Só prá não deixar o tópico muito tempo abandonado, hehehe!:mrgreen:
Creio que esta é uma dúvida que aflige a todos qdo chega a hora da troca...que pneu usar?
Depois de muito pesquisar, resolvi ficar com pneus de altura e largura próximas do original, para não comprometer o desempenho nas viagens, e sendo assim, tb com algum compromisso de rodagem no asfalto (agarre seco/molhado, maciez, silêncio), resistente a maus tratos (furos, buracos) e com um desenho que não decepcione se o bicho pegar. Ou seja, tarefa difícil...
Por fim, optei pelos BFG Mud Km2, pois parecem ser mais civilizados no asfalto que os Km que uso na Band (novo desenho, borracha mais macia) mais reforçados e com desempenho fora-de-estrada semelhante ao desenho antigo (uns acham que é pior, outros dizem ser melhor). Porém... prós e contras...por serem mais macios, tb deverão gastar mais rápido.
As rodas eu tb queria trocar por outras com offset 0 ou até mesmo ligeiramente positivo, para não ficar prá fora dos para-lamas, como eram.
Como um jogo de liga original deve ser algo quase impossível de achar no BR e, se achar, deve me custar um rim, optei pelas originais da L200 Savanna, que possuem um desenho que lembra bastante os aros de ferro originais desmontáveis do modelo GX (o estepe ainda é deste tipo).
Com as rodas de volta prá dentro das caixas, eu pude retirar os alargadores de borracha (adaptação), retornando a aparência original.
Eis uma foto de sapatos novos (na foto ainda com os alargadores)
---
<<< Sai: Mangels 16x7 (-25) e pneus 265/70x16 desenho AT
>>> Entra: Borlem (original Mit) 16x7 (00) e pneus 265/75x16 Mud Km2
---
A diferença de comportamento (prá melhor) é notável! Fiquei muuuuito satisfeito com o resultado! Surpreendentemente silencioso e estável no asfalto para um desenho MUD. Só tá faltando a oportunidade de testar o desempenho no fora de estrada.
Abraços,
Bira.