 1990 primeiro dono + jeep 1973-gedc3486.jpgengesa 1990 primeiro dono + jeep 1973-gedc3476.jpg

  • #70
    Usuário Avatar de Kim
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    Bão heim!!!!

    Putsa projeto!!!

    só corujando!!!

  • #71

    Refrigeração de motor

    Portuga, licença, mas gente do céu, esse problema de refrigeração é apenas para os motores diesel????

    O meu é 6cc, bebendo gasolina, será que vou ter esses problemas também??

  • #72
    Banido
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    qual motor e qual readiador vc usa? tudo depende do conjunto.. no engesa vou tudo de S10 tudo intrecooler, radiador, ar condicionado quanto mais conseguir manter do mesmo veiculo melhor!!!

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