Capt.Gottlieb,
desconheço sobre a retirada de vácuo do sistema de admissão. Pessoalmente acho que não dá certo, desconfio que em marcha lenta o giro da turbina não produza vacuo suficiente.
Hercílio, hoje fui ver o servo-freio captando vácuo da turbina. O mecânico soldou (inclinado) um tubo de 1 cm de diâmetro na parede do tubo da turbina, bem próximo a sua entrada no motor OM 314. Sem ter a menor noção ele construiu um TUBO DE VENTURI e é claro que obteve algum vácuo. Todavia é insuficiente para o bom desempenho do servo-freio. Na verdade o servo-freio funciona parcialmente. Breca? Sim, breca! Porém em vez de pisar no pedal o motorista precisa dar um patada e com muita disposição, senão... Acho que é uma solução que pode ser usada apenas numa situação de emergência, até se chegar numa oficina. Conclusão: No motor diesel, turbinado ou não, o vácuo do servo-freio deve ser fornecido por algum sistema de bomba. Espero ter esclarecido esta dúvida a todos os companheiros deste fórum.